Religiosos do Rio Grande do Sul realizam assembleia eletiva em São Leopoldo

Com a proposta de analisar o relatório de atividades e financeiro, definir as prioridades para  2016-2018 e eleger a coordenação do regional, 70 provinciais participaram da 44ª Assembleia Geral Ordinária Regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/RS) do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu de 20 a 23 de agosto, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo (RS).

No sábado, 22, os participantes elegeram a nova coordenação, que agora é constituída por irmã Paula Schneider, FPCC; padre Anésio Ferla, PSDP; irmão Celso Flach, SJ; irmã Albina Carlesso, MS; e irmã Marcia Regina de Oliveira, FSCJ.

O irmão Marista Edgard Hengemüle, que esteve à frente da Conferência dos Religiosos no último período (2012-2015), lembrou a missão da CRB/RS. “Animar, articular, incentivar e acompanhar a vida religiosa consagrada, no seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético-testemunhal, promover a comunhão na diversidade de dons e carismas e também incentivar a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais”, destacou.

Membro da diretoria nacional da CRB, irmão Joaquim Sperandio, Marista, comentou sobre algumas palavras fortes que os religiosos precisam prestar atenção. “Uma delas é a missão. Segunda, comunhão. A terceira palavra é a mística. Vivemos num mundo muito horizontal e não podemos esquecer que somos de Deus e para Ele voltamos”, salientou.

As palavras do papa Francisco por ocasião do Ano da Vida Consagrada, sobre o passado, presente e futuro dos religiosos, foram lembradas durante os dias de assembleia. “Um olhar com gratidão, viver com paixão e abraçar com esperança”.

“O papa Francisco nos conclama a sair. Acredito que a vida consagrada não pode mais ficar parada dentro dos conventos. Ela tem que sair e se encontrar com a sociedade e problemáticas novas ,e tentar unida, dar uma resposta. Os religiosos têm muito a dizer, partilhar e trabalhar junto com leigos e leigas para construir esse mundo mais fraterno e solidário”, destacou Sperandio.

Preparação para Assembleia Nacional

O texto-base de preparação para a próxima Assembleia Nacional da CRB, “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”,  foi apresentado durante o encontro pela irmã Suzana Rocca.

O livro tem como organizador o teólogo da ordem dos Frades Menores Capuchinhos e membro da Equipe Interdisciplinar da CRB, frei Luiz Carlos Susin, que juntamente com outros assessores da CRB construíram a obra a partir de temas que dizem respeito à vida e à missão da vida religiosa em tempos atuais.

O regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conta com a presença de cerca de 100 congregações, com mais de 5 mil religiosos/as, que atuam na educação, comunicação, saúde, ação social, pastoral paroquial, mosteiros e outras atividades.

Com informações e foto do regional Sul 3

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This