Parlamentares participam da eucaristia na CNBB

Na última missa do ano dos parlamentares na CNBB, celebrada na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, a participação foi intensa. Presentes na capela de Nossa Senhora Aparecida, estiveram vários deputados de diversos partidos e a presidência da celebração foi do arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha.

Na homilia, lembrando a mensagem profética de Isaías proclamada na liturgia da Palavra, dom Sérgio destacou a imagem do “alargamento da tenda” como expressão direta que se refere a uma mudança de vida para inclusão das pessoas – especialmente as mais sofridas da sociedade – no âmbito da experiência de vida plena tanto no sentido de garantir condições humanas favoráveis de vida quanto do acolhimento da salvação trazida por Cristo.  E esse “alargamento da casa” se realiza nas circunstâncias concretas onde cada vive. “Imagino como deve ser desafiador para as senhoras e os senhores que atuam no parlamento, a busca da edificação de uma sociedade mais justa, incluindo especialmente as pessoas mais pobres”, lembrou arcebispo.

Dom Sérgio também reconheceu que o Tempo do Advento e a proximidade do Natal mostram que é preciso, na eucaristia, dar graças a Deus pelo seu imenso e gratuito amor e também agradecer os irmãos e irmãs com os quais se conviveu durante todo o ano. Além de agradecer, é necessário também voltar a pedir a luz da sabedoria divina para recomeçar a caminhada de 2012 com renovada consciência do compromisso cristão: “nós necessitamos da sabedoria de Deus para discernir os caminhos que devemos trilhar no âmbito que atuamos, especialmente no da política, dentro da sociedade”. Na conclusão da reflexão, dom Sérgio disse ainda ser gratificante celebrar com um grupo de parlamentares que se sente necessitado da sabedoria divina.

A celebração da eucaristia com a participação dos parlamentares é um costume antigo na CNBB. Organizada pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e pela assessoria de política, a missa tem a participação de deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares. Após a missa, os participantes fizeram uma pequena confraternização.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This