“Vocacionados do Pai” é o tema de Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste

Esta é a oitava edição do encontro que terminará amanhã, 22

Cerca de 160 seminaristas, representantes dos nove estados do Nordeste, participam, desde o dia 18, do 8º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Fomise). O evento, que ocorre na diocese de Crato (CE) até amanhã, 22, aborda o tema “Vocacionados do Pai: missionários da misericórdia”.

Constam da programação conferências, partilha em grupo, celebrações e Romaria para Juazeiro do Norte. “Os seminaristas chegaram com muito entusiasmo. A acolhida foi muito fraterna e animada. As expectativas são de muita alegria e esperança de experimentar aqui o gosto de sermos missionários da misericórdia”, diz Gilberto Júnior, coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Ceará.

A missa de abertura, celebrada na noite de segunda-feira,foi presidida pelo reitor do Seminário São José do Crato, padre Antônio Edson Oliveira Bantim, que recebeu os seminaristas em nome do bispo local, dom Fernando Panico. O padre destacou “o elo entre a justiça e misericórdia” em alusão ao tema da formação.

Na terça-feira, 19, padre Antônio Edson Oliveira Bantim apresentou o tema “Vocacionados do Pai”. O conferencista sublinhou a vocação missionária da Igreja citando o Decreto Ad Gentes. Padre Edson, que também é presidente regional da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), destacou que o chamado pressupõe a escuta e que a vocação deve ser orientada para a missão.

“Certamente este encontro já é um evento histórico, deixando todos ansiosos pelas atividades e formações dos dias que se seguem”, avalia o assessor de comunicação do Comise no Ceará, Bruno de Araújo, da diocese de Sobral (CE).

Com informações e foto do Comise do Ceará

 

Tags:

leia também