Mensagens oficiais da CNBB aos novos bispos

Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, enviou na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, saudações em nome da Conferência aos bispos nomeados nesta data pelo Papa Francisco.

Confira as Mensagens:

Brasília, 10 de maio de 2017

 

Saudação da CNBB ao padre André Vital Felix da Silva

 

Prezado Irmão, Pe. André Vital Felix da Silva.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria sua nomeação como bispo de Limoeiro do Norte (CE). Enviamos nossa saudação também, com gratidão, ao Santo Padre, Papa Francisco, pelo carinho para com nossas Igrejas Particulares.

Para recebe-lo em nosso meio, trazemos uma palavra dele, do Papa Francisco, contida num discurso maior feito aos membros da Comissão para a América Latina, da Congregação para os Bispos, e com a qual levanta um grande desafio também presente no ministério do episcopado: “quando a utopia decai no desencanto, qual é a nossa contribuição? Hoje em dia, a utopia dos jovens entusiastas está a decair no desencanto. Jovens desencantados, aos quais é preciso dar fé e esperança! Agradeço-vos de todo o coração o vosso trabalho [destes dias], para fazer face a esta emergência educativa; ide em frente! Devemos ajudar-nos nisto. As vossas conclusões e tudo aquilo que pudemos levar a cabo”.

Por meio desta saudação, enviamos também nossos sinceros agradecimentos a dom Jose Haring pelo pastoreio exercido junto às comunidades de Limoeiro do Norte.

Pedimos a intercessão da Virgem Maria para o êxito da sua missão e desejamos que essa missão seja plena de frutos para o Reino de Deus.

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília – DF

Secretário-Geral da CNBB

 

 

Brasília, 10 de maio de 2017

Saudação da CNBB ao padre Jacy Diniz Rocha

 

Prezado Irmão, Pe. Jacy Diniz Rocha.

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria sua nomeação como bispo de São Luiz de Cáceres (MT). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esse gesto de enviar pastores para nossas comunidades.

Brindamos a sua chegada ao episcopado com as sábias palavras pronunciadas pelo Papa Francisco aos bispos italianos em maio de 2013: “Ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda ‘não são deste aprisco’ (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos, como anunciava profeticamente Isaías (cf. Is 2, 2-5)”.

Invocamos a intercessão de Santo Antônio, padroeiro de sua paróquia em Coluna (MG) e desejamos que seu trabalho no Mato Grosso seja abençoado e cheio de frutos.

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília – DF

Secretário-Geral da CNBB

 

Brasília, 10 de maio de 2017

Saudação da CNBB ao padre Luiz Antônio Lopes Ricci

 

Prezado Irmão, Pe. Luiz Antônio Lopes Ricci.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria sua nomeação como auxiliar de dom Francisco Rezende Dias na arquidiocese de Niterói (RJ). Agradecemos a manifestação do Santo Padre, Papa Francisco, ao enviar novos pastores para a Igreja no Brasil.

Recorremos também ao Papa Francisco para trazer uma palavra inspiradora em sinal de acolhimento em nossa Conferência. Trazemos a palavra que ele pronunciou durante uma reunião da Congregação para os Bispos em fevereiro de 2014: “O povo percorre com dificuldade a planície do dia-a-dia, e precisa de ser guiado por quem é capaz de ver as coisas do alto. Por isso, nunca devemos perder de vista as necessidades das Igrejas particulares às quais devemos providenciar. Não existe um Pastor standard para todas as Igrejas. Cristo conhece a singularidade do Pastor de que cada Igreja necessita para que responda às suas necessidades e a ajude a realizar as suas potencialidades. O nosso desafio é entrar na perspectiva de Cristo, tendo em consideração esta singularidade das Igrejas particulares”.

Pedimos a intercessão de São Cristóvão, padroeiro de sua paróquia em Bauru (SP) e fazemos nossas preces pelo bom êxito de sua nova missão.

Em Cristo,

 

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília – DF

Secretário-Geral da CNBB

 

 

 

Tags:

leia também