Três mil fieis participam da ordenação de dom Marcello Romano

Na manhã do sábado, 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) recebeu cerca de três mil fiéis para a ordenação episcopal do monsenhor Marcello Romano, bispo de Araçuaí (MG).

Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo da diocese de Caratinga (MG), e segundo bispo de Guanhães (1998 a 2011) foi o bispo ordenante. “Monsenhor Marcello foi um padre dedicado, disponível, sempre soube que teria um futuro brilhante. Um padre piedoso, prestou muitos serviços à diocese. Fiquei feliz com a escolha do Santo Padre Bento XVI”, disse dom Emanuel.

Padre Eduardo Ribeiro animou a celebração. Inicialmente, contou uma breve biografia do monsenhor Marcello. Saudando a todos os bispos, padres, diácono, seminaristas, religiosos, o pároco de Conceição do Mato Dentro falou sobre a importância da ordenação do monsenhor Marcello para a paróquia e para a diocese. Em seguida, os sinos anunciaram com festa o momento mais esperado por todo o povo de Deus: o começo do rito litúrgico da missa. Participaram da celebração padres das dioceses de Guanhães e de Aracuaí, bem como de outras dioceses. Presidiu a celebração dom Emanuel Messias de Oliveira. Os bispos co-ordenantes foram dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, e dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães. O arcebispo da arquidiocese de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, o bispo da diocese de Almenara, dom Hugo Maria Van Steekelenburg; o bispo emérito de Teixeira de Freitas (BA), dom Antônio Zuqueto; o bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha, da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira e diocese de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, participaram da celebração.

No início do rito de ordenação, padre Fabrizzio Clemente Fonseca, então administrador diocesano de Araçuaí, apresentou o eleito. Padre Hermes Firmiano Pedro, coordenador de pastoral da diocese de Guanhães, fez a leitura da Carta Apostólica (carta em que o papa Bento XVI nomeia bispo de Araçuaí monsenhor Marcello Romano). O então administrador diocesano de Araçuaí e o coordenador diocesano de pastoral de Guanhaes foram os presbíteros assistentes.

Homilia

Dom Emanuel Messias de Oliveira prosseguiu com a homilia. O bispo de Caratinga recordou o dia da nomeação do padre Marcello Romano, aos 13 de junho de 2012. “Obrigado pelo seu sim à Igreja de Araçuaí!”, exclamou o bispo de Caratinga. Dom Emanuel ressaltou a alegria da Igreja de Guanhães pela nomeação do monsenhor Marcello.

Dom Emanuel acrescentou durante a homilia que o ministério episcopal exige firmeza, simplicidade, oração. “Grande é a responsabilidade eclesial que lhe é conferida.” No final, o bispo ordenante ressaltou as três funções do bispo: santificar, ensinar, pastorear.

No final da missa, dom Marcello expressou a alegria por este momento tão especial em sua vida. Recordou instantes da sua vida, falou da sua vocação, da importância dos seus pais e familiares nesse processo de formação humana e espiritual, que o levaram ao ministério presbiteral, e agora episcopal, na Igreja. O bispo de Araçuaí agradeceu os padres da diocese de Guanhães pela presença em sua trajetória vocacional.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This