Romeiros peregrinam ao Santuário da diocese de Caçador

Missa foi presidida por dom Severino Clasen

Além de celebrar Pentecostes no último domingo, 15, cerca de 4 mil romeiros, vindos de todas as paróquias e comunidades da diocese de Caçador (SC) participaram da 24ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, Mãe dos Pobres, em Fraiburgo (SC). Este ano, a romaria teve como tema “Mãe de Misericórdia, ajuda-nos a cuidar da Casa Comum”.

O bispo diocesano, dom Severino Clasen, na homilia, dirigiu-se aos fiéis “como povo Santo de Deus, que vem junto à mãe para, a exemplo dos apóstolos, receberem o Espírito Santo e serem testemunhas da Palavra de Deus e do seu amor”. Destacou também a paciência de Deus com seu povo, recordando que o antigo testamento é um exercício da bondade, paciência e amor de Deus ao povo que Ele criou, até a chegada de Jesus salvador.

O bispo relembrou, ainda,  o ato de coragem de Maria.“Foi pelo sim de uma jovem que nasce para nós o Salvador, o sim da Mãe de todas as mães. Ela é concebida sem o pecado original, ela é completa, é a mãe mais perfeita, até mais completa do que os próprios apóstolos, porque eles pecaram. Maria sempre foi santa”, disse.

Situação atual 

Dom Severino falou sobre o momento atual e a importância do compromisso com as organizações, , associações, movimentos que são uma força da organização popular. “Ouvir a palavra de Deus, sentir as angústias, as necessidade do povo, ser fermento na massa, na sociedade e ali dar a nossa resposta, por meio de nossas organizações, das nossas possibilidades, é assim que nós podemos sonhar com um mundo novo”, sublinhou.

Avaliação 

Padre Vilmar Gazaniga, reitor do Santuário Diocesano, avaliou a romaria como momento bonito da unidade da diocese, em que as paróquias, comunidades, lideranças e padres devem estar presentes para fortalecer a caminhada diocesana. “As pessoas não se dispersaram nos momentos celebrativos, que foram dinâmicos e muito bem preparados pelas equipes envolvidas. Esse foi um grande diferencial das outras romarias. Destacamos a presença dos padres que estiveram na romaria e se dispuseram a ajudar nas confissões e bênçãos, e também a presença do nosso pastor, dom Severino, que proferiu uma homilia muito significativa”, disse.

O padre comentou ainda sobre a 25ª romaria, que celebrará o jubileu de prata do Santuário e o centenário da aparição de Fátima, por isso, uma réplica trazida de Portugal percorrerá todas as paróquias da diocese.

Ao término da romaria, a imagem da Mãe Peregrina foi enviada à paróquia Imaculada Conceição, para iniciar o percurso pela diocese.

Com informações e foto da Pascom da diocese de Caçador

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This