“Tempo de Viver a Unidade”: mote que marca aniversário de 65 anos da CNBB

Desde o dia 14/10, data oficial do seu aniversário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando uma série de atividades para marcar, de forma solene, a celebração dos seus 65 anos, com o mote: “Tempo de Viver a Unidade”.

A celebração de aniversário de 65 da CNBB será uma “solenidade”. Desta forma o Subsecretário da entidade, padre Antônio Silva da Paixão (Nequinho) definiu, na última reunião com os(as) colaboradores(as) dia 9 de outubro, o caráter das atividades que estão programadas para não deixar a data passar em branco.

Mesa do bolo de aniversário. Foto: Imprensa CNBB – Luiz Lopes Jr.

Segundo o padre Nequinho: “há três tipos de festa: memória, festa e solenidade”. A festa é um evento com fim em si mesmo. A memória se restringe ao aspecto de lembrar fatos e a solenidade contém em si a festa e a memória. “A festa de 65 anos da CNBB não é uma festa qualquer, é uma solenidade. Vamos fazer memória e pensar o que nós em 2017 estamos contribuindo para que a CNBB seja o que ela precisar ser: ‘servidora’”, disse.

Para recuperar a memória, durante os meses de agosto a outubro, a equipe da Assessoria de Imprensa da CNBB desenvolveu uma série especial para o site com o nome “CNBB rumo aos 65 anos”, atualizando a cada semana informações novas sobre os presidentes e secretários da entidade, os regionais e suas comissões episcopais pastorais.

Sobre as comemorações, padre Nequinho afirmou que o propósito é reforçar a ideia da unidade que vem inspirando o planejamento 2017, contida no versículo bíblico: “Todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo” (1Cor 12,12). “Cada parte precisa funcionar bem, quando uma parte não funciona bem, todo o corpo padece”, afirmou destacando o sentido da unidade em torno da realização da missão da CNBB.

A programação com atividades que estão marcando o aniversário da entidade teve início dia 14 de outubro, sábado, com celebração, palestra motivacional, com uma empresa especializada em “coach”, e almoço com direito a bolo de aniversário voltada para os(as) colaboradores(as) da entidade.

A programação se estende por toda semana com atividades que buscam, de diferentes formas, trabalhar a ideia da unidade. No dia 24/10, na Reunião do Conselho Permanente, da qual participam os bispos representantes dos 18 regionais da CNBB e das Comissões Episcopais Pastorais, será a solenidade de inauguração da nova casa e de homenagens pelos 65 anos da entidade.

Colaboradores(as) da CNBB. Foto: Assessoria de Imprensa CNBB – Luiz Lopes Jr.

PROGRAMAÇÃO:

14/10 – Celebração de aniversário da CNBB
16/10 – Pintando o mosaico
17/10 – Conhecendo a CNBB
18/10 – Músicas, causos e história da CNBB
19/10 – Encontro com os assessores
20/10 – Laboral de integração
24/10 – Reunião do Conselho Permanente – solenidade de inauguração da sede e homenagens

Share This