Vida Orante

No dia da Apresentação de Nossa Senhora, neste ano na véspera da Solenidade de Cristo Rei, comemoramos o Dia “das Religiosas de Clausura”.  É uma boa oportunidade para abrirmos nossas mentes e valorizar essa bela vocação na Igreja e descobrir sua importância no mundo.

Nossa Arquidiocese tem a graça de contar com comunidades de Monjas Contemplativas ou de Clausura de espiritualidade carmelitana e franciscana, como as carmelitas, concepcionistas e clarissas, além de outros grupos femininos e masculinos, entre os quais os beneditinos, e outras formas e espiritualidade orantes antigas e novas, masculinas e femininas, porém, nem todas de “clausura”, como são chamadas essas irmãs, cujo dia comemoramos hoje.

Todos os cristãos têm a vocação de viver a vida na oração e no trabalho, ou seja, na missão e na vida de oração. Assim, também a Igreja necessita da vocação missionária radical e daquelas e daqueles vocacionados para a intercessão orante e penitente. Em todos nós devem estar a ação e a contemplação, a oração e o trabalho, porém, como Igreja, agradecemos a Deus a existência de pessoas que fazem de suas vidas a ação pela oração e penitência constante. É o mistério da vocação “de clausura”, chamado de Deus, que leva a pessoa a uma doação tal que a faz feliz em sua missão e disponível para o serviço do Reino.

As nossas irmãs que vivem na clausura, como nos recorda o Papa Bento XVI, são uma “autêntica central de energia espiritual que se alimenta da fonte da contemplação, sob o exemplo da oração à qual Jesus se dedicava na solidão”, e exatamente por esse motivo estão em grau de olhar a si mesmas, aos outros, à história dos homens e das mulheres com os olhos misericordiosos de Cristo. “Não abdica ao seu modo de ver, mas aprende a ver verdadeiramente passando de uma perspectiva subjetiva – o seu estar diante de Cristo por todos – a uma perspectiva de conjunto, tentando ver o que vê Cristo, porque amar é olhar na mesma direção, é morar no mesmo olhar (Edith Stein). Isso significa entrar nas coordenadas de Cristo, habitar nas suas vísceras de ternura, estar na mesma lágrima, aprender a ver no espírito das bem-aventuranças, contemplar a realidade suspensa entre o céu e a terra, tornando a ver, como o bom samaritano, quem para muitos é simplesmente invisível.

Lembra-nos a Intrução Verbo sponsa, nº 6 “pela sua específica chamada à união com Deus na contemplação, as monjas de clausura encontram-se plenamente na comunhão da Igreja, tornando-se um sinal singular da união íntima com Deus de toda a comunidade cristã. Através da oração, particularmente pela celebração da liturgia, e da sua imolação quotidiana, elas intercedem por todo o povo de Deus e unem-se à ação de graças que Jesus Cristo eleva ao Pai (cf. 2 Cor 1,20; Ef 5,19-20)”.

Neste dia, memória da Apresentação de Nossa Senhora, a Igreja pede, há cinquenta anos, que dediquemos a nossa oração àquelas que sempre estão a rezar por todos nós, e que concretizemos a nossa oração fazendo também uma generosa oferta aos nossos Mosteiros.

Como disse ainda Bento XVI: “Em virtude da primazia absoluta reservada a Cristo, os mosteiros estão chamados a ser lugar nos quais se realize a celebração da glória de Deus, se adore e se cante a presença divina no mundo, misteriosa, porém real; trata-se de viver o mandamento novo do amor e do serviço recíproco, preparando assim ‘a revelação final dos filhos de Deus’ ” (cf. Rm 8, 19).

Disse ainda o Papa: “Possam os mosteiros ser sempre cada vez mais oásis de vida ascética, onde se percebe o fascínio da união esponsal com Cristo e onde a opção pelo Absoluto de Deus se encontra envolvida por um clima constante de oração e de contemplação”.

Por todas essas razões, em mais esta Jornada “Pro Orantibus”, unamo-nos ao reconhecimento grato de toda a nossa Arquidiocese a essas irmãs que, como oferenda perfeita, buscam ser quotidianamente agradáveis ao Senhor.

Dom Orani João Tempesta

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This