Regional Nordeste 1 prepara-se para o Grito dos Excluídos e 5ª SSB

Durante os meses de agosto e setembro, diversas atividades estão previstas nas dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB, em vista da realização de dois importantes momentos: o Grito dos Excluídos e a 5ª Semana Social Brasileira.

Neste sábado, 4 de agosto, em Fortaleza (CE), realiza-se a plenária de preparação para a 18ª edição do Grito dos Excluídos, marcado para o próximo dia  7 de setembro, com o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. A temática, ligada à 5ª Semana Social Brasiliera (SSB), que coloca em foco a reflexão pelos direitos da população.

Neste mês de agosto, na diocese de Iguatú (CE), as atividades do pré-grito irão do dia 1º a 24 de com a realização de rodas de conversas e seminários; no dia 06 haverá reunião ampliada das pastorais sociais na sede do Regional Nordeste I da CNBB; na diocese de Limoeiro do Norte (CE) as mobilizações ocorrerão entre os dias 1º a 6 com o pré-grito culminando com a caminhada dia 7 na localidade de Morada Nova, no grande Vale do Jaguaribe.

Em setembro, na diocese de Fortaleza, as pastorais sociais farão também atividades do dia 1º ao dia 6 e a tradicional caminhada no dia 7. No Crato, região do Cariri, as atividades darão início no dia 17 com abertura oficial da 5ª SSB e o encerramento no dia 23 com a Romaria ao Caldeirão de Santa Cruz do Deserto do beato Zé Lourenço.

As articulações das atividades da SSB e do Grito dos Excluídos estão sendo organizadas pela Comissão Episcopal Serviço da Caridade Justiça e Paz da CNBB, pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Bases (BEBs), movimentos sociais, e dioceses do Regional Nordeste 1.

(Com informações de Jeane Freitas, comunicadora popular da Cáritas no Ceará)

Tags:

leia também