IMDH promove Encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados

Evento anual reúne integrantes da rede de proteção, parceiros e apoiadores para debates e intercâmbio

“Brasil, País de Migração e de Refúgio: a sociedade civil construindo práticas solidárias e atuando por políticas públicas” é o tema do XI Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, que acontece em Brasília (DF), de hoje, 6, até quinta-feira, 8. O evento é realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com informações do IMDH, o debate em rede sobre a questão dos migrantes e dos refugiados tem ganhado mais importância a cada dia, uma vez que é percebido o aumento do fluxo migratório no Brasil, principalmente “de pessoas que fogem de conflitos armados, da violência, das perseguições, como tem sido o caso dos sírios, paquistaneses, afegãos, nigerianos e iraquianos”.

O Instituto ressalta que tal realidade “exige do governo brasileiro e da sociedade civil cada vez mais reflexão e ação para o acolhimento adequado desta população que necessita de trabalho, integração, saúde, solidariedade”. Durante o encontro ocorrem debates sobre políticas públicas que sejam mais efetivas no suprimento das demandas “de um momento tão exigente”.

Membro do Setor Mobilidade Humana da CNBB e diretora do IMDH, irmã Rosita Milesi explica que “o encontro deste ano pretende aprofundar temas urgentes relativos à questão migratória e ao refúgio, partilhar práticas de trabalho e fortalecer os laços entre as entidades participantes, mostrando que juntas são mais fortes na atenção e acolhida aos refugiados e aos migrantes”.

O evento propõe a representantes de entidades ligadas aos migrantes e refugiados debates de temas, questionamentos, reflexões e busca por respostas diante dos desafios da atual conjuntura. Aproveitando o espaço de articulação, o secretário nacional de justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos, irá lançar a Campanha Nacional de Sensibilização pela causa dos Migrantes.

O XI Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB) e tem apoio do Conare, do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), da Organização Internacional para o Trabalho (OIT) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This