Repam divulga nota de especialistas: “Futuro da Amazônia passa pelas Eleições”

Especialistas brasileiros lançaram nessa terça-feira (16) uma carta em que alertam para os riscos que o pleito eleitoral de 2018 oferece para a Amazônia. De acordo com o texto, quatro pontos merecem destaque sobre os serviços que o bioma presta aos amazônidas, ao Brasil e ao resto do planeta: o ciclo das águas, o ciclo do carbono, a mega diversidade e os povos originários.

Segundo os especialistas é preciso estar atento aos modelos de governo que estão em disputa. Eles se colocam contrários “à qualquer proposta que leve ao fechamento de órgãos públicos que defendem os direitos que estão a serviço da defesa da vida e do planeta (Ministério do Meio Ambiente, dos organismos de controle como IBAMA e ICMBIO), concessões de obras sem licenciamento ambiental, enfim, uma lista infinita de agressões ao ambiente e aos povos que podem se tornar realidade”, afirmam no texto.

Para os estudiosos, religiosos e ativistas, “uma decisão política pode derrubar tudo que a natureza nos oferece em sua infinita generosidade”, por isso a necessidade de se pensar e agir com sabedoria e cautela nas eleições de 2018.

Acesse a íntegra da Carta Aberta

 

 

Share This