Venezuela: bispos pedem adiamento das eleições presidenciais marcadas para dia 20 de maio

Poucos dias antes dos comícios presidenciais, na Venezuela, os bispos pedem o adiamento das eleições para o último trimestre deste ano. “Não se pode colocar o interesse de pequenos grupos políticos antes do interesse da maioria do povo venezuelano”, afirma um comunicado da Conferência Episcopal do país.

As eleições para presidente foram convocadas para o próximo domingo, 20 de maio, e não há interesse do povo em participar, por causa da crise humanitária que o país está vivendo e pela vantagem descarada do partido no Governo.

Em poucas palavras, o povo está preocupado em conseguir alimento e remédio, enquanto outros se preocupam apenas em se manterem no poder.

“Queremos lembrar e ratificar o que já dissemos: diante de problemas humanos de tal magnitude,  a realização das eleições presidenciais, convocadas para 20 de maio, é deslegitimada. Assim como foram pensadas, sem garantias suficientes que identifiquem todo processo eleitoral livre, confiável e transparente, com várias desqualificações de possíveis candidatos, distante de fornecer uma solução para a crise no país, elas podem piorar a crise e levar a  nação a uma catástrofe humanitária sem precedentes. Portanto, seu adiamento é urgente para o último trimestre do ano”, destacam os bispos.

Nessas eleições, os partidos da oposição decidiram não participar, pois o presidente atual enfrentará candidatos que, no passado, tiveram ligações políticas com sua corrente ideológica.

“Mais uma vez, solicitamos publicamente que as eleições sejam adiadas para o último trimestre do ano, apesar de estarmos próximos a 20 de maio, dia marcado para as eleições”, afirma o comunicado com a data do último dia 14.

(Texto e foto: Vatican News)

Tags:

leia também