Reunião ordinária do Grupo de Assessores (GA) que trabalha para a secretaria-geral e as comissões episcopais

São mais de 12 os membros da assessoria das Comissões Episcopais Pastorais: Pe. Danilo Pinto (Cultura e Educação); Pe. Deusmar Jesus, que também é subsecretário de Pastoral da CNBB, e Pe. João Cândido da Silva Neto (Ministérios e Vida Consagrada); Fr. Olavio Dotto (Ação Social Transformadora); Pe. Sidnei Marco Dornelas (Ação Missionária); Pe. Antonio Marcos Depizzoli (Animação Bíblico-Catequética); Pe. Marcus Barbosa (Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso); Pe. Antônio Xavier e Pe. Rafael Vieira (Comunicação); Laudelino Augusto (laicato); Pe. Antônio Ramos Prado (Juventude); Fr. Faustino Paludo e Ir. Fernando Vieira (Liturgia); Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira (Doutrina da Fé); Jorge Alves Filho (Vida e Família); Ir. Irene Lopes (Amazônia). Além deles também fazem do Grupo de Assessores da CNBB (GA), os assessores ligados à presidência, à secretaria-geral, aos organismos e à editora: Pe. Ernanne Pinheiro (Cefep), Pe. Paulo Renato (Política), Mons. Jamil Alves e Pe. Luís Fernando da Silva (Edições CNBB).

Foto: CNBB/Maurício Sant’Ana | Assessores reunidos pela primeira vez na sede provisória da CNBB

Todos esses assessores se reúnem, regularmente, todos os meses, exceto janeiro. Em cada um desses encontros, eles se dedicam ao estudo e ao debate pertinente às suas tarefas específicas na Conferência. No início do ano, participam de retiro espiritual e dias de estudo. Em duas ocasiões, entre fevereiro e dezembro, eles se encontram para um diálogo com os secretários dos regionais da CNBB. Dom Leonardo Steiner, quase sem exceção, participa dos encontros do GA, que é coordenado pelo subsecretário de pastoral da Conferência.

No encontro desta segunda-feira, além de outros assuntos, os assessores devem analisar o documento que foi pedido pelo Consep e já trabalhado pela Comissão de Comunicação que trata de orientações pastorais do episcopado para a atuação dos católicos nas mídias.

Share This