Séries especiais retomam fatos importantes da CNBB

No dia 14 de outubro de 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completou 65 anos. A organização foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro, e transferida para Brasília (DF), em 1977. Para levantar aspectos desta memória, o portal da CNBB está produzindo uma série especial de reportagens sobre os presidentes e secretários que conduziram a entidade, sobre seus 18 regionais e suas Comissões Episcopais Pastorais e Comissões Especiais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito” (Cân. 447).

Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os bispos coadjutores, os bispos auxiliares e os outros bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450).

Acompanhe aqui um pouco desta história!

Share This