Tríduo preparatório para o Dia da Consciência Negra

O ano de 2008 é marcante para a comunidade negra. Fazemos memória dos 120 anos da abolição da escravatura. Foi definitivamente assinada à anistia do Marinheiro João Cândido, o líder da Revolta da Chibata. Os agentes de pastoral negros – APNs ‐ celebraram o jubileu de prata e o Instituto Mariama comemorou vinte anos de caminhada. Lembramos também os vinte anos da Campanha da Fraternidade que trazia como tema: a fraternidade e o negro e lema: Ouvi o clamor deste povo.

Sem dúvida temos muito trabalho pela frente. Como dizia o anjo ao profeta Elias: “temos um longo caminho a percorrer” (Rs 19,7). Contudo um caminho já foi percorrido e certamente combatemos o bom combate inspirados pelo Espírito Santo e com a certeza de que somos amados por Deus. As datas assinaladas foram objeto de muito trabalho e persistência.

Para nós é uma graça celebrar o dia 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, dia da Consciência Negra. A celebração contribui na memória da luta. Rezamos esta memória. A celebração reforça em cada um o compromisso de continuar caminhando e lutando pela causa do povo negro. Iluminados por Deus, impulsionados pelo Espírito Santo nos colocamos no seguimento de Jesus Cristo, assumindo o discipulado missionário na a ótica do povo negro. Queremos fazer no dia 20 de novembro esta grande celebração. Como é algo importante exige a preparação de cada um e de cada uma.

Tags:

leia também