Revista apresenta mapeamento de quilombos

A Fundação Cultural Palmares concedeu 32 certidões de autodefinição de comunidades quilombolas, dentre as 43 recentemente mapeadas na região Sul do país.

A informação consta na publicação “Revelando os Quilombos do Sul”, lançada na quinta-feira, 24, em Pelotas, a 271 Km de Porto Alegre.

“A realidade que encontramos foi de comunidades isoladas, afastadas e inexistentes aos olhos do poder público, pessoas sem identidade e consideradas sem valor para a sociedade”, explicou a coordenadora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Rita Surita.

O Capa, órgão vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), vem trabalhando com comunidades quilombolas desde 2000. Rita disse que a realidade quilombola vem sendo transformada graças à força das comunidades.

O reconhecimento da Fundação Palmares é um atestado oficial de reconhecimento dessas comunidades, um avanço rumo à sua cidadania plena e de sua inclusão social e acesso a políticas públicas.

Fonte: ALC

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This