ARTIGOS DOS BISPOS
Dom Aloísio A. Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul
Caros diocesanos. Iniciamos o mês da Bíblia, refletindo sobre o valor e a importância da Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas da Igreja e o conseqüente cuidado que merece o ambão (mesa da Palavra), como local digno de sua proclamação, assim como a atenção aos leitores que exercem o ministério do anúncio dos textos sagrados.
Entre as tarefas e funções relativas ao anúncio da Palavra de Deus está a homilia, parte integrante da ação litúrgica, cuja função é favorecer a compreensão e a eficácia da Palavra, atualizando-a na vida dos fiéis. Ela deve favorecer a compreensão do mistério celebrado e levar à missão evangelizadora, além de preparar para as partes subseqüentes da celebração em curso. Os pregadores são ainda alertados para evitar inúteis abstrações ou longas divagações e, sobretudo, eles não chamem atenção maior sobre si mesmo do que para o coração da mensagem evangélica, que é o próprio Cristo. Isso exige preparação e familiaridade com a Palavra, além da meditação e da oração (cf. VD 59 e DD 54).
O Papa Francisco dedica, na Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), ampla reflexão sobre a homilia (cf. EG 136-159), afirmando que Deus deseja alcançar os outros através do diálogo do pregador, qual mãe que conversa com os filhos, colocando-os em sintonia de amor: “O pregador tem a belíssima e difícil missão de unir os corações que se amam: o do Senhor e os do seu povo” (EG 143). Este ministério, ligado à celebração da Palavra de Deus, exige séria preparação: “Um pregador que não se prepara não é ‘espiritual’: é desonesto e irresponsável quanto aos dons que recebeu” (EG 145). Quem faz a homilia deve ser o primeiro a ter grande familiaridade com a Palavra de Deus, estando próximo dela com coração dócil e orante, pois a boca fala da abundância do coração (cf Mt 12,34). As atuais gerações preferem antes ouvir testemunhas que mestres; por isso o pregador precisa deixar-se tocar primeiramente pela Palavra e fazê-la carne na sua vida concreta.
O bom pregador também se põe na escuta do povo para descobrir aquilo que os fiéis mais precisam ouvir: “Um pregador é um contemplativo da Palavra e também um contemplativo do povo” (EG 154). Ele evita exortações de cunho excessivamente negativo, mas oferece pistas de esperança e orienta para o futuro.
No final, ainda convém apresentar uma palavra do Papa Francisco sobre a importância da invocação do Espírito Santo na pregação: “A confiança no Espírito Santo que atua na pregação não é meramente passiva, mas ativa e criativa. Implica oferecer-se como instrumento (cf Rm 12, 1), com todas as próprias capacidades, para que possam ser utilizadas por Deus” (EG 145). O mesmo Espírito Santo que inspirou a Palavra na mente e no coração dos escritores sagrados, nos primórdios da Igreja, continua a agir, ainda hoje, em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele.
É preciso dar atenção constante para a animação bíblica da Vida e da Pastoral. Mereça a Palavra de Deus atenção especial em nosso estudo, em nossas celebrações, assim como no envio missionário. Tenhamos cuidado particular para com o espaço onde a Bíblia ou o Lecionário são colocados (ambão: mesa da Palavra); os leitores e responsáveis pela homilia estejam devidamente preparados para seu ministério e, sobretudo, tenham sempre coração aberto para acolher a Palavra em sua vida.
Dom Antonio de Assis Ribeiro
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA)
Introdução
Todos os anos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém ganha um tema específico. O sentido do tema é evidenciar um aspecto do perfil de Maria que possa ser objeto de reflexão catequética para o enriquecimento do povo de Deus. Portanto, o tema do Círio de cada ano, é sempre uma pista de aprofundamento da beleza e largueza da mariologia.
Além desse aspecto teológico de aprofundamento da mariologia, ainda há outros dois fatores que estimulam a escolha do tema do Círio de cada ano. Trata-se do dinamismo da vida pastoral da Igreja e da sociedade na atualidade. Dessa forma, a palavra central do tema do Círio deste ano é “esperança”; essa virtude tem uma íntima relação com a vida de Maria, do dinamismo da Igreja e a atual situação da era contemporânea profundamente tentada pelo pessimismo, desânimo, cansaço, derrotismo, desespero, depressão, carência de sentido para vida. Brevemente aprofundemos o sentido do tema do Círio deste ano: “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”.
1. O tema do Círio deste ano nos convida a olhar para “Maria como sinal”. Então, somos convidados a refletir sobre a pedagogia dos sinais. O que é um sinal e para que serve? Os dicionários da língua portuguesa nos apresentam muitos significados da palavra “sinal”. Em síntese nos falam de uma realidade visível que comunica, informa, adverte, orienta, informa, confirma, consola, tranquiliza, indica, comprova, demonstra, preanuncia algo etc. “Maria é sinal de Esperança” porque nos estimula a olhar para o futuro a partir da sua vida e da Vida de Cristo. Olhando para a vida de Maria, com seus gestos e palavras, a partir dos Evangelhos, encontramos muitos sinais estimulantes para o nosso caminho de Peregrinos da Esperança: Maria é a mestra da escuta da Palavra de Deus, ela traduz em atitudes de serviços a sua experiência de intimidade com Deus, é corajosa e ousada, rica de espírito de iniciativa, testemunha zelo para com a sua família, está firme na hora do sofrimento etc.
2. A Igreja é povo de Deus peregrino. A Igreja é o povo formado pelos discípulos de Jesus Cristo que estão a caminho da pátria definitiva, a plenitude do Reino de Deus, à glória eterna. Essa noção de peregrinação ou caminho, quer indicar o dinamismo da Igreja neste mundo. A Igreja não é uma realidade estática, mas viva; é a dinâmica comunidade de Jesus Cristo movida pela fé, a esperança e a caridade. Por ser formada por pessoas a Igreja tem uma fase terrena profundamente encarnada na história, essa é a Igreja peregrina; mas ao mesmo tempo, a Igreja transcende a história e chega a sua plenitude formando a comunidade Celeste, que é a Igreja Triunfante. A Igreja enquanto caminha neste mundo tem seus olhos voltados para o alto, aspirando as coisas celestes, onde está Cristo em sua plenitude (cf. Cl 3,1-2). O mesmo apóstolo afirma que “a nossa cidadania é dos céus, de onde aguardamos com grande expectativa o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3,20). Dessa forma a nossa habitação terrena é passageira (cf. 2Cor 1,5; 1Pd 1,1), porque somos peregrinos. Alicerçados na fé, animados pela esperança e comprometidos na prática do amor, estamos em busca da nossa pátria celeste (cf. Hb 11,14).
3. Maria é a peregrina da Esperança por excelência porque se fez serva de Deus para a Salvação do mundo (cf. Lc 1,38). Na solene definição do dogma da Assunção, o Papa Pio XII em 1950, afirmou: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta (elevada) em corpo e alma à glória celestial.” Portanto, para nós ela é sinal de estímulo, esperança, consolo. A ideia de peregrinação, porque estamos em movimento rumo ao santuário eterno, sintetiza o dinamismo da Igreja que testemunha a promoção do Reino de Deus. Maria é modelo da peregrina fiel que, tendo vivido plenamente a vida terrena, agora é nosso modelo e intercede pelos discípulos do seu Filho.
4. Maria, é Mãe e esperança da humanidade. Toda mãe é naturalmente fonte de esperança e segurança para seus filhos, sobretudo, enquanto estes vivem na condição de total dependência e menoridade. Maria é sinal de esperança para a humanidade porque Ela nos gerou o Filho de Deus na humanidade, possibilitando a nós a visibilidade, aproximação e
encontro com o Messias, o Salvador. A maternidade está profundamente vinculada à esperança.
5. Como mãe da comunidade dos discípulos do seu filho, ela é a intercessora por excelência, como toda mãe diante das necessidades dos seus filhos em suas aflições. Essa condição de intercessora é reconhecida na ladainha de Nossa Senhora com seus diversos títulos relacionados à intercessão, como por exemplo, Maria é invocada como a Mãe da Divina Graça, Virgem poderosa, Virgem clemente, Porta do céu, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, Rainha da paz, Senhora do Bom Remédio, Advogada, mãe do Perpétuo Socorro etc. Todos esses títulos confirmam o papel de intercessora, sinal de esperança e consolo para seus filhos.
6. Maria é sinal da vivência das virtudes teologais. Na vida de Maria há uma profunda síntese de fé, esperança e caridade. A sua intimidade com Deus, a levou a ser profundamente aberta, sensível, criativa, solidária com as pessoas durante a sua vida. Ela foi sinal da ternura da bondade Divina para com a humanidade aceitando ser a mãe do Emanuel, o Deus conosco; sua presença na casa de Isabel foi sinal concreto da sua sensibilidade, espírito de iniciativa e fé traduzida em obras; foi o mesmo que aconteceu em Caná da Galileia, quando seu espírito de percepção e corajosa iniciativa tornou-se o ponto de partida da esperança para os jovens noivos para que a festa não viesse ao fracasso.
7. Maria é sinal de esperança por sua plena realização vocacional em Cristo. Como peregrinos neste mundo, vulneráveis aos múltiplos condicionamentos terrenos, somos passivos de erros, desvios, desânimo. Contemplamos na sociedade o drama da frustração vocacional sofrido por muitas pessoas. Maria é sinal da pessoa plenamente realizada, que testemunhou com generosidade o sentido da sua vida. Tendo já alcançado a meta definitiva da sua existência, está junto ao seu Filho, no céu, gloriosa. Também nós somos chamados à glória; mas ainda vai se manifestar o que seremos (cf. 1Jo 3,2). Do Céu, Maria nos acompanha e intercede junto a Deus por nós, seus filhos a caminho pela nossa plena realização em Cristo. A mãe nunca quer ver seus filhos infelizes, frustrados, fracassados.
8. Maria é sinal de Esperança porque é a mulher vestida de sol (cf. Ap 12,1), cheia de Graça, portadora da trindade Santa (cf. Lc 1,28-28). Portanto, onde está Maria, está Cristo Nossa Esperança. Muito significativo foi o gesto de Jesus no alto da Cruz apontando Maria como sua mãe e o discípulo compreendendo tudo, levou Maria para a sua casa. Maria é sinal de proteção, de intercessão e de esperança para as famílias. Onde há sinais da presença de Maria, ali há compromisso com a defesa da vida indefesa e inocente (cf. Mt 2,13-15).
9. Maria é sinal de esperança porque foi a educadora do Mestre e Salvador. Há uma profunda relação entre educação e esperança. Por isso, em Caná da Galileia, Maria assumiu a missão de zelosa educadora dos serventes para a obediência ao Senhor e, assim, se garantiu a esperança da boa festa para o noivos. No compromisso com a educação há um claro sinal de quem acredita no futuro, no pleno desenvolvimento humano, na justiça e na Paz. Maria educa a humanidade para o sentido da vida, que está na vivência da obediência ao mandamento do Amor, de onde brota a esperança do Bem viver, da Alegria e da Paz Interior, bondade e realização humana.
10. Maria é sinal de esperança por sua firmeza no Calvário. Ela é a consoladora dos aflitos e a desatadora dos nós que anima e consola seus filhos nos momentos dramáticos. Por estar sofrendo serenamente junto à cruz de Jesus, Maria é sinal de firmeza e estímulo para quem está sendo tentado ao desespero e ao desânimo no sofrimento. Não são poucos aqueles que, ao fazer a experiência do sofrimento, entram em crise de fé e se desesperam. Ela é referência de quem é portador de solidez espiritual e por isso, mantém-se íntegra nos momentos dramáticos da existência.
PARA A REFLEXÃO PESSOAL:
1. Por que não podemos considerar uma “esperança sem sinais”?
2. Quais dos sinais (atitudes) de Maria mais lhe educam?
3. Quais são as consequências de um viver sem a Esperança?
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)
Não é o binário por onde passa o trem, mas sim os objetivos inspiradores e de conduta de cada pessoa na sua realidade concreta. O passado histórico foi absolvido pelo presente e, o futuro almejado, será engolido pelo tempo a caminhar. Deve ser uma via aberta para o ser humano trilhar, fortalecido pela esperança de um futuro feliz, com marcas de fé e de eternidade, que só pode acontecer em Deus.
Dizemos que uma pessoa, para consolidar objetivos de vida, precisa agir como um maquinista, que confia nos trilhos, mas não deixa de ter atenção redobrada aos sinais luminosos e possível objeto na linha. Assim é a vida humana, que caminha para a eternidade e realização futura, mas o caminho é cheio de pedras. Não é diferente na vida dos cristãos, que confiam em Deus, mesmo reféns de erros.
Imaginemos bem o espírito, o equilíbrio e a destreza de um maquinista, conhecedor técnico e consciente da responsabilidade de seu trabalho e quantos vagões ele tem que conduzir. Mas podemos imaginar também as responsabilidades que a pessoa tem diante da vida, que é dom de Deus. Para o cristão, os trilhos são a Palavra de Deus, que em todos os tempos e espaços, dá segurança no caminho.
No Antigo Testamento, os profetas foram como trilhos, com a tarefa de indicar o caminho do Senhor. A História da Salvação, proposta por Javé, é como um binário do trem, com muitas curvas, com subidas e descidas, exigindo da máquina estabilidade e força para chegar ao seu destino. A vida não é só facilidade e dificuldade, mas exige postura e coragem firme para atingir uma real utopia.
O cristão deve fixar sempre seus olhos em Cristo, e ter os mesmos sentimentos Dele, como acontece com um maquinista que não tira os olhos da estrada para não acontecer acidentes, porque ele seria o primeiro a sofrer as consequências. Querendo ou não, a história das pessoas acontece e pode ser acidentada em momentos de irresponsabilidade moral ou ética, ferindo sua dignidade cristã.
A esterilidade na vida pessoal pode tornar-se um desastre, principalmente para aqueles que dizem sim para realizar um projeto e acabam não cumprindo sua tarefa, não colocando em prática tudo o que tinham prometido. O Evangelho fala de um filho que disse sim para o pai, mas não cumpriu o prometido. Outro filho disse não, mas acabou seguindo o pedido do pai (cf. Mt 28-30). Como agimos?
O encontro aprofundou o tema: “Reflexões sobre as parafilias na formação humano-afetiva dos futuros presbíteros” e foi assessorado pelo padre Sérgio Lucas, mestre e doutor em Psicologia Clínica e membro da arquidiocese de São Paulo. Participaram 120 psicólogos de 15 regionais da ConferRead More
A reunião aconteceu na Casa de Encontros do Convento São Francisco, em São Paulo, com a participação de 20 dirigentes e focou na reflexão do tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Dom José Mário Angonese aprofundou o tema da reunião, com ênfase para a impoRead More
Essas duas celebrações nas Igrejas locais cadenciam o caminho de preparação para o Jubileu dos Jovens, no contexto do grande Jubileu de 2025. Para este ano, o tema proposto é «Alegres na esperança» (cf. Rm 12, 12)» e para 2024 «Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar» (cf. IsRead More
A eleição para a renovação da composição dos Conselhos Tutelares está marcada para o dia 1º outubro de 2023, em todos os estados e no Distrito Federal. O portal da CNBB apresenta, na matéria, a história e o trabalho de dois conselheiros tutelares católicos. Eles contam quais são os desRead More
No dia 22 de outubro, dia mundial das missões, as Igrejas de todo o mundo fazem suas doações para colaborar com o Papa em seus projetos de missão em quase de 1.120 dioceses pobres no mundo. Em 2022, a Igreja do Brasil arrecadou mais de 7 milhões em recursos financeiros, que puderam ajudar centeRead More
Durante o encontro, entre os dias 20 e 22 de setembro, em Brasília, os participantes trabalharam no aprofundamento da missão da Pastoral, aprovaram a Carta de Princípio, o Regimento Interno e planejaram as ações para o quadriênio. Pastoral nasce no contexto das articulações da 6ª Semana SocRead More
O bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Teodoro Mendes Tavares, informou que, na construção do Plano, destacaram e assumiram o objetivo geral das Diretrizes Gerais Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGRead More
A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e Edições CNBB lançaram a formação: “A Igreja em Oração – formação continuada sobre a tradução brasileira da terceira edição típicaRead More
O presidente da CNBB definiu o lançamento da terceira edição típica do Missal Romano como um “marco histórico” da caminhada da Conferência dos bispos e da Igreja no Brasil. “Devemos e precisamos reconhecer o imenso trabalho desenvolvido ao longo de quase duas décadas para que esta nova traduRead More
Tendo em vista a proximidade do encerramento do Ano Vocacional, no último domingo de novembro, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB tem se articulado para pensar a animação vocacional em vista de disseminar, cada vez mais, a cultura vocacional nas comunidades, paRead More
A Campanha lançada pelo regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de setembro, em favor das vítimas do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul no início do mês já mobilizou milhares de pessoas e será um sinal de solidariedade para muitos necesRead More
O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) realizou, entre os dias 22 e 24 de setembro, a 43ª Assembleia do Povo de Deus. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, em Londrina (PR), para refletir sobre o tema “Paróquia Sinodal: casa da iniciação à vida cristãRead More
A Comissão para a Liturgia realizou nos dias 15 a 17 de setembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, o 11º Encontro Regional de Liturgia. O evento, que teve assessoria do Dom Marcony Vinícius, bispo responsável pela Comissão para a Liturgia e do Dom José Aparecido, bispo dioceRead More
Duas dioceses do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), que corresponde ao Estado do Paraná, celebraram Jubileu de Ouro nesta semana. A marca corresponde aos 50 anos de criação de uma circunscrição eclesiástica. Neste ano, as duas dioceses receberam as assemRead More
A 50ª Assembleia Regional Norte1 que acontece de 18 a 21 de setembro em Manaus com mais de 80 representantes das igrejas do Amazonas e Roraima, é mais um episódio de uma caminhada iniciada em 1967 com a primeira edição da Assembleia Regional. 50 assembleias em um tempo de comunhão, participaçRead More
A celebração de imposição do pálio ao arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, aconteceu na noite da última sexta-feira, na catedral de Nossa Senhora das Dores, durante a solenidade da padroeira. O núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro veio a Read More
Para refletir sobre a fraternidade e a amizade social, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em formato virtual, o Encontro em preparação e animação da Campanha da Fraternidade 2024. O evento será conduzido pelo irmãRead More
A Pastoral da Pessoa Idosa realizou sua IX Assembleia Regional, nos dias 9 e 10 de setembro, na sede do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Oeste 2). O encontro foi ocasião para reflexões, debates e a eleição da nova coordenação local. Com a assessoria da coordRead More
O Seminário de Ecoteologia foi organizado pela Faculdade Católica do Amazonas, a Rede Eclesial Pan-Amazônica , a Arquidiocese de Manaus, a Comissão Episcopal para a Amazônia e o Regional Norte1 e integra a programação do Tempo da Criação. Um momento para “aprofundar a questão da ecologiaRead More
Depois de 11 anos, dom Jaime Vieira Rocha concluiu o seu múnus como arcebispo da Arquidiocese de Natal (RN). Em Missa de Ação de Graças, que lotou a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, no último sábado (9), o religioso se despediu dos fiéis e fez questão de destacar os sentimRead More
A Pastoral Afro-brasileira emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da irmã Maria Raimunda Ribeiro da Costa, da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Na nota, a Pastoral afirma que seguir Jesus, compartilhando sua vida com os pobres foi a missão abraçada pela religiosa conRead More
A Pastoral Afro-Brasileira publicou uma nota pelo assassinato da Ialorixá Bernadete Pacífico, ocorrido no último dia 17 de agosto, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA). Segue, abaixo, a íntegra da nota. Nota de solidariedade da Pastoral Afro-Brasileira pelo assassinRead More
No próximo dia 23 de julho é celebrado o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, uma ocasião especial que reconhece e valoriza a sabedoria, o amor e a contribuição inestimável das pessoas idosas para a sociedade. Além da missa, no dia 19 haverá uma homenagem musical aos avós e pessoas iRead More
O bispo de Tubarão (SC) e referencial da Pastoral dos Surdos pela CNBB, dom Adilson Pedro Busin, participa do encontro que tem o objetivo de discutir propostas para que haja maior inclusão dos surdos dentro da Igreja e também fortalecer a articulação da Pastoral dos Surdos localmenteRead More
A Pastoral do Surdo promove nos dias 19 a 22 de julho, em Manaus (AM), seu 20º Encontro Nacional, o Enapas, e o 10º Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (Encicat) com a temática “A Paz esteja conosco. Como o pai me enviou eu também vos envio” e o lema “A Pastoral do Surdo transmitindoRead More
Além disso, o aplicativo, que pode ser baixado de forma totalmente gratuita pelo Google Play, também é utilizado pelos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias vulneráveis, oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase da gestaçãRead More
Essa foi a primeira reunião do SAV-PV em que o novo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Angelo Mezzari, esteve presente. A ocasião serviu também como um momento de acolhida e apresentação dos trabalhos desenvolvidos, conforme explicou o padre Read More
A celebração será presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, bispo referencial da PPI, com transmissão pela TV Aparecida. A jornada celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que anualmente é realizado, a partir de convocação do Papa Francisco, no 4° domingo do mRead More
Um momento de oração, partilha e troca de experiências da evangelização das famílias no Brasil. Foi assim que se finalizou a 47ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), realizada entre 7 e 9 de julho, em Brasília (DF). Os coordenadores, assessores eclesiásticos e bispos referenciaiRead More
A live será às 19h, no canal da Pastoral da Pessoa Idosa no Youtube e contará com a presença do responsável da pastoral no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, Vittorio Scelzo e da coordenadora de relações institucionais da PPI, irmã Terezinha TortelliRead More
No dia 22 de outubro, dia mundial das missões, as Igrejas de todo o mundo fazem suas doações para colaborar com o Papa em seus projetos de missão em quase de 1.120 dioceses pobres no mundo. Em 2022, a Igreja do Brasil arrecadou mais de 7 milhões em recursos financeiros, que puderam ajudar centeRead More
O secretário-geral do CNLB, Márcio Oliveira, enalteceu a postura de acolhida de dom Ricardo que, segundo ele, demonstrou muito interesse em saber como o organismo do povo de Deus está organizado no país. Os membros do CNLB apresentaram a dom Ricardo o processo de Jubileu de 50 anos do CNLB, um iRead More
Vanessa organizou e incentivou um grupo de mulheres migrantes para ter aulas de português na paróquia; Karennys plantou no quintal de casa verduras e hortaliças; Tânia participa de articulações para fortalecer a comunidade. Todas elas são migrantes da Venezuela que encontraram um espaço paraRead More
A Igreja do Brasil se prepara para viver o 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pRead More
Sob o tema “Mística e Profecia na Secularidade”, a abertura do congresso buscou trazer a reflexão acerca das novas formas de ações e o fortalecimento da identidade da Consagração Secular. Participaram do evento, consagrados de 15 países da América Latina e Caribe que se apresentaram no aRead More
A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) esteve reunida na manhã da quarta-feira, 2 de agosto, para dar andamento na preparação do 19º Encontro Nacional de Presbíteros, o ENP, a ser realizado de 24 a 30 de abril de 2024, no Santuário Nacional de Nossa Aparecida, em Aparecida, São PauloRead More
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou na tarde desta quarta-feira, 26 de julho, o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2022. O evento de lançamento ocorreu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF) e contou com a Read More
Em todo o Distrito Federal, ela pretende implantar 30 padarias. O projeto prevê a doação, por meio de empresas solidárias, de kits de padaria, que incluem fornos e equipamentos de panificação. Ela falou da alegria de estar participando da ação junto ao projeto da CNBB. “É um trabalho lindo Read More
A CNISB sediará o XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe que acontecerá em São Paulo, de 1 a 6 de agosto de 2023. O tema é “Mística e Profecia na Secularidade” e busca escutar os novos apelos da América Latina e do Caribe e, ao mesmo tempo, descobrir novas formRead More
A ação foi desenvolvida em três etapas entre abril e junho, alcançando diretamente 4.012 famílias e aproximadamente 16 mil pessoas, em 34 municípios que decretaram situação de emergência no Maranhão em função das enchentes no Estado. As famílias receberam cesta básica, um kit de limpezRead More
82 foram aprovados para receberem os recursos provenientes do Fundo. O valor total distribuído entre os projetos será de R$ 1.898.330,03. Os projetos aprovados atendem a três eixos. 34 deles fazem parte do eixo 1 que é voltado para o enfrentamento da insegurança alimentar; 30 são voltados pRead More
A inspiração para a música, segundo o autor José David Melo, da arquidiocese de Aracaju (SE), surgiu a partir de melodias anteriores, sobretudo das suas preferidas que são as de 2017 e a de 2020. “É muito gratificante contribuir com essa campanha que é muito importante para a Igreja no BrasilRead More
A série de vídeos “Fraternidade em Ação” chega ao quarto vídeo e apresenta uma experiência voltada para a leitura, o projeto “Lê pra mim”, realizado na arquidiocese de Natal (RN). A iniciativa é desenvolvida pela Casa da Criança, escola dirigida pela Congregação das Filhas da Caridade, naRead More
O assessor das Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, reforçou na abertura que o Seminário, que vai até o próximo domingo, 17, tem como foco compreender o processo das campanhas da CNBB, a administração dos seus fundos, celebrar os 60 anos da Campanha da Fraternidade, avaliar a Campanha da FratRead More
O assessor das Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, salientou que depois de vários anos realizando o seminário em formato virtual, as expectativas são as melhores para o reencontro pessoal. Desta vez com a presença de muitos comunicadores, o que pode ajudar a dar um salto de qualidade na comuniRead More
O terceiro vídeo da série “Fraternidade em Ação”, fruto de uma parceria entre o Setor de Campanhas da CNBB e a Pascom Brasil, integrada à Comissão Episcopal para a Comunicação, apresenta a experiência do projeto “Santa Dulce dos Pobres – Brechó solidário e Oficinas”, desenvolvido naRead More
O segundo vídeo da série “Fraternidade em Ação”, fruto de uma parceria entre o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pascom Brasil que está articulada pela Comissão Episcopal para a Comunicação, apresenta a experiência do projeto “InstRead More
A Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, receberá mais um apoio da sociedade civil. O movimento multissetorial e suprapartidário Pacto contra a fome irá oferecer às comunidades do Brasil, em parceria com a CNBB, um guia sobre o combate à fome e ao desperdício dRead More
De acordo com o secretário-geral da CNBB, o tema é uma ponte que conduz da Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome, à Campanha da Fraternidade 2024, sobre a amizade social. Ele recorda também que o cartaz faz memória dos 800 anos do presépio e convida a caminhar rumo a BelémRead More
Dos 113 projetos avaliados foram aprovados, pelo Conselho Gestor, 73 que estavam em sintonia com os objetivos da CF 2023. A próxima e última reunião do Conselho Gestor será realizada no dia 29 de setembro. As entidades que queiram cadastrar novos projetos deverão apresentar seus pedidos, no perRead More
- DESTAQUE ESPECIAL, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 26/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Laicato
- 26/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Juventude, Santa Sé
- 26/09/2023
- Ação Sociotransformadora, Matéria Especial
- 22/09/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Destaque 2, POM
- 22/09/2023
- Ação Sociotransformadora, DESTAQUE ESPECIAL
- 22/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 22/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Liturgia
- 21/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Liturgia
- 19/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 18/09/2023
- Centro-Oeste
- 22/09/2023
- Nordeste 4
- 18/09/2023
- Amazônia, DESTAQUE ESPECIAL, Norte 1
- 15/09/2023
- Nordeste 2
- 11/09/2023
- Afro-Brasileira
- 13/09/2023
- Afro-Brasileira
- 22/08/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Pessoa Idosa
- 21/07/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Surdo
- 20/07/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Surdo
- 17/07/2023
- Criança, DESTAQUE ESPECIAL
- 13/07/2023
- Destaque 2, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Vocacional
- 12/07/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Pessoa Idosa
- 11/07/2023
- Destaque 1, Familiar
- 11/07/2023
- Destaque 1, Pessoa Idosa, Vida e Família
- 10/07/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Destaque 2, POM
- 22/09/2023
- CNLB, DESTAQUE ESPECIAL
- 25/08/2023
- Cáritas, DESTAQUE ESPECIAL
- 14/08/2023
- CNIS, DESTAQUE ESPECIAL
- 07/08/2023
- CNP, DESTAQUE ESPECIAL
- 03/08/2023
- Cimi, DESTAQUE ESPECIAL
- 26/07/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Social
- 26/07/2023
- CNIS, DESTAQUE ESPECIAL
- 18/07/2023
- Cáritas, DESTAQUE ESPECIAL, Nordeste 5
- 14/07/2023
- Destaque 1, Fraternidade
- 21/09/2023
- Destaques, Fraternidade, Matéria Especial
- 17/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 15/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 15/09/2023
- CAMPANHAS, DESTAQUE ESPECIAL
- 13/09/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 04/09/2023
- Destaque 1, Fraternidade
- 18/08/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 15/08/2023
- Destaque 1, Evangelização
- 14/08/2023
- Destaque 1, Fraternidade
- 08/08/2023
CNBB TV