Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste dia 27, último domingo de outubro e do Mês Missionário Extraordinário, temos o encerramento da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica que iniciou no último dia 06.

Foi um trabalho intenso que começou a ser preparado ouvindo o povo de Deus que vive nas várias realidades da Região Pan-Amazônica. Na vivência da fé, em meio a tantos desafios, provações e necessidades, esse povo dá rosto e vida à Igreja Católica que está presente naquele contexto geográfico e cultural sendo presença evangelizadora, sinal de esperança e cuidado da dignidade de vida de milhões de pessoas que se encontram naquela realidade.

O Sínodo Especial para a Amazônia teve como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”. O trabalho sinodal se estruturou sobre quatro dimensões: a dimensão pastoral, a dimensão cultural, a dimensão social e a dimensão ecológica. Contudo, a primeira dimensão, a pastoral, foi considerada como a mais essencial pois ao seu redor está envolvida toda a missão da Igreja.

Em seu discurso, na abertura dos trabalhos do Sínodo no dia 07 de outubro, o Papa Francisco salientou a importância da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Solicitou que todos assumissem os trabalhos com o coração de discípulos em missão: “Nós a enfrentamos com um coração cristão, olhamos à realidade da Amazônia com os olhos de discípulos para compreender e interpretá-la com os olhos de discípulos […]”. (Papa Francisco, 7/10/19).

Penso que este momento significativo na caminhada da Igreja ficará marcado para a história, sobretudo, pela coragem do ver e do escutar os povos que vivem naquela vasta região do planeta chamada Amazônia. Lá, com toda a sua biodiversidade, levando em consideração a presença milenar de inúmeros povos que tem a Amazônia como a terra de seus ancestrais, mas também como a sua casa, vivem o ritmo da vida e celebram a fé como Povo de Deus.

Por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, nossa mãe, rainha e padroeira da nossa Diocese, vos abençoe o Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

leia também