Artigos dos bispos
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
A primeira missão confiada por Deus à humanidade foi a de cultivar e guardar a Criação (cf. Gn 2,15). As Escrituras falam do Senhor Deus que cria um jardim como casa para a humanidade, onde Deus e humanos passeariam juntos. No entanto, essa convivência harmônica foi rompida pelo pecado. Apesar disso, Deus não desistiu da humanidade. Ele a acompanha e a exorta à conversão. Faz isso com tal amor que enviou seu próprio Filho para a nossa redenção. E ressuscitou seu Filho dos mortos submetendo a Ele toda a Criação (cf. Ef 1,10).
Como Igreja peregrina, vivemos entre um jardim e outro: aquele de onde fomos expulsos pelo pecado, e aquele para onde caminhamos ao encontro do Senhor. Somos chamados à responsabilidade. Não podemos mais continuar respondendo à pergunta de Deus feita a Caim – “Onde está teu irmão?” (Gn 4,9), como se não tivéssemos nada a ver com o fato de que a terra está sendo devastada.
Quando o anjo que subia do Oriente gritou aos anjos destruidores: “Não danifiquem a terra, o mar e as árvores” (Ap 7,3), ele gritava a todos os responsáveis pela destruição. Somos responsáveis pelo envenenamento dos Yanomami em Roraima quando compramos ouro minerado ilegalmente lá. Somos responsáveis quando elegemos e apoiamos representantes públicos que não respeitam os acordos internacionais de mitigação do aquecimento global.
A Igreja neste país não se furta da tarefa de defender os biomas brasileiros, especialmente a Amazônia. Assim, justificam-se as várias Campanhas da Fraternidade dedicadas aos temas ecológicos. Registre-se que a CNBB conseguiu que o Congresso Nacional aprovasse, em 2022, a lei n. 14.393 que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, para instituir a Campanha Junho Verde.
Estudos mais recentes comprovam que a Amazônia não é uma floresta intocada pela humanidade; ao contrário, ela tem sido plantada e cultivada pelos povos indígenas (Levis, 2017), que aprenderam a conviver com seus ritmos, há pelo menos 12 mil anos. Esses povos cumpriram o mandato de Deus de guardar a Criação. Porém, a expropriação de suas terras em vistas do latifúndio, da monocultura, do agronegócio ou da mineração fomenta o desmatamento e as queimadas na Amazônia.
Há quem não compreenda a relação entre a conversão ecológica e a fé cristã. O Papa Francisco, na Laudato Si’, 217, citando Bento XVI, reafirma que a expansão dos desertos exteriores está intimamente ligada ao crescimento dos desertos interiores. A conversão ecológica é consequência do verdadeiro encontro com Jesus. Ele veio para que todos tivéssemos vida em abundância (cf. Jo 10,10). Por isso, essa conversão precisa se dar em vários níveis simultaneamente: desde o pessoal até o comunitário e o global. Porque não existe uma única resposta como solução, visto que não há duas crises separadas, mas, “uma única e complexa crise socioambiental” (LS, 139).
Estejamos atentos aos sinais dos tempos, aos apelos de Deus, da Igreja e da própria Criação. Tais sinais nos ajudam a tirar as escamas dos nossos olhos e a propor e acompanhar a elaboração de políticas públicas como a Campanha Junho Verde. É urgente que sejamos mais educados e formados na fé como guardiões da Criação, corresponsáveis pela vida dos irmãos e irmãs mais marginalizados, na tentativa de que a vida não continue sendo devastada pelos cataclismos que têm se tornado tão comuns nos últimos anos. Lembremo-nos de que tudo está interligado. E tudo depende da nossa conversão.
Referências
LEVIS, C. et al. Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition. Science. v. 355, n. 6328, p. 925-31. 3 mar. 2017.
Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Solenidade de Corpus Christi 19/06/25 (Lc 9,11-17).
Na celebração de Corpus Christi (Lc 9, 11-17) se fala da multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus não é insensível diante dos sofrimentos e da fome de seus ouvintes. Intervém fazendo sua parte, mesmo deixando claro que não veio apenas para isso. Haveria de dar um outro pão já prometido: o da Eucaristia (seu corpo e sangue) este somente Ele podia oferecer.
Na última ceia, Ele – Jesus, nos deixou dois sacramentos: o do perdão e o da Eucaristia, precedido de uma grande exigência: o mandamento do amor, ou seja, amar como ele amou. Portanto, não basta amar o próximo como a si mesmo, mas como o Cristo nos amou. Isto é preciso tornar-se bem claro para nós, como cristão. Jesus mandou amar, não pergunto se isso era fácil ou difícil. Mandou amar e sempre.
Qual foi o contexto? O da última ceia, ou seja, o do amor-serviço pois, Jesus, neste contexto havia lavado os pés dos discípulos. Amar, portanto, é querer bem e servir. Ele-Jesus foi o maior servidor, oferecendo sua vida toda, para nossa salvação. Portanto, não pode haver celebração da Eucaristia, fora da realidade do amor-serviços.
Isto é “meu corpo” isto é “meu sangue” disse Jesus. Outrora alguns discípulos, diante de tal afirmação, se insurgiram e começaram a ir embora, ou já a abandonar o Mestre. Mas Jesus, não retirou a sua palavra e ainda lhes perguntou: “quereis vós ir também?”. Pedro, então respondeu pelos apóstolos de ontem e de hoje: “só Tu tens palavras de vida eterna”. E continuaram fiéis ao mestre. E nós? A decisão mais uma vez: é minha, tua, nossa.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Sempre forte e interpelante é o gesto poético-espiritual do Papa Francisco, na Praça São Pedro – a praça das multidões. Somente o Pontífice, trajando o branco da paz, em oração na praça vazia, naquele contexto de pandemia da COVID-19, que dizimou tantas vidas. Das palavras proféticas de Francisco ecoou a sabedoria do Evangelho inspirada na cena da tempestade que amedrontou os discípulos de Jesus: “Ninguém se salva sozinho. Todos estão na mesma barca”. Esta convicção é uma sabedoria que se contrapõe ao orgulho pretensioso e à ingratidão, fundamentos da torre de Babel que é monumento à soberba humana. A consciência de que se está em travessia, partilhando o trajeto de toda a humanidade, assevera a verdade de que todos estão “na mesma barca” e só a humilde atitude de se reconhecer como membro de um mesmo “corpo”, que é a “barca”, pode levar ao cultivo do sentimento de pertencimento, desdobrado na sábia coragem para contribuir no enfrentamento da “tempestade” que leva perigo a todos.
Sabiamente, a Igreja Católica, na sua tradição e ensinamentos bimilenares, se reconhece como uma “barca”, a “barca de Cristo”, sob o leme comandado por Pedro, em uma travessia perigosa e exigente. A riqueza dessa metáfora, com força sapiencial e em tom de advertência, é aplicável à humanidade, à família de cada um, às instituições. Em todos os contextos, ninguém se salva sozinho. Essa incontestável verdade, para alicerçar a corresponsabilidade de uns pelos outros, pede atitudes fundamentadas em adequada envergadura moral, espiritual e humanística, essencial a uma “travessia” vitoriosa. Essa adequada envergadura não pode ser confundida com capacidade intelectual. Aliás, causa perplexidade constatar que há cidadãos racional e intelectualmente muito capacitados, mas com sérios comprometimentos humanos e emocionais. Revelam essas lacunas na incompetência para superar mágoas, na inabilidade para exercer a gratidão pelo muito que receberam. Assim, julgam-se no direito de agir tiranicamente e tudo reduzir ao tamanho de suas emoções, ao seu modo de enxergar situações, pessoas.
Os que se deixam contaminar pela ingratidão não são capazes de perceber: nas suas próprias conquistas também estão inscritos aqueles com os quais se partilha a mesma “barca de travessia”. A incapacidade para reconhecer a importância do semelhante na própria vida leva à perda de oportunidades, alimenta o ódio, desencadeando ataques. Um caminho que pode até levar a conquistas efêmeras, pois são alcançadas com prejuízos à própria “barca”. A falta de competência para enxergar que “ninguém se salva sozinho” explica a escassez de lideranças transformadoras. Ao invés de líderes, na sociedade surge cada vez mais pessoas enjauladas no cartório de seus interesses, situados no horizonte encurtado das convicções próprias. Consequentemente, convive-se com prejuízos de todo tipo, das impositivas depredações ao meio ambiente, inflamando reações perigosas da natureza, até o desrespeito a direitos, desconsiderando a dignidade humana, justificando os preconceitos, a propagação de mentiras, autoritarismos e manipulações.
“Todos na mesma barca” deve ser interpelante princípio existencial para fecundar uma espiritualidade do respeito e da gratidão, da generosidade e da humildade, do compromisso com a vida de todos, para dissipar mágoas que multiplicam inimigos, ódios que justificam todo tipo de guerra. Esse princípio existencial e espiritual- “todos na mesma barca” – pode ter propriedades que alicerçam pertencimentos restauradores e promotores do bem comum. E, assim, qualificar a política, iluminar procedimentos profissionais e garantir legalidades a funcionamentos institucionais, articular melhor os poderes de uma república e amenizar as irritações que têm pautado relacionamentos nos lares, nas redes sociais e em tantos outros ambientes. A espiritualidade do pertencimento mútuo e fraterno é saída para a superação de naufrágios com perdas irreversíveis, alimentados pela guerra de palavras.
Ao invés de guerrear por palavras, cultivar a espiritualidade do pertencimento mútuo e fraterno. Ajuda nesse exercício acolher o que diz Santo Antônio, hoje celebrado: “Cessem as palavras, falem as obras”. Palavras sem obras podem estar na contramão da “barca”, deixando-a à deriva. Vale adotar princípio evangélico que é regra de ouro: o outro é sempre mais importante porque todos estão na mesma “barca”. Desconsiderar esse princípio é singrar rumo à tempestade, perecer por cultivar sentimentos e atitudes que levam às profundezas. Ainda há tempo de se salvar. O caminho é se pautar pela consciência de que todos estão na mesma barca.
O Maior Santuário Mariano do Brasil, em Aparecida (SP), será entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, o principal destino da juventude brasileira. O Jubileu dos Jovens, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude CNBB, integra as celebrações do Ano Santo com o tema “Peregrinos da EsperRead More
A Pesquisa Nacional sobre Juventudes e Fé busca compreender a realidade, os valores, a espiritualidade e os anseios das juventudes brasileiras. As respostas servirão como base para a atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude, publicado em 2007, e que agora será renovado à luz Read More
A coleção percorre a história e os princípios da Doutrina Social da Igreja (DSI) para inspirar a ação dos cristãos diante dos desafios socioambientais de hoje. O lançamento terá transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Instituto Humanitas Unisinos e da Cepast-CNBB. A coleção que contRead More
Na segunda live do ciclo formativo sobre a iniciação à vida cristã, este tema será aprofundado com a ajuda dos membros da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): dom Leomar Brustolin, dom Juarez Souza e dom Andherson FranRead More
O seminário destacou alguns dos grandes desafios que implicam em grandes sofrimentos e se apresentam como riscos que podem custar a vida de migrantes e refugiados. Por outro lado, foram elencadas sugestões e indicações de caminhos e iniciativas para fortalecer e ampliar o serviço da Igreja juntRead More
A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início ao ciclo de lives formativas sobre a Iniciação à Vida Cristã. Serão cinco encontro virtuais neste mês de junho, transmitidos pelo canal da CNBB e da Edições CNBB no Read More
A Comissão promove, ao longo do mês de junho, um ciclo especial de lives voltado à formação de catequistas. Os encontros acontecem nos dias 12, 16, 24, 26 e 30 de junho, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da CNBB no YouTube: Edições CNBB e CNBB Nacional. A proposta das lives é apRead More
Durante os dois dias de aprofundamento, reflexões e discussões, o SPM, as organizações, pastorais e redes comprometidas com os migrantes e refugiados vão avaliar como tem sido realizada sua ação e os impactos sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e ecológicos que a influencRead More
O Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB realizou, na última semana, o 15º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS), em Goiânia. Com cerca de 350 participantes, o evento foi oportunidade de avançar nas reflexões sobre o tema “Espaço litúrgico e piRead More
A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 9 de junho, a festa litúrgica de São José de Anchieta, conhecido como o “Apóstolo do Brasil”. Missionário jesuíta e figura central na evangelização do território brasileiro no século XVI, Anchieta é considerado um dos grandes responsáveRead More
Nos dias 4 e 5 de junho, os bispos do regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal (CONSER Leste 1), realizada no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu os bispos das dioceses do Estado dRead More
A tradicional celebração de Corpus Christi em Curitiba deve reunir mais uma vez milhares de pessoas com dez horas de programação. Dia 19 de junho será um dia de arte, solidariedade, fé e unidade. Missa, procissão, peças teatrais, atrações musicais estão na programação. Com o tema “JeRead More
Na quinta-feira, 5 de junho, a Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás (CPT Goiás) lançou a publicação Conflitos no Campo 2024 – Análise dos Dados Registrados em Goiás. O evento contou com a participação de diversas entidades ligadas aos trabalhadores rurais e à organização dos trabRead More
Reunidos em Assembleia de ontem, dia 3, até amanhã, dia 5, em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, o episcopado paulista, numa sessão reservada, confirmou a nova presidência do regional Sul 1 após a transferência do até então presidente da entidade dom Júlio Endi Akamine nomeado como arcebispRead More
Com o tema “Cuidando de quem cuida, construindo caminhos de esperança”, a Pastoral Juvenil do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE3) realizou, entre os dias 2 e 4 de maio, em Aracaju (SE), um encontro que reuniu lideranças jovens e assessores adultos das 2Read More
O Grupo de Trabalho do Projeto “Padres para Igreja em Santa Catarina”, do regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou uma carta endereçada aos párocos, coordenadores da pastoral vocacional e membros do Serviço de Animação Vocacional das dioceses e arquidiocRead More
Dom Luciano Cabral Duarte foi o segundo arcebispo de Aracaju, entre 1971 e 1998. Foi filósofo, comunicador, educador, membro dos Conselhos Estadual e Federal de Educação e encarregado de dirigir o processo de criação da Universidade Federal de Sergipe. Também assumiu funções na CNBB, no ConsRead More
Instituída pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Este ano de 2025 é o 25º ano de mobilização nacional. O regional Nordeste 5, através da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor e da PastoraRead More
O evento foi assessorado por Raquel Torniolo Schneider, assessora do Setor de Espaço Celebrativo da Comissão de Liturgia da CNBB. De acordo com a coordenação regional do Setor, esta segunda edição do Seminário teve como objetivo aprofundar o conhecimento na área, em vista de melhorar a qualiRead More
No total, serão nove episódios, cada um apresentando um trecho da bula de proclamação do Jubileu convocado pelo Papa Francisco. Além do trecho do documento, o material conta com comentários de padres das dioceses do Paraná. No segundo episódio da série, são apresentados os tópicos 2,3 e 4Read More
Com o tema “Migração e esperança: sempre no caminho com os migrantes”, a 40ª Semana do Migrante foi aberta no domingo, 15, em celebração solene no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dRead More
O seminário destacou alguns dos grandes desafios que implicam em grandes sofrimentos e se apresentam como riscos que podem custar a vida de migrantes e refugiados. Por outro lado, foram elencadas sugestões e indicações de caminhos e iniciativas para fortalecer e ampliar o serviço da Igreja juntRead More
Entre os dias 7 e 9 de agosto, Brasília acolherá o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur). Com o tema “Caminhar como Povo de Deus – Pastur, expressão do cuidado com os que chegam e acolhem”, o encontro propõe um olhar pastoral sobre os fluxos turísticos, promovendo o acolhimeRead More
Em todo o país, foram realizados retiros, encontros de formação, peregrinações jubilares dos comunicadores, palestras e outras atividades que marcaram a celebração em paróquias, dioceses e regionais da CNBB. No Santuário Nacional de Aparecida, o presidente da Comissão Episcopal para ComuniRead More
A Coordenação da Pastoral da Comunicação no Brasil (Pascom Brasil) disponibilizou a identidade visual do 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A arte oficial já pode ser acessada e utilizada para as ações de comunicação e divulgação da data, marcada para o dia 1º de junho. O materRead More
O documento reúne dados coletados entre 2022 e 2024 e aponta um cenário de agravamento das ameaças aos povos das águas em todo o país. Foram sistematizadas informações de cerca de 450 comunidades pesqueiras em 16 estados brasileiros, revelando que mais de 32 mil famílias enfrentam situaçõeRead More
O evento será realizado no dia 24 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) e terá como tema “Família, peregrina da esperança”. No domingo (25), será realizada a Peregrinação Nacional das FamíliasRead More
O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos em 7 de abril. Dom Roberto Ferrería Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde, afirma que o cuidado para com todos aqueles que se encontram em condições de vida extenuantes, ou sofrem patologias ou deficiências que limitam fortemente a autonRead More
Em sua Mensagem para o 62° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 11 de maio próximo Papa escreve: “Toda a vocação, sentida na profundidade do coração, faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço, como fonte de esperança e caridade e não coRead More
Colaborando com os missionários Scalabrianos no apoio aos migrantes brasileiros, em uma ação animada pela CNBB, por meio de sua Comissão Missionária, com a Pastoral de Brasileiros no Exterior, o padre diz sentir que Deus o escolheu porque era necessário viver esta missão. “Mas na experienciaRead More
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza, entre os dias 19 e 22 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o seu 8º Encontro Nacional e a sua 43ª Assembleia Geral Ordinária, com a eleição de uma nova presidência. A ocasião marca o Jubileu de 50 anos do organismo, fundaRead More
Segunda edição do Congresso de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo (SP), com apoio da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)Read More
No próximo dia 25 de junho de 2025, o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, vai recebeu um momento especial para o clero do Brasil: o Jubileu dos Presbíteros do Brasil em Roma. A celebração integra a programação do Ano Jubilar 2025 – Peregrinos de Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e conRead More
Este material em vídeo, que inclui boletins diários e reportagens especiais, funciona como um documentário vital para todos que desejam se aprofundar nas discussões e encaminhamentos deste importante evento eclesial para as Américas. A produção é das Pontifícias Obras Missionárias do BrasiRead More
O documento trouxe à tona dados alarmantes, embora com uma leve diminuição no número total de conflitos, quando comparado a 2023. Apesar da queda no número geral de conflitos, a realidade permanece desafiadora, com a violência por terra e água permanecendo entre os maiores da história do relRead More
A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realiza sua 27ª Assembleia Geral Eletiva no próximo mês de julho e terá uma presença especial. O evento contará com a participação da prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, irmã Simona Read More
Durante a reunião, os participantes reforçaram a necessidade de ações urgentes para enfrentar os desafios ambientais e sociais na Amazônia. Os bispos apresentaram um panorama atualizado da situação socioambiental, baseado na escuta realizada em 2023 junto às comunidades locaisRead More
O congresso reunirá seminaristas de diversas dioceses do Brasil, proporcionando um espaço de reflexão, formação e vivência missionária. A programação contará com conferências, oficinas, momentos de espiritualidade e partilhas de experiências missionárias, incentivando o compromisso evanRead More
Em sintonia com a CF 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), em parceria com a Universidade Franciscana, as Pastorais Universitária e da Educação e o Instituto Franciscano de Espiritualidades e Humanidades, laRead More
Entre os dias 14 e 16 de março, missionários de todo o Brasil se reuniram na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), para partilhar experiências, fortalecer laços e traçar os próximos passos da missão evangelizadora no país. O encontro foi marcado pela atualizaRead More
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publica nesta terça-feira, 6 de maio, o Edital 01/2025 do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) para apoio financeiro a projetos relativos à Campanha da Fraternidade 2025 cujo tema foi “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema:”Deus viu que tudRead More
Dessa vez, o portal da CNBB convidou o padre Jair Costa, do Setor Música Litúrgica da CNBB, para explicar as regras do edital. Dentre os critérios, ele salientou, em vídeo, que os interessados em se inscrever no concurso deverão participar de três formações prévias, as quais serão ofereciRead More
O assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, orienta que é importante, como aprendizado da Campanha da Fraternidade 2025 – que continua ao longo do ano – assumir atitudes pessoais, comunitárias e sociais de respeito e cuidado com a Casa Comum como sinal e gesto concreto da Páscoa e de RessurRead More
Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que financia projetos sociais em diversas regiões do país, especialmente aqueles voltados às populações em situação de vulnerabilidade. Um dos projetos que recebeu apoio do FNS em 2024 foi a Associação AmparRead More
No interior de São Paulo, o trabalho da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) foi um dos contemplados com os recursos oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. A Adevirp atua no trabalho de inclusão e desenvolvimento de pessoRead More
Entre as 238 iniciativas aprovadas em 2004 pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade está o projeto “Amizade Social e Valorização da Vida: Espiritualidade e promoção humana na prevenção ao suicídio” que atingiu 1.500 pessoas, em palestras, cRead More
O projeto, apoiado com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, envolve mulheres que residem na periferia de Passo Fundo, nas chamadas ocupações urbanas, mães-solo e mulheres de baixa renda. Os encontros mensais possibilitam um espaço de encontro, de fortalecimento da amizade social e de Read More
A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira, uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, a cerimônia contou com a presença de representantes da Conferência NaRead More
De acordo com o edital, os interessados em propor letras e melodias para o hino da Campanha da Fraternidade 2026 deverão de três formações prévias, as quais serão oferecidas on-line, específicas para o concurso. Os encontros virtuais acontecem nos dias 12, 14 e 16 de maio, a partir das 20hRead More
O Projeto Avicultura do Povo Xakriabá foi contemplado com os recursos da Campanha da Fraternidade 2024 no eixo 3 – Projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção de emprego e renda. Os recursos foram destinados à compra de materiais de construção e equipamentoRead More
- Ação Sociotransformadora
- 16/06/2025
- Animação Bíblico-Catequética
- 16/06/2025
- Ação Sociotransformadora
- 13/06/2025
- Animação Bíblico-Catequética
- 13/06/2025
- Centro-Oeste
- 10/06/2025
- Ação Sociotransformadora
- 13/06/2025
- Comunicação
- 02/06/2025
- Comunicação (Pascom)
- 24/04/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 16/05/2025
CNBB TV