Norte 3 e os desafios da missão: instalação do novo regional será no dia 7 de agosto, em Palmas (TO)

O novo regional da CNBB, o Norte 3, criado durante a última Assembleia Geral dos Bispos, será oficialmente lançado no dia 7 de agosto, em Palmas (TO). O evento contará com missa de instalação com presença dos bispos das dioceses do Norte 3: arquidiocese de Palmas – dom Pedro Brito Guimarães e as dioceses de Tocantinópolis – dom Giovane Pereira de Melo, Porto Nacional – dom Romualdo Matias Kujawski, o prelado de Cristalândia – dom Rodolfo Luís Weber e a diocese Miracema do Tocantins, cujo bispo, dom Philip Dickmans foi eleito presidente para o novo regional.

Uma das justificativas para a criação do regional foi à constatação das distâncias físicas e pastorais da Sub-Região Pastoral Tocantins em relação à capital Goiânia e Brasília, inviabilizando a participação da comunidade. “Na verdade já percebíamos a necessidade deste novo regional. Para esse momento tem sido importante a unidade dos bispos das dioceses que compõem o Norte 3, que tem partilhado os novos rumos do regional”, explica dom Philip.

O lançamento contará com representantes das cinco dioceses do regional. Na oportunidade, haverá reunião com os presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que estão na organização das comissões pastorais e diretorias do Norte 3. “Não é uma mudança tão nova, mas claro que precisamos organizar toda a documentação e outras exigências. Neste sentido estamos trabalhando para que isso aconteça. O que nos chama atenção é o fato de Tocantins ser uma região missionária. Para isso queremos aplicar o Documento de Aparecida que pede uma Igreja em estado permanente de missão”, completa o presidente.

Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do regional Norte 3, de 19 a 20 de outubro, o estado do Tocantins sediará o 1º Congresso Missionário, na cidade de Tocantins que será um momento de reflexão sobre a missão. E, diante dos desafios do Regional Norte 3, dom Philip explica que para responder à missão do Regional, contará com futuros investimentos, estes serão planejados e orçados conforme orientam os Estatutos e Regimento da CNBB. “Percebemos alguns desafios, como muitas pessoas fora das igrejas em busca de uma resposta e não estão encontrando em nossas comunidades. Por isso é muito precioso o papel do leigo na Igreja para essa evangelização. O regional é um desafio para os bispos. Mas tenho a certeza que em unidade com o nosso povo, será um caminho muito bonito e abençoado por Deus”, deseja dom Philip Dickmans.

Informações
A Missa de instalação do Regional Norte 3, no dia 7 de agosto, será na Casa de Maria, na 106 Sul, em Palmas (TO), às 19h. Contato: (63) 3366.2285

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This