ARTIGOS DOS BISPOS
Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Com a Solenidade de Pentecostes chegamos ao término do tempo da Páscoa! Essa solenidade para nós é um marco do qual vemos o surgimento da Igreja que é sustentada e animada pelo Dom e pela Força do Espírito Santo. A palavra Pentecostes vem do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemoramos nesta solenidade o envio do Espírito Santo à Igreja. Em cumprimento à promessa de Jesus: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho” (Jo 15, 26-27). Dessa maneira, o Espírito foi enviado sobre os Apóstolos e Cristo está presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem de Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Ex 23, 14), dia de alegria e ação de graças, na verdade uma festa completamente agrária. Nesta festa, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se a festa da renovação da Aliança no Sinai (Ex 19, 1-16). No Novo Testamento, Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os Apóstolos, juntamente com Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos. Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): “Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos”. O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Somente no Santo Espírito podemos compreender que toda a criação e toda a história são penetradas pela vida de Deus que nos vem pelo Cristo; somente no Santo Espírito podemos perceber a unidade e bondade radicais da criação que nos cerca, mesmo com tantas trevas e contradições. É o Santo Espírito, doce Consolador, que nos livra do desespero e da falta de sentido!
Nele tudo se mantém, tudo tem consistência, tudo é precioso: “Encheu-se a terra com as vossas criaturas: se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais”. É por sua ação constante que tudo existe e persiste no ser. Sem ele, tudo voltaria ao nada e nada teria consistência real. Nele, tudo tem valor, até a mais simples das criaturas.
Sem ele, nada, absolutamente, podemos nós: “Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele!” Por isso Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer (Jo 15,5)”, porque sem o seu Espírito Santo que nos sustenta e age no mais íntimo de nós, tudo quanto fizéssemos não teria valor para o Reino dos Céus. Jesus é a videira, nós, os ramos, o Espírito é a seiva que, vinda do tronco, nos faz frutificar…
Ele é a nova Lei – não aquela inscrita sobre tábuas de pedra, mas inscrita no nosso coração (cf. Ez 11,19; Jr 31,31-34), pois “o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5). A lei de Moisés, em tábuas de pedra, fora dada no Sinai em meio a relâmpagos, trovões, fogo, vento e terremotos (cf. Ex 19); agora, a Nova Lei, o Santo Espírito nos vem em línguas de fogo e vento barulhento e impetuoso, para marcar o início da Nova Aliança, do Amor derramado no íntimo de nós!
Peçamos o Dom do Espírito Santo sobre cada um de nós e sobre as nossas comunidades, pois, é o Espírito Santo nos fortalece em meio as tantas dificuldades que enfrentamos. Ilumina-nos Divino Espírito, venha insuflar o teu amor em nossos corações para que possamos ser testemunhas vossas neste mundo que tão precisa de Ti.
Dom Leomar Antônio Brustolin
Arcebispo de Santa Maria (RS)
Após 50 dias da celebração da Páscoa, comemoramos a Festa de Pentecostes, quando recordamos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo. “Espírito Santo” é o nome próprio daquele que é reconhecido em muitas festas de nossas comunidades como a festa do “Divino”. Realmente, o Espírito Santo é Deus com o Pai e o Filho. No Novo Testamento, ele também é chamado de “Paráclito”. Esse termo foi apenas transposto do grego, pois não existe nenhum termo em português que traduza, adequadamente, todos os valores desse termo grego: defensor, auxiliador, consolador, assistente, advogado, procurador, conselheiro, mediador, aquele que exorta e lança apelos urgentes.
Ao prometer a vinda do Espírito Santo, Jesus o denominou de “Paráclito”, traduzindo, literalmente, assim: aquele que é chamado para perto de advogado (Jo 14,17; 15,26; 16,13). Paráclito é também habitualmente traduzido por “consolador”. Ora, Jesus é o primeiro consolador (1 Jo 2,1).
Esse espírito vem para os discípulos de Jesus, mas não para o mundo. O mundo não é capaz de apreender, nem de receber o Espírito. A expressão “o mundo não pode” indica a incapacidade radical do ser humano, abandonado a si mesmo, de alcançar a fé, de compreender a Palavra, de reconhecer o Espírito. Em outros termos, Jesus diz que o mundo não consegue perceber o Espírito em suas manifestações que, contudo, são reais, históricas e externas.
Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, o relato dos Atos dos Apóstolos narra que seus discípulos ficaram repletos do Espírito e começaram a falar em outras línguas. O evangelista São Lucas vê, nesse falar em todas as línguas do mundo, a restauração da unidade perdida em Babel; quando há confusão de idiomas, há divisão.
O dom principal do Espírito é que, atualmente, o Evangelho de Jesus é compreendido por todos. Seu anúncio não é restringido a um único povo, mas é destinado a todas as culturas, povos e línguas da Terra. A mensagem do Evangelho não é estranha a outras línguas fora da língua dos judeus. O Espírito faz com que cada povo perceba, na sua língua, que a Palavra de Deus é salvação para sua vida.
Geralmente se diz que o Espírito doa os sete dons dos quais cada pessoa tanto necessita para caminhar neste mundo. Na Bíblia, os números têm significado especial. O número 7 representa a perfeição. Podemos formá-lo fazendo 3 + 4 = 7. O número 3 representa a divindade (Trindade), e o número 4, as categorias básicas da criação: ar, água, terra e fogo. Já o número 12 simboliza a totalidade, pois 3 x 4 = 12. Os sete dons (Is 11,1-2) são qualidades que Deus nos dá. São elas: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor. Esse último dom não quer dizer “medo de Deus”, mas medo de ofender a Deus. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal (RN)
A Igreja celebra neste domingo, 28 de maio, a Solenidade de Pentecostes. Cinquenta dias após a Páscoa, Ressurreição de Cristo, os apóstolos, reunidos com Maria, a Mãe de Jesus (cf. At 1,14), receberam a efusão do Espírito Santo. Jesus mesmo, estando ainda com eles, no cenário da Páscoa judaica, havia prometido que o Espírito Santo viria: Jo 14,12-17 – “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei. Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós”; Jo 14,24-26 – “Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”; Jo 15,26s – “Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”; Jo 16,7 – “No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós”; Jo 16,13s – “Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir, ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar”.
Na fé da Igreja nós reconhecemos que o Espírito de Deus pairava sobre as águas, conforme Gn 1,2. A criação acontece por meio dele e do Filho, segundo a imagem do qual o homem e a mulher foram criados (Gn 1,26s). O Espírito Santo agiu nos patriarcas, nos juízes, nos sacerdotes, nos profetas, nos reis e será, sobretudo, no Messias que ele habitará. Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria e no batismo de João recebeu o Espírito para proclamar a boa nova (cf. Lc 3,21-22 par. Cf. Lc 4,18-21, citação de Is 61,12). Jesus sempre agiu com o Espírito Santo, principalmente revelando que por meio dele expulsava os demônios, exultou no Espírito por causa da ação reveladora aos pequenos, mas sobretudo nos capítulos 13 a 16, do Evangelho de São João, apresenta a promessa do Espírito Santo aos seus seguidores, a fim de que permaneçam na unidade do chamado e do anúncio da salvação. Ele entrega o Espírito aos apóstolos no dia mesmo da Ressurreição (cf. Jo 20,19-23). E, no dia de Pentecostes, a efusão do Espírito Santo dá início à vida pública da Igreja com o anúncio de Pedro e a ação dos outros apóstolos, como podemos ver no livro dos Atos. A Igreja, por isso mesmo, chamada de “apostólica”, vive desta experiência da presença e da ação do Espírito Santo. É esta presença que torna possível a unidade da Igreja.
Na ação do Espírito Santo está o testemunho que ele dá do Senhor Jesus e o nosso testemunho. Assim, o nosso testemunho de Jesus une-se ao testemunho do Espírito: recebemos o Espírito Santo para testemunhar que Jesus é o Senhor. De fato, como diz São Paulo, “ninguém será capaz de dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser sob a influência do Espírito Santo” (1Cor 12,3). Estar sob a influência do Espírito Santo significa viver segundo o Espírito. Esta vida só é possível porque somos guiados pelo Espírito em toda a verdade. Mas, a vida segundo o Espírito é a vida das bem-aventuranças, das obras de misericórdia, da vivência do mandamento novo do amor, da caridade pela qual a fé é sempre viva. Que todos vivam sob a docilidade do Espírito Santo! Amém.
Agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil participaram do evento. O tema do encontro deste ano, o primeiro presencial após a pandemia, foi “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sinRead More
Neste domino, 28 de maio, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, presidiu a missa de encerramento da Semana Laudato si’, no Santuário de São Francisco de Assis, na capital Federal. Na homilia, dom RicardoRead More
A semana chega ao fim no próximo domingo, dia 28h, às 9h30, no Santuário Basílica Menor São Francisco de Assis, na Asa Norte, em Brasília (DF). No dia anterior, às 19h, acontece o Ato Inter-religioso, no Centro Cultural de Brasília (CCB), na L2 NorteRead More
Dom Leomar se reuniu com os atuais assessores da Comissão, padre Jânison de Sá e Mariana Venâncio, para entender e saber sobre o processo trilhado até o presente momento. Um dos assuntos abordados foram os eventos realizados e os que estão programados para ainda esse ano, como é o caso do SemRead More
Na pauta, a composição da Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e a escolha de seus novos assessores. A reunião também foi marcada pela despedida da irmã Sandra Regina Amado do trabalho da assessoria à Comissão, papel que vem exercendo desde agosto de 2Read More
Com a proposta de aprimorar a atuação conjunta e transversal em prol das famílias como serviço eclesial, o encontro é oportunidade de estudo sobre os itinerários oferecidos pela Pastoral Familiar e de aprofundamento sobre o discernimento diante de situações complexas proposto pelo Papa FrancRead More
O presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB reforçou a importância da participação de todos na oração pela unidade cristã. “Nosso senhor Jesus Cristo rezou pela unidade de seus discípulos, quando disse ‘para que todos sejam um’. Ele pediu-nos que nos amáRead More
O lançamento do livro integra a programação da Campanha Nacional Laudato Si’, que ocorre de 21 a 28 de maio de 2023, evento que marca o oitavo aniversário da Carta Encíclica Laudato Sí’ do Papa sobre o cuidado da criação. O livro aborda os dois maiores desastres-crimes ambientais da históRead More
Entre o servos de Deus estão Guido Vidal França Schäffer, seminarista; nascido em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda (Rio de Janeiro), falecido em 1º de maio de 2009 na cidade do Rio de Janeiro e a serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços quRead More
O Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic) promove no próximo dia 22/05, às 19h, na Catedral Episcopal Anglicana de Brasília (DF), a Celebração de Abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã. Ações estão marcadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Salvador e em São José dos CampoRead More
Os arcebispos, bispos e padres coordenadores (arqui) diocesanos estarão reunidos, em encontro eletivo, como indica o regulamento do Conselho Episcopal Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), para que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continue o exercício de sua missão evangelizadora no rRead More
A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – organismo vinculado à CNBB Nordeste 2 – realiza o ato “1 ano de luto. 1 ano de luta”, a partir das 9h do domingo (28), no Recife (PE). A iniciativa fará memória as 134 pessoas mortas e outras 125 mil desabrigadas ou desalojadas por consequênciaRead More
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Direitos Humanos, realizou nesta segunda-feira, dia 22 de maio, às 19h, Audiência Pública com o tema da Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023) “Fraternidade e Fome” e com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, Read More
A Diocese de Estância, em Sergipe, celebrou, no último domingo (21), a Jornada da Infância e Adolescência Missionária no Brasil (IAM). O evento, que acontece anualmente, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, em Tobias Barreto, e contou com a participação de centenas Read More
Um grupo de jovens da cidade de Santa Rita (PB), região metropolitana de João Pessoa, chamou a atenção do Papa Francisco durante a Audiência Geral desta quarta-feira (24), que marcou o aniversário de 8 anos da encíclica Laudato ‘si. Em turnê pela Europa com o espetáculo “Laudato si’. Read More
O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assim como todos os regionais do país, estão com novas presidências para o quadriênio 2023-2026. No caso específico das Igrejas Particulares da Bahia e de Sergipe, foram eleitos, como já se sabe, Dom Beto Breis, como pRead More
De 26 a 28 de maio, a diocese de Caxias, recebe o Seminário Regional Laudato Si’ com o tema “Tudo está interligado nesta Casa Comum”, promovido pelas Pastorais Sociais – Repam, do regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A programação contará com a exibiçRead More
A Assembleia do Povo de Deus foi um momento de aproximação da comunidade, já que entre os presentes estavam o clero, religiosas e religiosos, representantes administrativos e de comissões paroquiais, além dos fiéis de todas as comunidades que integram a Arquidiocese de Santa Maria. O evento foRead More
Coordenadores da Pastoral do Dízimo de 14 arqui/dioceses do Paraná estiveram reunidos nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), para o seu encontro regional. Com o tema “O Dízimo e a Catequese”, o encontro contou também com a participação de coordenaRead More
A Comissão Regional dos Diáconos (CRD) esteve reunida com o bispo referencial, Dom Hélio Pereira dos Santos, com o objetivo de refletir sobre a vocação e a missão dos diáconos permanentes na vida das Igrejas locais, bem como na presença e participação na vida da Igreja no Brasil, de modo eRead More
Cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. No dia 28 de maio se celebrou o dia nacional de redução da mortalidade materna, um momento para se cobrar políticas públicas e ações imediatas que contribuam para diminuir o númRead More
Agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres e integrantes de diversos movimentos eclesiais de todo o Brasil participaram do evento. O tema do encontro deste ano, o primeiro presencial após a pandemia, foi “Família fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, em sinRead More
Uma celebração eucarística marcou o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no último domingo, 21 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor. A missa foi presidida pelo bispo de Campo Limpo (SP) e novo presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de CastRead More
Por três dias, os participantes puderam acompanhar colóquios e reflexões, e a partir de grupos de trabalho, debater as diferentes realidades da animação vocacional do Brasil. O ambiente de oração, proporcionado pelo mosteiro jesuíta onde o seminário aconteceu, colaborou para as reflexões, Read More
O I Seminário Vocacional Nacional acontece de 19 a 21 de maio, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP) e irá refletir a temática do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão”, com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). O encontro deve reunir mais de 80 pessoRead More
No dia 20 de maio, será realizada a missa nacional da vigília no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, presidida pelo bispo referencial da Pastoral da Aids na CNBB, dom Luiz Ricci. No domingo dia 21, a celebração será realizada pelas equipRead More
O itinerário orienta a atuação do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar na condução do Encontro Bom Pastor, em consonância com o capítulo oito da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. O intuito maior “é levar a reflexão sobre a situação em que se encontram os casais em nova uniRead More
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) divulgou novidades sobre dois eventos que serão realizados no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O Encontro de assessores e bispos referenciais da Pastoral Familiar, marcado para 23 a 26 de maio, terá momentos de integração com um eveRead More
A Comissão Regional da Pastoral Familiar (PF) do Regional Sul 2 esteve reunida nesse final de semana, 25 e 26 de março, na paróquia Santa Terezinha, na cidade de Sabáudia, diocese de Apucarana (PR). Esse foi o primeiro encontro presencial do ano de 2023 com a nova Comissão, eleita no final de 2Read More
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) apresentou e acolheu os novos casais e assessores responsáveis pelos setores Pré-Matrimonial, Casos Especiais e Pós-Matrimonial e pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). A live transmitida pelas redes sociais foi ocasiRead More
Neste domino, 28 de maio, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, presidiu a missa de encerramento da Semana Laudato si’, no Santuário de São Francisco de Assis, na capital Federal. Na homilia, dom RicardoRead More
Em sua fala, o bispo de Rio Grande (RS) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, recordou o tema proposto para a Semana Laudato Si’ e manifestou o desejo de que “sejamos unidos e perseverantes no bom propósito de garantir que a Terra, a Humanidade e a Esperança nunca sejam separadas”. EveRead More
O evento tem como tema “Esperança para a Terra, Esperança para a humanidade” e marca o 8º aniversário da encíclica ‘Laudato Si’ sobre o cuidado da criação. Na semana será realizado um circuito de exibições do filme A Carta: uma mensagem pela nossa Terra; encontros com autoridades, audiRead More
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará, entre os dias 09 e 13 de maio, a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma iniciativa que visa usar os diversos meios de comunicação como instrumento de prevenção contra essa forma de exploração. Neste sentido, a pastoral criou uma sérRead More
“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e soRead More
Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), concretizando uma das decisões do Plano Trienal de Animação e Ação (2021-2023), têm a alegria de promover o Read More
Com o tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo, o encontro reuniu missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB e teve como principal objetivo iniciar o processo de preparação e reflexão da temática proposta para o 5º Congresso Missionário Nacional que é parte da preparação Read More
Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o congresso será uma preparação para o 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), a ser realizado de 19 a 24 de novembro de 2024 em Porto Rico. Durante o lançamento foi apresentada Read More
A iniciativa reuniu assessores de várias partes do país que compartilharam suas vivências e trouxeram sugestões para a ação do Cefep e das escolas de Fé e Política. Além disso, os participantes discutiram seus papeis no momento atual, fizeram reflexões sobre o ano eleitoral de 2022 e realiRead More
O congresso terá como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho”. O encontro tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missiRead More
O tema e o lema aprovados pelo Papa Francisco são praticamente os mesmos escolhidos pelos bispos do Brasil para a CF 2024: Fraternidade e amizade social e “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). No ano que vem, a CF buscará despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovRead More
Por decisão dos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral, o Consep, o concurso será realizado em dois editais: este primeiro, para a letra do hino, e outro, posterior, em data ainda não definida, para a música. As composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2023. Leia aRead More
A CNBB publicou, na segunda-feira, 10 de abril, o edital que regulamenta a destinação dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os projetos que serão apoiados devem estar em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, neste ano relacionado à fome no país. Confira e divulgue Read More
Incentivar o hábito da leitura em casa e na escola. Essa é a proposta do projeto “Lê pra mim”, desenvolvido pela Casa da Criança, escola dirigida pela Irmãs da Congregação das Filhas da Caridade, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O projeto teve início em 2022 e é financiado peloRead More
A Igreja no Brasil realizou, durante as celebrações do Domingo de Ramos, a Coleta Nacional da Solidariedade. Este é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade para o qual todas as comunidades do país foram convidadas. Em vídeo, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretRead More
A Campanha da Fraternidade chegou, neste ano, à sua 60ª edição em âmbito nacional. Para o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, “é marcante o quanto de história que há em tantas edições da Campanha da Fraternidade, iniciRead More
A Associação São Luís Orione de Buritis (Aslob), localizada na cidade de Buritis, em Rondônia (RO), de caráter beneficente e de assistência social, educacional e cultural desenvolve com seus assistidos, em contraturno escolar, inúmeras atividades pedagógicas. Trata-se de uma iniciativa que Read More
O responsável pelo projeto Gilberto Vieira, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) regional do Mato Grosso, informa que a iniciativa visa contribuir com o fortalecimento do povo Enawêne-Nawê por meio da formação sobre seus direitos constitucionais, como garantia e proteção de seu territRead More
Em 2022, o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, da Campanha da Fraternidade, beneficiou um projeto voltado à criação de pontos de coleta seletiva em comunidades missionárias de Manaus, no Amazonas. Trata-se do “Projeto Separar para Reciclar”, da Associação de Catadores Filhos de GuadalupeRead More
Realizado de 16 de agosto de 2022 a fevereiro deste ano, pelo Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), na Asa Sul, em Brasília (DF), o projeto “Inclusão Digital para Jovens Surdos” vem buscando cumprir um direito previsto no artigo 205 da Constituição Federal que reza que “a educação como dRead More
- Destaque 1, Familiar, Vida e Família
- 29/05/2023
- Amazônia, Destaque 2, Repam
- 29/05/2023
- Amazônia, Destaque 2, Mineração e Ecologia Integral
- 26/05/2023
- Animação Bíblico-Catequética, DESTAQUE ESPECIAL
- 26/05/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, DESTAQUE ESPECIAL
- 26/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Vida e Família
- 25/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 24/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Mineração e Ecologia Integral
- 23/05/2023
- Causa dos Santos, DESTAQUE ESPECIAL
- 22/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 22/05/2023
- Nordeste 3
- 25/05/2023
- Criança, DESTAQUE ESPECIAL
- 29/05/2023
- Destaque 1, Familiar, Vida e Família
- 29/05/2023
- Comunicação (Pascom), DESTAQUE ESPECIAL
- 22/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Vocacional
- 22/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Vocacional
- 18/05/2023
- Aids, DESTAQUE ESPECIAL
- 17/05/2023
- Destaque 2, Familiar, Vida e Família
- 05/05/2023
- Familiar, Sul 2
- 29/03/2023
- Amazônia, Destaque 2, Repam
- 29/05/2023
- Ambiente, Destaque 1, Repam
- 22/05/2023
- Amazônia, DESTAQUE ESPECIAL, Repam
- 15/05/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, CCM, DESTAQUE ESPECIAL, POM
- 29/03/2023
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, DESTAQUE ESPECIAL, POM
- 28/03/2023
- Cefep, DESTAQUE ESPECIAL
- 27/03/2023
- Destaque 1, POM
- 24/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 29/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 25/05/2023
- Destaque 2, Fraternidade
- 02/05/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 03/04/2023
- Destaque 2, Fraternidade
- 03/04/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 03/04/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 31/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 31/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 31/03/2023
- DESTAQUE ESPECIAL, Fraternidade
- 31/03/2023
CNBB TV
CNBB TV