Santarém realiza o 6º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base

Tudo pronto para a realização do 6º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da diocese de Santarém (PA). O evento acontece neste final de semana: 16, 17 e 18, e terá a participação de aproximadamente 500 pessoas, representantes dos municípios de Aveiro, Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Belterra, Mojui dos Campos e Santarém, municípios que formam a diocese. A programação será desenvolvida a partir do tema “CEB, uma comunidade missionária na Amazônia”. Tem, entre outros objetivos, fortalecer e criar CEBs como fonte e irradiação missionária.

O evento tem como um dos assessores, dom Esmeraldo e faz parte do plano de pastoral da diocese que está em consonância com a grande missão que a diocese irá realizar em 2011.

Durante os três dias, os participantes vão aprofundar a reflexão do tema a partir do método VER, JULGAR e AGIR.  A programação do encontro foi elaborada a partir da realidade cultural da Amazônia e será desenvolvida em cinco lugares: o local principal é o ginásio do colégio Santa Clara, denominado de “Trapiche Dom Lino”. Outros quatro foram denominados de barcos e vão funcionar nos seguintes locais: Barco “Rio Tapajós” (no salão paroquial Santíssimo Sacramento); Barco “Rio Arapiuns” (salão paroquial Sant’Ana); Barco “Rio Curuatinga” (no salão da paróquia Sagrada Família-Aeroporto Velho) e Barco “Rio Paru” (salão comunitário São João Batista, bairro Jardim Santarém).  Cada barco será ornamentado de acordo com uma das várias características da Amazônia.

Os delegados representantes dos municípios vizinhos serão hospedados em casas de famílias aqui em Santarém.

Ainda na programação, dia 17/07, às 18h30 acontece uma caminhada silenciosa e luminosa, denominada “Caminhada pela vida”, com saída do ginásio do colégio Santa Clara, percorrendo a Orla até à praça São Sebastião. Na chegada apresentação cultural: carimbó, poesia, músicas e a participação de Cristina Caetano.

Tags:

leia também