SECOBB: Bispo destaca importância dos meios de comunicação para a missão

A Missão Continental na perspectiva da comunicação foi a conferência proferida pelo bispo mexicano, dom Guillermo Ortiz Mondragón, na manhã desta quinta-feira, terceiro dia do Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (SECOBB). O evento reúne 65 bispos, no Rio de Janeiro (RJ), e é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pela arquidiocese do Rio.

Dom Guillermo defendeu que a comunicação vai além de informação. “Cometemos um grave erro quando nos limitamos à informação”, disse. Para ele há a necessidade de uma “comunicação-diálogo”. “O diálogo supõe expressar, escutar, clarear, compreender, aprofundar, decidir”, esclareceu.

Segundo o bispo, a Missão Continental, proposta pela V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, realizada em 2007, em Aparecida (SP), é um acontecimento que parte de um ato comunicativo “que nos chama a ser comunicadores para suscitar em cada pessoa, seja fiel leigo, seja fiel consagrado, seja fiel ministro ordenado, a capacidade de comunicação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo para que tenhamos vida”.

Ele considerou importante o uso dos meios de comunicação para a missão. “Os meios podem construir, criar redes e propiciar o diálogo para a comunhão, para a reconciliação e a paz. São, a partir desta perspectiva, instrumentos de evangelização e de promoção do Reino”, acentuou.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This