Secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe se encontram na Colômbia

Com o objetivo de “retomar os aspectos da Missão Continental, assumir a Exortação Apostólica Verbum Domini e preparar a próxima Assembleia Ordinária de Montevideo”, se inaugurou o encontro anual dos Secretários Gerias das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, organizado pela Secretaria Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

A reunião que começou hoje, e segue até o dia 17, em Bogotá (Colômbia), conta com a presença dos executivos do Departamento e Centros do CELAM.

Com a missa celebrada por dom José Leopoldo González González, bispo auxiliar de Guadalajara e secretário geral do CELAM, ele abriu o encontro que reúne as 22 Conferências Episcopais da América Latina e no Caribe.

Quatro blocos serão desenvolvidos durante a reunião. O primeiro lembra a importância de que “todos os batizados renovem a sua fé” e o segundo, é o da necessidade urgente de conscientização sobre a vida da Missão e o grande desafio colocado em Aparecida.

Um terceiro bloco é a reflexão em torno da Exortação Pós-Sinodal “Verbum Domini”, onde somos lembrados de que a Palavra de Deus deve ser a fonte transversal para o trabalho pastoral e evangelizadora da Igreja.

A quarta seção falará sobre a organização e preparação da Assembleia Ordinária do CELAM, que será eletiva. Serão apresentados os relatórios do quadrienal 2007-2011, para os novos gestores do quadriênio 2011-2015.

Tags:

leia também