Termina encontro dos bispos referenciais da Catequese, na sede da CNBB

Termina encontro dos bisposTerminou ontem, 11, a reunião dos bispos referenciais da Catequese dos 17 regionais da CNBB, que contou com a presença de 13 bispos, presentes desde o dia 9, na sede da Conferência, em Brasília. Nos três dias de encontro, o grupo refletiu sobre Iniciação Cristã, assunto assessorado pelo especialista em catequese, Ir. Nery.

“A reflexão levantou muitos questionamentos e a necessidade de desenvolver um itinerário de inspiração catecumenal na perspectiva da educação permanente na fé”, disse a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, Ir. Zélia Maria Batista.

Para Ir. Nery, a catequese tem que envolver mais os catequizandos, passando de um ensinamento sacramental para uma formação madura na fé. “Necessita-se evoluir para a concepção de uma catequese infantil e que visa somente os sacramentos, para uma catequese com adultos que ofereça uma formação integral, processual em vista da maturidade da fé”,disse.

Durante o encontro foram apresentadas, também, as novas diretrizes para a formação presbiteral. “Iniciação cristã no período propedêutico e a implantação da disciplina catequética na grade curricular dos cursos de teologia”, lembra Ir. Zélia.

Caminhada

Os bispos tiveram a oportunidade de partilhar a caminhada catequética dos regionais, bem como as iniciativas para a dinamização do Ano Catequético. Para a assessora da Comissão, “o encontro foi proveitoso e proporcionou uma visão abrangente do processo catequético em nível de Brasil tendo no horizonte a catequese que forma para o discipulado”.

Propostas

Com o objetivo de potencializar o setor bíblico da comissão e animar a dimensão bíblica nas comunidades, os bispos discutiram a criação de um grupo de animação bíblico pastoral.

A 3ª Semana Brasileira de Catequese também ganhou destaque, evento que acontece entre os dias 6 e 11 de outubro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Mesmo com programação já definida, o grupo contribuiu para a reflexão de algumas questões práticas.

Tags:

leia também