Saudação aos novos membros do episcopado

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação aos dois novos membros do episcopado brasileiro: Julio César Souza de Jesus e Valdemir Vicente Andrade dos Santos.

Dom Leonardo Steiner assina as duas mensagens em nome da Conferência. Confira as saudações:

 

Saudação da CNBB ao padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos

Brasília, 11 de julho de 2018

Prezado irmão padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com a sua nomeação para bispo auxiliar de Fortaleza (CE). A notícia nos foi dada hoje pela Nunciatura Apostólica e agradecemos, mais uma vez, o gesto do papa Francisco que expressa seu zelo pela Igreja no Brasil.

Sua trajetória já apresenta um caminho extenso de formação pessoal e de serviços prestados à Igreja no campo da pastoral e do cuidado com os aspirantes ao clero. Esse percurso, de algum modo, sugere que a Divina Providência o preparou para a missão que agora lhe é confiada de auxiliar dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, no pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza (CE).

Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Santo Padre dirigida a membros do episcopado por ocasião da memorável visita que ele nos fez em julho de 2013: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Seja bem vindo à nossa Conferência Episcopal e desejamos que o seu novo ministério lhe traga muitas alegrias e enviamos nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

***********************************

 

Saudação da CNBB ao padre Júlio César Souza de Jesus

Brasília, 11 de julho de 2018

Prezado P. Júlio César Souza de Jesus.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa sua alegria com anúncio de que o papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Fortaleza (CE), atendendo pedido feito pelo senhor arcebispo, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Observando seu caminho de vida e de sacerdócio, encontramos os sinais de que Deus o preparou para o ministério episcopal especialmente quando o conduziu a uma formação teológica, jurídica e histórica na Igreja. Além disso, há também os seus trabalhos no campo do magistério na formação do clero e de sua extensa colaboração pastoral em várias comunidades.

Buscamos uma palavra do Papa Francisco para brindar sua chegada ao Episcopado. Palavras pronunciadas em janeiro deste ao e dirigida aos bispos do Chile, mas que são perfeitamente apropriadas para qualquer contexto: “por favor, nunca deixeis de sonhar, sonhar e trabalhar por uma opção missionária e profética que seja capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um instrumento mais adequado para a evangelização […] do que para uma auto-preservação eclesiástica. Não tenhamos medo de nos despojar daquilo que nos afasta do mandato missionário”.

O recebemos de braços abertos em nossa Conferência Episcopal e desejamos um sereno e fecundo ministério episcopal e enviamos nossa saudação fraterna.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Artigos similares

Desculpe, nenhum post encontrado.
Share This