Sepac prepara 14º Encontro de Pastoral Afro-Americano e do Caribe

Reunião acontece em São Paulo

A coordenação do Secretariado da Pastoral Afro-Americana e Caribenha do Conselho Episcopal Latino Americano (Sepac/Celam) está reunida em São Paulo (SP), de 9 a 13 de maio. De acordo com o Departamento de Cultura e Educação do Celam, a programação prevê três assuntos fundamentais. Entre eles está a preparação da 14ª edição do Encontro de Pastoral Afro-Americano e do Caribe (EPA).

O 14º EPA acontecerá em 2018 com o tema “Espiritualidade Afro e fé cristã para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”.

A reunião na capital paulista tem a presença do coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo.

De acordo com o Celam, os encontros da Pastoral Afro-Americana acontecem desde a década de 1980, como um “espaço privilegiado que estimula a atuação dos agentes de pastoral que trabalham com populações afro-americanas”.

Revisão

Os outros assuntos da reunião referem-se à revisão das linhas de trabalho correspondentes ao ano de 2016  e à reflexão sobre como apoiar as distintas pastorais afro-americanas de cada país – no caso do Brasil, a Pastoral Afro-Brasileira – a fim de alcançar as metas propostas.

Coordenação

Em 2015, a coordenação do Sepac esteve reunida entre os dias 28 e 30 de outubro, em Santiago de Cali, na Colômbia. O encontro teve como finalidade o planejamento do trabalho em âmbito continental e a definição das  ações para a continuidade da atuação na igreja e na sociedade.

Departamento do Celam

O Departamento de Cultura e Educação do Celam desenvolve o programa de animação e acompanhamento à Pastoral Afro-Americana com a proposta de “consolidar a dinâmica da abordagem, o conhecimento e o diálogo evangélico com grupos afro-americanos e sua cultura para gerar a sua participação ativa na vida da Igreja e seus países”.

Com informações e foto do Celam

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This