Regional Sul 1 tem novo secretário executivo

Padre João Carlos Deschamps de Almeida dinamizará ações no estado de São Paulo

O regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, na  terça-feira, dia 29, a nomeação de seu novo secretário executivo. Padre João Carlos Deschamps de Almeida, da região episcopal Lapa da arquidiocese de São Paulo (SP), dá continuidade aos trabalhos do padre Nelson Rosselli Filho, que atuava na função antes de assumir o secretariado executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na sede da Conferência, em Brasília (DF).

O bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral do regional Sul 1 da CNBB, dom Julio Endi Akamine, deu posse ao novo secretário durante celebração eucarística celebrada na sede do episcopado paulista.

Currículo

Nascido em 02 de janeiro de 1963, padre João Carlos é natural de Campo Grande (MS). Ele foi ordenado em 1992, atualmente é pároco da paróquia São João Gualberto, em Pirituba (SP). Cursou filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e fez teologia pelo Centro Universitário Assunção (UniFAI), Unidade Ipiranga.

Na região Lapa, coordenou o Conselho de Presbíteros. No período de 2008 a 2014, exerceu o cargo de coordenador Pastoral da Região Lapa. Foi assistente eclesiástico do Encontro de Casais em Cristo e da Pastoral da Pessoa Idosa. Desde 2008, é o pároco da paróquia São João Gualberto.

Funções 

No secretariado regional, padre João Carlos terá a missão de articular, executar e dinamizar as atividades desenvolvidas pela CNBB no âmbito do estado de São Paulo. De acordo com o Regulamento do Conselho Episcopal Regional, “o secretário-executivo, presbítero é nomeado pela Presidência ouvindo o parecer da Comissão Episcopal Representativa”.

O artigo 8º do Regimento interno do Secretariado recorda ainda que “o secretário executivo colabora com a Presidência e com a Comissão Episcopal Representativa na dinamização e coordenação das atividades do Secretariado Regional; executa as determinações da Comissão Episcopal Representativa; mantém os contatos com a CNBB, com os demais Conselhos Episcopais regionais e com as sub-regiões Pastorais do Regional”.

Com informações e foto do regional Sul 1 da CNBB
 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This