XX Assembléia da ASLI, 26 a 29 de janeiro de 2009

A XX Assembléia dos Liturgistas do Brasil (ASLI) iniciou com a apresentação de um vídeo memorial da caminhada da ASLI. Trata-se de um vídeo que apresentou a história de todas as Assembléias da Asli, no qual todos puderam relembrar os locais onde elas se realizaram, bem como os temas discutidos e o número de participantes em cada uma delas.

O tema central da Assembléia foi: Romarias, Piedade Popular e Liturgia. Partimos da grande pergunta: que rosto de liturgia esta sendo gestado nestas romarias?

Tivemos uma reflexão sobre os Romeiros/as e Romarias em Juazeiro do Norte: Protagonismo de uma liturgia popular, uma visão antropológica. Esta temática foi apresentada pelas Irmãs Ana Teresa Guimarães e Annette Dumoulin. Apresentaram a riqueza de expressões religiosas, rituais, simbólicas e místicas dos romeiros, que através de uma leitura psicológica e antropológica nos servem de base para um aprofundamento teológico-litúrgico. Também dom Fernando Panico, Bispo de Crato – CE, refletiu sobre o tema: A expressão litúrgica da Romaria em Juazeiro do Norte – Ceará.

Após estas reflexões, foram realizados trabalhos em grupos e plenário para tirar as conclusões deste tema para a nossa prática como professores e assessores de liturgia.

Depois de um dia de visita à cidade de Mariana, onde fomos recebidos pelo Arcebispo e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, foram realizadas as eleições para a nova diretoria que ficou assim composta: Presidente: Monsenhor João Alves Guedes; Vice-Presidente: Pe. Cristóvão Dworak; Secretário: Pe. Kleber Rodrigues da Silva; Tesoureiro: Frei Odolir Eugênio Dal Mago.

A próxima Assembléia será realizada nos dias 25 a 29 de janeiro de 2010, no Centro de Treinamento de Lideres (CTL) – Itapoã – Salvador – Bahia. O tema escolhido para o encontro foi Pentecostalismo Católico e Liturgia: Interação Recíproca.

Maiores informações poderão ser encontradas no site da ASLI: www.asli.com.br

Centro Dom Bosco, Cachoeiro do Campo, Ouro Preto, Mg

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This