Renovação e conversão pastoral da diocese e de paróquia

Na cidade de Lima, Capital do Peru, realizou-se, nos dias 3 a 7 de maio de 2010, um encontro de bispos e padres responsáveis de promover a Missão Continental e a renovação da Paróquia e das Comunidades Eclesiais de Base da América Latina e do Caribe, promovido pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do Conselho Episcopal da América Latina, CELAM.

O encontro teve como objetivo “Descobrir e propor critérios para renovar as Comunidades Eclesiais e estruturas pastorais da diocese e paróquia, pela conversão pastoral, à luz do Documento de Aparecida para ser uma Igreja em estado permanente de missão”.

Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, os temas teológicos, eclesiológicos e evangelizadores da Igreja particular, sujeito da missão, da paróquia enquanto instrumento evangelizador e as estruturas pastorais sempre necessitadas de renovação e de conversão pastoral, foram apresentados por especialistas e refletidos por todos os participantes.

O encontro partiu da convocação de Aparecida da necessidade de conversão pessoal, comunitária e pastoral, que “exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DAp 370). Esta conversão “desperta a capacidade de submeter tudo ao serviço da instauração do Reino da vida” (DAp 366).

pejoaopanazzoloIniciando pelo Ver, houve uma apresentação do sentido da conversão pastoral em sintonia com a Encíclica do Papa Bento XVI, Spe Salvi, sobre a esperança cristã. Seguiram-se os temas: a Diocese e a paróquia em seus elementos históricos e atuais, com luzes e sombras; Elementos jurídicos e as estruturas pastorais.

No Julgar, foram apresentados elementos bíblico-teológicos da conversão; a Comunhão e a participação missionária do povo de Deus nas Igrejas particulares, à luz de Aparecida; a Comunhão eclesial e a paróquia como comunidade de fiéis constituída de modo estável na Igreja particular; a Renovação das Comunidades Eclesiais e as estruturas pastorais em e para a Missão Continental. Seguiu-se o Agir com a reflexão: Buscas, perspectivas e critérios da renovação e conversão missionária da Diocese e da paróquia, sempre à luz do Documento de Aparecida.

Em todos estes passos do Ver, do Julgar e do Agir seguiram-se, de forma participativa, trabalhos em grupos e diálogos em plenário, buscando luzes e perspectivas e elaborando encaminhamentos do agir de conversão.

Aprofundaram-se e firmaram-se os princípios teológicos, sobretudo, eclesiológicos, que devem iluminar a renovação e a conversão pastoral da Igreja particular, das paróquias e Comunidades Eclesiais de Base e suas estruturas pastorais e missionárias:

  • Fundamentação trinitária, como fonte o amor do Pai;
  • O Reino de Deus, presente na pessoa de Jesus Cristo;
  • O Espírito Santo, protagonista da missão;
  • A Igreja e a Igreja particular, sujeito da missão, em que todos são sujeitos da missão, com rostos socioculturais concretos nas Comunidades Eclesiais.

Foram, também, refletidos os principais critérios evangelizadores da teologia pastoral que devem orientar a conversão das Igrejas particulares e paróquias no caminhar para um estado permanente de missão:

  • A necessidade de uma conversão permanente, na comunhão fraterna e na participação dos leigos numa pastoral orgânica e planejada para a missão;
  • Um itinerário de pastoral querigmático, seguindo a pedagogia de Jesus no caminho de Emaús, o caminho de iniciação à vida cristã;
  • Um itinerário da conversão não só informativo, mas performativo (cf. Spe Salvi, 2), que leva a uma conversão pessoal e pastoral para uma renovação estrutural, cujo fio condutor seja o querigma e a meta a vida Eucarística;
  • Uma paróquia missionária rede de comunidades missionárias;
  • Comunidades Eclesiais a serviço da vida para toda a humanidade;
  • Presença evangelizadora da Igreja missionária em todos os espaços, em especial, no mundo da cultura, saindo ao encontro e atendendo os novos areópagos.

Todos estes conteúdos apresentados pelos conferencistas junto com as contribuições trazidas pelos participantes de suas Conferências episcopais e as colaborações dos participantes no Encontro terão uma elaboração final e, posteriormente, será feita uma publicação sob a responsabilidade do CELAM e disponibilizada a todas as Igrejas e agentes evangelizadores do Continente.

Os participantes eram bispos e presbíteros, em número de 38, representando as Conferências Episcopais e responsáveis pela promoção da Missão Continental da América Latina e do Caribe. Representando a CNBB e o Projeto “Brasil na Missão Continental” esteve participando, no encontro de Lima, Pe. João Panazzolo, Representante do Regional Sul 3 da CNBB no Projeto nacional da Missão Continental.

Pe. João Panazzolo
Síntese do Encontro pelo Pe. João Panazzolo
Representante do Regional Sul 3 da CNBB
no Projeto Nacional da Missão Continental

Encontro de Bispos e padres da América Latina e do Caribe

Paraí, RS, 11 de maio de 2010.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This