Santíssimo Salvador caminho de fidelidade e entrega para a vida plena

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Neste ano a Solenidade do Santíssimo Salvador se reveste de especial importância. Iniciamos na Diocese o Tríduo preparatório para o seu Centenário a completar-se em 2022. No mês de outubro dois acontecimentos concentrarão a atenção mundial: a celebração do Mês Mundial Missionário,  que comemora a Encíclica do Pata Bento XV “ Maximun Illud” sobre a missão evangelizadora da Igreja” Ad Gentes” (a todas as nações) e no coração deste mês empolgante o Sínodo Extraordinário sobre os Povos da Amazônia com a participação dos nove países,  que compõem a REPAM.

A Luz e o esplendor do Santíssimo Salvador sempre nos convoca a despertar e vivenciar a vocação missionária que nasce do seu próprio mandato : Ide e Ensinai as Nações! Mais, a evangelização supõe o anúncio da Boa Nova as pessoas, estruturas e formas de convivência, renovando-as por inteiro, gerando a vida do Reino nos corações e relacionamentos.

Campos a cidade do Santíssimo Salvador, para ser a urbe formosa banhada pela luz divina, tem no seu orago e padroeiro o desafio e a gloriosa tarefa de ir construindo a Jerusalém Celestial neste lugar, acolhendo o Reino e transformando as diversas expressões do convívio cívico e familiar numa cidadania robusta e participativa, numa fraternidade cada vez mais inclusiva.

Nesta linha nos preocupa muito, a violência, especialmente contra a mulher, idosos e crianças, os ataques a templos religiosos, o aumento da população de rua desassistida, o alto desemprego e as dificuldades no campo da saúde com os índices expressivos da chikungunya. Certamente são entraves que devem nos levar antes que culpabilizar, a unirmo-nos no empenho de apresentar soluções e um debate prospectivo e consistente para as próximas eleições.

Para tudo isto, ser uma família campista reconciliada, esperançosa e proativa precisamos da força, graça, e da Palavra inspiradora do Santíssimo Salvador, que nos ensina a partilhar e acolher, multiplicando gestos e atitudes de responsabilidade social e sustentável, trazendo paz, justiça e amor para nossa querida planície campista. Deus seja louvado!

 

Tags:

leia também