Secretaria de Comunicação da Santa Sé fez cobertura total da 56ª Assembleia

Silvonei José faz cobertura jornalística as assembleias da CNBB há 16 anos. Desde 2012, mobilizando forças no Vaticano junto aos responsáveis pela programação em português do Brasil, ele faz questão de acompanhar o episcopado brasileiro em seu encontro anual. Vivendo há décadas em Roma, ele leciona em duas grandes universidades de Roma, acompanha cursos de português na Embaixada do Brasil e ainda encontra tempo para outros projetos de comunicação.

Simpático, acolhedor e detentor da confiança dos bispos, Silvonei trabalha todo o tempo em que são realizadas as sessões na assembleia fazendo entrevistas quase que sem parar. Há momentos em que seus convidados chegam a aguardar o momento de gravar. Além disso, ele sempre acha tempo para saudar os colegas e permanece, diariamente, comprometido com o trabalho feito pela Assessoria de Imprensa da CNBB.

Depoimento

É sempre um privilégio poder vir a uma assembleia geral dos bispos do Brasil porque podemos sentir como pulsa o coração da Igreja no Brasil. Ainda mais, num momento difícil como esse, tanto pelos ataques que recebemos contra a nossa Igreja, como também diante da crise que vive hoje o nosso Brasil“, afirma Silvonei.

Sobre a assembleia, ele disse: “esses encontros se tornam ocasião em que a gente pode notar a grande irmandade que se forma. Os bispos são irmãos, não são ‘colegas de profissão’, são irmãos em uma missão comum. É isso que podemos ver observando o movimento dos bispos de diversas partes do Brasil. E depois, é importante aquilo que nós refletimos com eles, o que recebemos deles como indicação para o futuro, aquilo que eles levam no bagagem para suas dioceses e nós levamos no coração: uma esperança para nosso País, seja dentro da nossa Igreja, seja dentro da nossa sociedade”. 

Sobre o trabalho de comunicação: “O trabalho de comunicação feito aqui, não só da nossa parte de Vatican News, mas também com a Assessoria de Imprensa da CNBB é um trabalho de sinergia que nos leva a colocar nas casas de nossos irmãos, de nossos amigos de todo o Brasil a verdadeira imagem da Assembleia dos bispos. O que, de fato, significa um encontro de bispos reunidos na Casa da Mãe. Afinal, são mais de 300 bispos que trazem contribuições e essas contribuições passaram, tenho certeza, através dos meios de comunicação que aqui estiveram, pela Assessoria de Imprensa, pelo Vatican News. Todos fizeram um trabalho magnífico para poder levar à nossa realidade essa esperança que os bispos, quando se reúnem, depositam também no coração dos fiéis de suas dioceses“.

Outros idiomas

Por meio da reportagem que Silvonei fez durante os dez dias da 56ª Assembleia as equipes de redação de outras línguas do Vatican News também receberam material. Muitos bispos que atuam na Igreja no Brasil falaram em Inglês, francês, polonês e italiano sobre os principais acontecimentos do encontro e suas opiniões sobre diversos problemas enfrentados no Brasil e no mundo.

Share This