ARTIGOS DOS BISPOS
Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)
Cristo aponta para a Amazônia, dizia São Paulo VI. A Amazônia é a atenção do Brasil e de muitas nações no mundo, devido as suas riquezas, as águas, os povos, as florestas. As suas dimensões são enormes de modo a atrair a vista de milhares de pessoas. É uma região rica de biodiversidade e de suas culturas; ela é de uma vida plena e íntegra, que canta a vida e também ao seu Criador1. No entanto, a vida na Amazônia recebe ameaças pela destruição, exploração ambiental, violação dos direitos humanos elementares2 e, sobretudo alguns povos do campo, das cidades e das florestas sofrem a realidade da fome. Jesus nos ensina para dar de comer a quem passa por necessidade de comida (Mt 14,16).
Os Estados da região amazônica.
São ricos de povos, pessoas, minérios, de alumínio, cobre, entre outros produtos minerais, sendo estes objetos de importação interna e exportação, para outros países. A Igreja está presente com o trabalho da evangelização das pessoas, dos povos originais, levando a Palavra de Deus, formando comunidades e a realização dos sacramentos. Para o enfrentamento da fome têm um trabalho importante junto às periferias com as cestas básicas, outras ações caritativas e reivindicando políticas públicas.
Em relação à questão social é preciso que as empresas invistam mais nos povos da Amazônia. Não se podem negar iniciativas por parte das empresas com as comunidades locais, mas o fato é que as riquezas naturais são tiradas, e estas não se repõem pela vida natural de modo que é preciso valorizar mais as populações, com indústrias, empregos, sobretudo para os jovens. Os jovens são chamados a permanecer na realidade do campo, se houver também uma valorização da agricultura. Desta forma a questão da fome seria mais amenizada quando o lucro, e o dinheiro não falassem mais alto que a valorização do ser humano. Muitas pessoas vêm de outros estados em busca de emprego na região dos Estados do Norte, e muitas vezes não o encontram tornando-se difícil a situação de vida para estas pessoas. A comunidade eclesial é chamada a acolher as pessoas para integrá-las nas pastorais, nos movimentos e nos serviços e na vida comunitária.
A fome presente.
A realidade da fome está presente nos povos do campo e das cidades. As famílias não conseguem os seus sustentos, e não tendo subsídios ou mesmo são convidadas a saírem de suas terras de modo que elas vão para o meio urbano, formando cidades com bairros grandes. Muitas destas famílias são obrigadas a morar perto de rios que no período das chuvas inundam as suas casas. É preciso a existência de políticas públicas para as famílias que moram perto dos rios, estão nas periferias das cidades para que a fome seja superada pela partilha, como nos fala a palavra de Deus na multiplicação dos pães. Jesus multiplicou os pães, salvando a situação daquela multidão faminta e não a mandando ir para as localidades, vilarejos a procurar comida (Mt 14,13-19).
O reconhecimento de uma política pública.
Em nossa região, o sul do Pará, mas também na Amazônia, percebe-se a importância da agricultura familiar como forma de ajudar as pessoas a superar a fome e ela está ligada às escolas. O texto-base tem presente uma política pública colocando o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como um exemplo de políticas públicas exitosas no combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil. O programa garante o direito à merenda escolar, condições nutricionais e de saúde para cerca de quarenta milhões de estudantes em todo o País. Outro dado importante desta política pública é que a grande maioria de gêneros alimentícios é adquirida da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, possibilitando desta forma uma alimentação saudável com os produtos provenientes do agro ecologia para as escolas do campo e da cidade. A agricultura familiar está bem presente na região amazônica, de modo que ela ajuda a combater a fome neste imenso universo da vida dos povos amazônicos.
A migração na Amazônia e a realidade da fome.
A Palavra de Jesus pede a todos nós que sejamos pessoas acolhedoras dos migrantes para que a realidade da fome seja superada. O fato é que a Amazônia é uma das regiões com maior mobilidade interna e internacional na América Latina. Diversas são as causas sociopolíticas, de perseguição atraídos por projetos políticos, mega-projetos que atraem trabalhadores, mas que expulsam os habitantes dos territórios afetados. Fica claro também que a questão da migração não é bem assistida devido à falta de serviços básicos dos quais os migrantes necessitam. As pessoas perambulam sem comida e sem alojamentos nos centros urbanos3. Muitas vezes a Igreja e mesmo o poder municipal assistem aos migrantes com casas de acolhida, dando comida e assistência médica. Este fenômeno da migração atinge também as famílias porque quando o pai necessita partir para lugares distantes em busca de trabalho e de condições de vida, deixa a mulher e as crianças crescerem sem a figura paterna. A Igreja e a sociedade são convidadas a acolher os migrantes que vem de longe em busca de vida digna de modo que amenize a problemática da fome.
Os povos indígenas, guardiões da floresta da Amazônia.
Os povos indígenas são os guardiões da floresta amazônica. Graças ao Criador, à consciência sempre mais consistente à ecologia integral e aos povos originais, a floresta continua de pé. O Papa Francisco insiste na defesa dos povos indígenas para que os seus direitos sejam respeitados. Ele afirmou em uma de suas mensagens que o fogo que vai devastando a Amazônia não é do Evangelho. Ele disse que o fogo de Deus é o calor que atrai e congrega na unidade. Ele se alimenta com a partilha e não com os lucros4
O fato é que as suas terras são cobiçadas por interesses econômicos, políticos devido as suas florestas, árvores, nascentes, minérios, o que faz com que as suas lideranças tenham as suas vidas expostas, ameaçadas e mortas, por defenderem os seus povos e as florestas. Muitos destes povos têm a sua sobrevivência saudável, com mandioca, milho, arroz, castanhas, e outros alimentos. Mas também existem povos indígenas que passam necessidades alimentares. No tempo da pandemia alguns dos povos indígenas receberam ajudas provenientes de diversos segmentos da sociedade. A Igreja Católica, o CIMI, a FUNAI e outras entidades sociais ajudaram e ainda ajudam com alimentos devido à fome de muitas pessoas. É muito importante a defesa dos povos indígenas, e estimulá-los as suas vidas nas florestas com a plantação de sementes básicas para uma vida digna deles em suas florestas, rios, moradias e bem estar.
A Campanha da Fraternidade impulsiona as comunidades para uma vida de fraternidade neste tempo da Quaresma para que as pessoas que passam fome sejam assistidas, ajudadas com os alimentos e com políticas públicas. O Papa Francisco falou que o sonho das pessoas é de uma Amazônia que integre e promova os seus habitantes em vista do bem-viver5. O Senhor nos ajude nesta missão bonita de integrarmo-nos à realidade amazônica, vivendo uma Igreja amazônica para que assim os povos sejam protagonistas da evangelização e da vivência da palavra de Deus, do Mestre em relação à fome: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto anual da Campanha da Fraternidade, ocorre durante a quaresma. Este ano, acontece no dia 2 de abril, Domingo de Ramos. A coleta da Campanha da Fraternidade é realizada em todas as dioceses do país e os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais e pastorais das próprias dioceses e, também, de outras regiões do país. Dessa forma, a Campanha da Fraternidade contribui para a promoção da solidariedade entre as diferentes regiões do Brasil e para a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis.
Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
Em 2023, a Campanha da Fraternidade convocou todos os fiéis a refletir à luz da fé o impacto da fome no nosso país. Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16), refletimos durante toda a Quaresma sobre a importância de saciar a fome de nossos irmãos mais necessitados. Com mais de 33 milhões de brasileiros em situação de pobreza e fome, é uma tema muito pertinente escolhido pela Igreja.
Como cristãos, nosso papel é sempre trabalhar para reduzir a fome e diminuir os impactos dela na nossa sociedade. Por isso, entre os gestos mais concretos da Campanha da Fraternidade, está a coleta deste Domingo de Ramos. Podemos fazer a nossa parte doando o resultado da nossa penitência durante a quaresma, aquilo que jejuamos e nos abstemos, ou mesmo, doar trabalhos sociais na nossa paróquia e comunidade.
Devemos viver o espírito fraterno dentro da nossa comunidade, partilhando o pão e com o mesmo olhar amoroso que Jesus teve com os irmãos e irmãs mais necessitados. Se cada um fizer um pouco, esse pouco de cada um será muito.
A Coleta da Fraternidade é um excelente momento para demonstrarmos, ainda, nosso amor pela Igreja e a ação do Espírito Santo em nossa vida. Sejamos gratos e generosos diante de tudo de bom que Deus faz em nossas vidas. Ao fazemos a nossa doação na coleta deste domingo, estamos contribuindo diretamente com as obras de evangelização e com a superação da fome em nosso país.
Abramos nossos corações para entrarmos na Semana Santa com o coração puro e preparados para vivermos santamente a Páscoa de Nossa Senhor.
Saudações em Cristo!
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 05
Caros diocesanos. A quaresma vai adiantada e já nos familiarizamos com o tema da Campanha da Fraternidade que, em 2023, mais uma vez trata da fome. Para a solução do problema da fome, não bastam ações ocasionais ou de ajudas de emergência, por mais importantes que estas possam ser, mas é necessário corrigir questões estruturais que levam a situações permanentes de fome. Por isso os cristãos não podem ficar indiferentes diante dos irmãos que passam fome e não têm vida digna.
O engajamento na busca de soluções eficazes para o drama da fome deve inspirar-se no evangelho, pois a solidariedade nasce da espiritualidade. A caridade é o distintivo que nos identifica, ela é inerente ao nosso ser cristão. Nossas mãos erguidas em oração devem ser as mesmas que ajudam os irmãos que não têm dignidade de vida, como Deus a quer: “Cada pessoa, grupo, comunidade e instituição é convocada a discernir a respeito do que pode fazer diante do flagelo da fome” (TB, n.165).
O texto-base da Campanha da Fraternidade dá algumas sugestões concretas:
O que eu posso fazer? – Partilhar com aqueles que mais necessitam, em âmbito de família, comunidade, escola, trabalho; praticar jejum e reverter os alimentos respectivos para os pobres; rever o estilo de alimentação, cuidar do desperdício, colaborar nas coletas e participar em conselhos que cuidam dos direitos de vida digna das crianças, dos jovens, dos idosos; apoiar pastorais sociais e envolver-se no voluntariado; na política com espírito cristão para combater a fome e a pobreza, etc.
O que nós, como comunidade-Igreja, podemos fazer? – Participar ativamente da Campanha da Fraternidade, organizada pela Igreja do Brasil, que destina 60% dos recursos arrecadados para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são enviados para o Fundo Nacional de Solidariedade; envolver-se em campanhas existentes que visam a solidariedade para a superação da fome e da pobreza na comunidade; incentivar as hortas comunitárias ou outras iniciativas, em vista de uma alimentação saudável e compartilhada; envolver-se em serviços de caridade e pastorais sociais que atuam na superação da desigualdade social e da fome; envolver os serviços pastorais como catequese, ministros extraordinários e demais lideranças comunitárias para refletir sobre a temática em questão e realizar ações concretas de combate à fome; incentivar a participação nos conselhos de direitos humanos; incentivar o ecumenismo, as escolas de Fé e Cidadania, a Doutrina Social da Igreja, etc.
O que nós, sociedade cidadã, podemos fazer e cobrar dos políticos eleitos? Promover audiências públicas que discutam a situação da fome e colaborar com políticas públicas para erradicação da fome; organizar grupos de orientação e educação alimentar, economia doméstica, horta em casa; promover atividades escolares sobre a fome; incentivar as hortas comunitárias, a produção diversificada de alimentos na agricultura familiar e investir na merenda escolar; ampliar as feiras populares; priorizar a vida dos cidadãos aos interesses econômicos e garantir alimentação acessível e saudável a todo povo, etc..
Para o sucesso da Campanha da Fraternidade é preciso que haja envolvimento de todos os atores eclesiais na organização, formação e divulgação. Todos os batizados devem unir-se neste serviço de comunhão eclesial, de formação das consciências e do comportamento cristão em vista da edificação de uma verdadeira fraternidade cristã: “Um conjunto de reflexões e ações que deve envolver o todo da Igreja, transbordando para o todo da sociedade” (TB, n.174). Desejamos a todos uma boa Campanha da Fraternidade.
Organizado pela arquidiocese da Paraíba, o evento cujo lema é “Comunicar para a cultura do encontro”, é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Comissão Episcopal para Comunicação Social, juntamente com a Pascom-Brasil e Signis Brasil – Associação CatRead More
Em vídeo, o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB também convidou os catequistas de todo o Brasil a participar do Congresso que acontecerá em Aparecida, SP, de 1º a 3 de setembro, para celebrar os 40 anos da publicação do Documento “CaRead More
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) promoveu o Encontro Nacional de Atualização para Diretores Espirituais de 27 a 30 de março, no Mosteiro de Itaici, em São Paulo, com o tema central “Espiritualidade: um caminho privilegiado para o crescimento integral da pessoa”Read More
A 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, realizada em Genebra no dia 28 de março de 2023, no marco da adoção pelo Brasil das recomendações do Relatório da Revisão Periódica Universal, contou com a participação de dom Vicente Ferreira, secretário da Comissão Especial de EcolRead More
Com o tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo, o encontro reuniu missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB e teve como principal objetivo iniciar o processo de preparação e reflexão da temática proposta para o 5º Congresso Missionário Nacional que é parte da preparação Read More
É por essa importância dada ao Documento “Catequese Renovada” que a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB irá realizar em Aparecida, São Paulo, de 1 a 3 de setembro, o Encontro Nacional em comemoração aos 40 anos do Catequese Renovada. As inscrições estão abertasRead More
Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o congresso será uma preparação para o 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024 em Porto Rico. Durante o lançamento foi apresentada Read More
Como destaques, o grupo encaminhou a organização da celebração inter-religiosa prevista para o dia 26 de abril, na programação da 60ª Assembleia Geral da CNBB que acontecerá em Aparecida (SP). A reunião também aprofundou a participação na próxima Assembleia do Conselho Nacional de IgrejRead More
De 21 a 23 de março, a Comissão para a Animação Missionária promoveu a 1ª reunião presencial do GT Igrejas Irmãs, participou dias 23 e 24 do encontro com 11 bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB. A Comissão participou também, de 24 a 26, da 38° Assembleia do Conselho MissioRead More
O tema que inspira a SOUC em 2023 é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17) foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. No Brasil, a semana ocorre de 22 a 28 de maio como um momento simbólico Read More
A cada ano, no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – que este ano será celebrado no dia 2 de abril -, acontece a coleta do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), cujos recursos são destinados para as mais diversas ações transformadoras em todo o país. No Regional Nordeste 3 da ConferênciRead More
Em visita às comunidades ao norte da Bahia, o bispo da diocese de Juazeiro e membro da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Beto Breis, OFM, escreveu uma nota em solidariedade às comunidades atingidas pela mineração. No dia 18 de Read More
A Comissão Regional da Pastoral Familiar (PF) do Regional Sul 2 esteve reunida nesse final de semana, 25 e 26 de março, na paróquia Santa Terezinha, na cidade de Sabáudia, diocese de Apucarana (PR). Esse foi o primeiro encontro presencial do ano de 2023 com a nova Comissão, eleita no final de 2Read More
Membros da Pastoral da Liturgia e Canto do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram de um encontro regional que aconteceu na Casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), entre os dias 24 a 26 de março. O encontro contou com aRead More
Na manhã do último domingo, 26 de março, o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, presidiu a missa solene de apresentação do novo bispo auxiliar, dom Reginei José Modolo – conhecido como dom Zico. A celebração aconteceu na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora Read More
O cuidado com a saúde psíquica dos padres e o fortalecimento da Pastoral Presbiteral nas dioceses foram temas abordados na primeira reunião da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná, realizada entre os dias 20 e 22 de março, em União da Vitória (PR). O encontro teve a presença de 19 pRead More
A diocese de Petrolina (PE) deu início a uma série de dez encontros para apresentar a dinâmica do 3° Ano Vocacional do Brasil que tem como tema “Vocação: Graça e Missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). A iniciativa também tem o objetivo de reorganiRead More
O retrato da fome está presente na vida de 80% dos piauienses. Os dados são da RBPSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), que aponta 33 milhões de brasileiros sobrevivendo em situação de insegurança alimentar. As estatísticas revelam que cerca de Read More
Na manhã da quarta-feira, 22 de março, a executiva da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial esteve reunida na sede do regional para a sua primeira reunião anual, tendo como foco a análise do planejamento da comissão. Estiveram presentes o bispo referencial, dom AilRead More
Conselho Permanente da CNBB aprovou o envio de uma ajuda humanitária no valor de 100 mil reais para a Comunidade tradicional Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão, atacada por homens armados que incendiaram casas e expulsaram moradoresRead More
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) divulgou novidades sobre dois eventos que serão realizados no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O Encontro de assessores e bispos referenciais da Pastoral Familiar, marcado para 23 a 26 de maio, terá momentos de integração com um eveRead More
A Comissão Regional da Pastoral Familiar (PF) do Regional Sul 2 esteve reunida nesse final de semana, 25 e 26 de março, na paróquia Santa Terezinha, na cidade de Sabáudia, diocese de Apucarana (PR). Esse foi o primeiro encontro presencial do ano de 2023 com a nova Comissão, eleita no final de 2Read More
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) apresentou e acolheu os novos casais e assessores responsáveis pelos setores Pré-Matrimonial, Casos Especiais e Pós-Matrimonial e pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). A live transmitida pelas redes sociais foi ocasiRead More
No dia 11 de março, representantes de sete dioceses do Paraná reuniram-se em Maringá com o objetivo de rearticular e retomar as atividades da Pastoral do Menor no estado, que está sem uma coordenação, em nível regional, desde 2021. O encontro contou com a presença e participação do arcebisRead More
A Pastoral da Criança alertou que os quadros de desnutrição de crianças brasileiras voltaram a aparecer e estão sendo somados a casos de obesidade, que continuam a subir. Ambas as situações, segundo a Pastoral, trazem grandes riscos para o desenvolvimento integral das crianças e podem afetáRead More
O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023, em Aparecida (SP). O objetivo é aprimorar a atuação conjunta e transversal em prol das famílias como serviço eclesial. O Encontro antecede o 13º Simpósio Nacional das Famílias, que terá como tema “Família, fonte de vocaçõRead More
O Conselho Pastoral dos Pescadores elegeu os membros da nova diretoria e secretariado nacional para o próximo triênio, durante assembleia realizada de 6 a 10 de março de 2023, em Recife (PE). Foi eleito presidente do CPP o bispo da prelazia de Tefé (AM), dom José Altevir da Silva, que já haviaRead More
O jovem designer vencedor do concurso contou que se inspirou no Evangelho citado pelo Papa Francisco na mensagem deste ano: “o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração”. O cartaz será Read More
O encontro dos coordenadores regionais do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV) aconteceu de 6 a 8 de março, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF). O encontro teve início com uma celebração eucarística presidida por dom José Albuquerque, bispo refereRead More
O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) acolhe até a próxima sexta-feira (10) a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). O encontro reúne membros do CPP de todas as regiões do Brasil, no Recife (PE), iluminados pelo tema “CPP: 55 anoRead More
Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), concretizando uma das decisões do Plano Trienal de Animação e Ação (2021-2023), têm a alegria de promover o Read More
Com o tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo, o encontro reuniu missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB e teve como principal objetivo iniciar o processo de preparação e reflexão da temática proposta para o 5º Congresso Missionário Nacional que é parte da preparação Read More
Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o congresso será uma preparação para o 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024 em Porto Rico. Durante o lançamento foi apresentada Read More
A iniciativa reuniu assessores de várias partes do país que compartilharam suas vivências e trouxeram sugestões para a ação do Cefep e das escolas de Fé e Política. Além disso, os participantes discutiram seus papeis no momento atual, fizeram reflexões sobre o ano eleitoral de 2022 e realiRead More
O congresso terá como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho”. O encontro tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missiRead More
Serão lançados cinco episódios que retratam as ações nos estados do Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima e, no mês de abril, será disponibilizado o episódio especial, mostrando a articulação da Rede Cáritas por meio das instâncias institucionais e parcerias. O material ficará disponRead More
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) se prepara para viver em seus quase mil grupos espalhados pelo país a 11ª Jornada Nacional da IAM, celebrando os 180 anos de existência da obra. A atividade acontece no dia 21 de maio e convida as crianças e adolescentes de todas as dioceses do BrasRead More
Na audiência pública, o presidente do Cimi, dom Roque Paloschi, deu início à sua fala com uma mensagem de solidariedade ao povo Yanomami. “Em nome do Conselho Indigenista Missionário, nossa profunda e irrestrita solidariedade com os povos Yanomami e Ye’kwana, que vêm sofrendo uma violênciRead More
Neste sábado, 11 de março, foram revelados os vencedores do Concurso de Desenhos da Infância e Adolescência Missionária – IAM. A live apresentada por Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária da IAM, apresentou os desenhos escolhidos na etapa nacional serão enviados para a Secretaria InternaRead More
A coordenadora do Projeto Núcleo Lux Mundi – parceria entre CNBB e CRB, vai integrar o grupo de especialistas que colaborará com o Grupo Regional da PCTM das Américas. O objetivo é ajudar na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança, do Adolescente e das Pessoas VulneráRead More
A Associação São Luís Orione de Buritis (Aslob), localizada na cidade de Buritis, em Rondônia (RO), de caráter beneficente e de assistência social, educacional e cultural desenvolve com seus assistidos, em contraturno escolar, inúmeras atividades pedagógicas. Trata-se de uma iniciativa que Read More
O responsável pelo projeto Gilberto Vieira, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) regional do Mato Grosso, informa que a iniciativa visa contribuir com o fortalecimento do povo Enawêne-Nawê por meio da formação sobre seus direitos constitucionais, como garantia e proteção de seu territRead More
Em 2022, o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, da Campanha da Fraternidade, beneficiou um projeto voltado à criação de pontos de coleta seletiva em comunidades missionárias de Manaus, no Amazonas. Trata-se do “Projeto Separar para Reciclar”, da Associação de Catadores Filhos de GuadalupeRead More
Realizado de 16 de agosto de 2022 a fevereiro deste ano, pelo Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), na Asa Sul, em Brasília (DF), o projeto “Inclusão Digital para Jovens Surdos” vem buscando cumprir um direito previsto no artigo 205 da Constituição Federal que reza que “a educação como dRead More
O projeto denominado “Inclusão Social e Acolhimento das Famílias” foi inscrito no eixo 2 do edital, que destina-se a auxiliar situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Aprovado pelo Conselho Gestor do FNS, a iniciativa pôde angariar recursos para a compra de 600 cestas com gRead More
Neste domingo, 2 de abril, a Igreja celebra a Solenidade de Ramos, o portal para a entrada da Semana Santa. É nas celebrações deste fim de semana que acontece, nas comunidades eclesiais, missionárias e católicas do Brasil, a Coleta Nacional da Solidariedade O gesto concreto de oferta da CampanhRead More
“Não podemos viver a fé de um modo individualista, fechados em nós mesmos. É preciso ir ao encontro do próximo, estendendo as mãos solidárias a quem sofre”. Assim o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor OliveRead More
A presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira, convoca os cristãos leigos e leigas assumir e animar esta campanha em suas comunidades e paróquias, “especialmente neste ano que traz a possibilidade de gerar alimento para aqueles e aquelas que necessitam”Read More
Para o primeiro vice-presidente da CNBB a doação à Coleta é uma forma concreta de se solidarizar com quem menos tem. “Sejamos generosos e colaboremos com nossa oferta que será destinada a quem mais precisa”, conclamou. 60% do valor arrecadado fica nas dioceses e 40% é enviado para compor o FunRead More
Em 2022, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, aprovou com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade cujo tema foi educação, 186 projetos, no valor total de 4,9 milhões de reais. O projeto “Gerando Renda” teve início em 1º de agosto e enRead More
- Comunicação, DESTAQUE ESPECIAL, Pascom-Brasil
- 31/03/2023
- Animação Bíblico-Catequética, DESTAQUE ESPECIAL
- 30/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 30/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Mineração e Ecologia Integral
- 30/03/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, CCM, DESTAQUE ESPECIAL, POM
- 29/03/2023
- Animação Bíblico-Catequética, DESTAQUE ESPECIAL
- 28/03/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, DESTAQUE ESPECIAL, POM
- 28/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 28/03/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, DESTAQUE ESPECIAL
- 28/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 27/03/2023
- Familiar, Sul 2
- 29/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Nordeste 5
- 21/03/2023
- Familiar, Sul 2
- 29/03/2023
- Criança, DESTAQUE ESPECIAL
- 16/03/2023
- Comunicação, Comunicação (Pascom), DESTAQUE ESPECIAL
- 13/03/2023
- Nordeste 2, Pescadores
- 07/03/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, CCM, DESTAQUE ESPECIAL, POM
- 29/03/2023