Termina Seminário Nacional das CEBs em Brasília

O 2º Seminário Nacional de Assessores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado no fim de semana, terminou neste domingo, em Brasília. Com o tema, “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, o evento reuniu cerca de 30 participantes vindos dos regionais Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) e 2 (Pará e Amapá), Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Roraima), Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e 2 (Mato Grosso), e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) da CNBB.

Para o bispo de Tocantinópolis (TO) e responsável pelas CEBs na CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, o seminário se desenvolveu em um momento histórico onde “paralelo a toda esta força de individualismo que estamos vivendo na cultura presente, há uma busca muito grande, um florescer e um despertar por experiências comunitárias. E neste sentido, se retoma com muita força a experiência das Comunidades Eclesiais de Base na Igreja no Brasil”. Além disso, ele relembrou que, às vésperas das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, “vivemos um tempo favorável” em relação às CEBs, pois elas são, como afirmou o documento 92 da CNBB, sinal de vitalidade da Igreja e a forma comunitária privilegiada de se viver a fé.

Os participantes se comprometeram a levar para seus Regionais uma articulação de equipes de assessores; uma maior formação sistemática em seus regionais; compromisso como uma “Igreja, comunidade de comunidades”; continuar trabalhando com o povo nas suas realidades concretas, sem perder de vista as lutas pela cidadania e por uma sociedade mais justa diante de tantas ameaças à vida, enfim, continuar a caminhada com ousadia, teimosia e esperança.

Ainda serão organizados mais dois seminários: em outubro na região Nordeste e em novembro com participantes do Sul-Sudeste.
O evento foi promovido pelo Setor CEBs da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em parceria com o Iser Assessoria, organização que trabalha com agentes de pastoral nos temas da democracia, cidadania e religião.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This