Religiosos Presbíteros: Identidade e Missão na Igreja do Brasil

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveu, entre os dias 10 e 13 de setembro, em Belo Horizonte (MG), o I Encontro Nacional dos Religiosos Presbíteros, voltado para os padres que pertencem às congregações religiosas. Uma das propostas do evento foi fortalecer a vivência de “relações humanizadas” para que os religiosos possam ser mais felizes e comprometidos com a missão. Ao final do encontro, foi divulgada uma carta pelos participantes.

“Religiosos Presbíteros: Identidade e Missão na Igreja do Brasil” foi o tema do encontro e “Não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15,16), o lema. Na carta divulgada, os religiosos presbíteros afirmaram que são chamados a uma renovação da profissão religiosa e a viver “uma sadia integração do ser religioso com o exercício do ministério presbiteral no seguimento radical de Jesus segundo os nossos carismas”.

O encontro teve o apoio e a participação da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representada pelo assessor, padre João Cândido da Silva Neto.

Leia a carta na íntegra.

Confira a avaliação do encontro feita pela presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro:

Share This