Artigos dos bispos
Dom Geraldo dos Reis Maia
Bispo de Araçuaí (MG)
A missão é de Deus; Deus que se ama nas Pessoas Divinas. Esta é a primeira missão da Trindade: o amor. Este amor é assim tão grande que transborda no mundo criado. Santo Ireneu de Lyon já dizia que Deus criou através de suas duas mãos, o Filho e o Espírito (cf. Adv Haer. V, 28,4). Assim, a criação é entendida como missão de Deus. Para levar a primeira criação à sua destinação, Deus envia o Filho e o Espírito.
O Pai envia ao mundo o Filho para anunciar a Boa Notícia do Reino, fortalecido pela unção do Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18). No Jordão, Jesus recebe a força do alto (Mc 1,8-11) e é impelido ao deserto onde se prepara para iniciar sua missão (Mc 1,12-15).
Uma senhora bastante simples, numa ação missionária na cidade de Berilo (MG), foi capaz de ressoar palavras formuladas por grandes teólogos: “Deus teve um único Filho e fez dele um missionário”. Para realizar a sua missão, Jesus tinha os olhos e os ouvidos atentos ao Pai para ser obediente à sua vontade, e tinha os pés firmes na realidade em que ele se inseriu na História. Assim, ele foi capaz de realizar a sua missão, na potência do Espírito Santo.
O Missionário do Pai andou por prados e campinas, planícies e colinas, lagos e praias, sempre anunciando a Boa Notícia do Reino. Com sinais e palavras, gestos e testemunho, ele foi transmitindo a mensagem do Reinado de Deus. Serviu-se de encontros pessoais, inúmeras parábolas, refeições, curas e tantas outras ações concretas para demonstrar: “O Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17,21b). Por esse anúncio de salvação, Jesus deu a sua vida e derramou o seu sangue pela humanidade.
No início de seu ministério, Jesus foi unindo pessoas do povo à sua missão. Chamou “aqueles que ele mesmo quis”, nos diz o Evangelho de Marcos (cf. Mc 3,13). Constituiu os Doze Apóstolos “para estarem com ele e enviá-los a anunciar” (Mc 3,14). Enviou depois outros 72 discípulos: “Ide! Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos… dizei-lhes: “O Reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10,3.9b). Por fim, enviou toda a Igreja, nova comunidade de salvação: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20).
Terminada a sua missão aqui na terra, Jesus Cristo não nos deixou órfãos. Ele enviou, da parte do Pai, o Defensor, o Inspirador, o Espírito Santo. Disse ele, como última orientação à comunidade nascente: “recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, até os confins da terra” (At 1,8). E assim aconteceu. Fortalecida pelo Espírito Santo, a Igreja saiu para fora, nascia missionária. Assim, compreendemos que a Missão é de Deus. Somos cooperadores da Missão de Deus no mundo.
A primeira forma de cooperar com a missão é estar pessoalmente unidos a Jesus Cristo: só se estivermos unidos a ele, como o ramo à videira (cf. Jo 15,5), é possível dar bons frutos (cf. RMI, 77). Isso exige uma capacidade de esvaziamento espiritual, pois o protagonista da missão é o Espírito Santo. O missionário, a missionária são apenas instrumentos nas mãos de Deus. Trata-se de ser presença amiga, amorosa, profética e crítica, capaz de manifestar o amor e a misericórdia de Deus nas suas ações, palavras e testemunho de vida.
A cooperação na missão de Deus é complexa e necessita de diversos protagonistas. Todos são necessários e cada um pode integrar na própria vida concreta, em diferentes medidas, três maneiras de cooperar com a missão. A primeira delas é estar unido a Jesus Cristo, rezando pelas atividades missionárias que acontecem mundo afora. A segunda forma é partilhando um pouco do muito que se tem para ajudar nas obras missionárias. E a terceira é saindo em missão para as periferias geográficas e existenciais, levando a Boa Notícia do Reino de Deus, a alegria de ser discípulo-missionário e a esperança que não decepciona (Rm 5,5).
O Papa Francisco não se cansa de fortalecer a Igreja na sua missão. Até nós, hoje, ressoam as palavras que ele dirigiu aos membros da Conferência dos Institutos Missionários da Itália: “Encorajo-vos a seguir em frente com coragem, para que a força do Espirito encontre sempre na Igreja e no mundo mentes e corações desejosos de semear a Palavra e de levar a alegria do Senhor Ressuscitado a todos, derrubando barreiras e favorecendo a construção de uma sociedade fundada nos princípios evangélicos da caridade, da justiça e da paz” (Discurso, 11/05/2023).
Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)
A liturgia do Terceiro Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre a Palavra de Deus: ela é o centro à volta do qual se articula e se constrói a comunidade de Deus. Essa Palavra não é uma doutrina abstrata, para deleite dos eruditos; mas é, primordialmente, um anúncio libertador que Deus dirige a todos os homens e que incarna em Jesus e nos cristãos.
Neste domingo celebramos, também o VI Domingo da Palavra de Deus, uma feliz iniciativa do Papa Francisco. Jesus, com sua vida, sua entrega, seu testemunho e seu amor, revela a nós a força da Palavra que se cumpre nele mesmo. Nós somos a religião da Palavra que, em última instância, é o próprio Cristo Encarnado. A Palavra escutada e compartilhada em comunidade tem força sacramental. Ela nos restaura e refaz nossas forças, ela nos alimenta e nos desperta para o novo de Deus em nossas vidas, ela nos orienta em nossas escolhas e nos direciona até o Senhor.
A primeira leitura – Ne 8,2-4a.5-6.8-10 – descreve-nos uma magnífica “liturgia da Palavra”, celebrada em Jerusalém quase cem anos após o regresso dos primeiros exilados na Babilônia. Neemias nos apresenta nesta leitura como que um roteiro de uma liturgia da Palavra. Depois de escutar a Palavra de Deus, o povo chora. Esse fato se torna sinal de que aquilo que eles ouviram confronta suas vidas e desencadeia um processo de conversão. A “assembleia de Deus”, reunida à volta da Palavra, escuta as indicações de Deus, deixa-se questionar por elas, sente o apelo à conversão que a Palavra lhe traz… Depois, faz festa: o encontro com a Palavra de Deus é fonte de alegria e de esperança para toda a comunidade.
No Evangelho – Lc 1,1-4;4,14-21 – Jesus, no cenário da sinagoga de Nazaré, proclama a Palavra de Deus e atualiza-a. Ele, a Palavra feita “carne”, apresenta o “programa” que se propõe concretizar no mundo: libertar os seres humanos de tudo aquilo que os priva de vida e lhes rouba a dignidade. Com Jesus começa um tempo novo, um “jubileu” de alegria, de graça, de paz e de felicidade sem fim. Jesus retorna a Nazaré e entra na sinagoga. Lá Ele tem a oportunidade de fazer a leitura naquele sábado. Depois da proclamação do Livro de Isaías (Is 61,1ss), Ele anuncia a libertação do povo e afirma o cumprimento dessa profecia.
Com isso, Jesus proclama a si mesmo como o grande Salvador-Libertador que Israel tanto esperava. Jesus anuncia seu programa de vida, assumindo autêntico programa de vida: levar a Boa-nova aos pobres, cativos, cegos e oprimidos e proclamar um “ano da graça do Senhor” – um ano jubilar. Pelo batismo recebemos a unção do Espírito Santo para exercer nossa missão que é a mesma de Jesus.
A segunda leitura – 1Cor 12,12-30 – apresenta a comunidade gerada e alimentada pela Palavra libertadora de Deus: é um “corpo” (o “corpo de Cristo”), formado por muitos membros, onde cada membro trabalha em prol do projeto comum e põe ao serviço de todos os dons que Deus lhe confiou.
A mensagem de Jesus no Evangelho é uma notícia de libertação aos pobres, oprimidos, injustiçados, os últimos da sociedade, os descartados. O Evangelho é uma realidade concreta, é o próprio Jesus falando e agindo. Que o Espírito que fortaleceu Jesus na sua missão terrena nos ajuda, caminha conosco, animando e encorajando a todos os batizados nessa missão de anunciar a libertação e proclamar o ano da graça de Deus.
Jesus vem do Pai, na ação do Espírito Santo, para nos libertar. Ele bem sabe que não pode ter liberdade verdadeira com a fome, a miséria, a doença e a prisão. Por isso vivemos este ano jubilar para nos libertar de toda fome, miséria, doença e cárcere. Que nossas ações nos ajudem a libertar aos que sofrem em nome do Senhor Jesus!
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)
O jubileu é tradição profundamente enraizada na história da fé cristã, remontando às práticas antigas do povo de Israel. Ele representa um tempo especial de graça, de perdão e de renovação espiritual. Em cada jubileu a Igreja nos convida a fazer um mergulho mais profundo na experiência da misericórdia divina, oferecendo a oportunidade de reavaliarmos nossas vidas e de reconciliação.
É momento de reavaliar nosso compromisso com Deus, com o próximo, e também com o mais profundo seguimento do Evangelho de Jesus Cristo. Esse fato, no Antigo Testamento, era celebrado no período de cinquenta em cinquenta anos. Conforme descrito no livro do Levítico, o Ano Jubilar era um tempo de libertação de tudo que impede a vida e de proximidade de Deus.
Nesse tempo, as dívidas eram perdoadas, os escravos eram libertados e a terra voltava para seus proprietários originais. Por isto que o termo “jubileu” vem da palavra “júbilo”, que se relaciona a uma corneta, que anunciava o “ano da graça do Senhor” (cf. Lv 25,8-17). Na consciência do povo daquele tempo, o Jubileu era fundamental para recobrar as forças e projetar novo ânimo de caminhada.
Era tempo de alegria, de gratidão, de graça, como explica o Papa São João Paulo II: “O jubileu é um tempo providencial que, por sua própria natureza, convida à alegria e à esperança” (Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente). Através deste tempo especial, a Igreja nos convida a experimentar, de maneira mais profunda, a misericórdia de Deus.
O Papa Francisco, ao convocar o “Jubileu da Esperança”, nos chama-nos a viver, de maneira especial, um caminho de renovação como peregrinos de Esperança: “Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã (…) Que o Jubileu seja para reanimar a esperança!” (Bula, Spes non confundit).
Ao vivenciar o perdão e a graça de Deus de maneira tão intensa, somos encorajados a renovar a confiança em Deus e a aprofundar nossa união com Ele. A confissão sacramental, tão incentivada durante o jubileu, se torna um caminho concreto de reconciliação, que deve inspirar a caridade e a prática de uma fé mais comprometidas com as exigências da cultura moderna.
O próximo domingo, 26 de janeiro, marca a celebração do VI Domingo da Palavra de Deus, dia instituído pelo Santo Padre. Durante a celebração, o Papa irá conferir o ministério do Leitorado a 40 fiéis leigos, homens e mulheres, de diferentes nações: 4 deles do Brasil. A celebração na BasRead More
A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, de 17 a 19 de janeiro, a sétima formação do Projeto Cuidar da Vida, voltado para a prevenção ao suicídio, dessa vez voltada para o Rio Grande do Sul. Em 2024, foram seis formações realizadasRead More
Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo-religioso, dom Teodoro Mendes Tavares, reforça a necessidade do diálogo, do respeito e da promoção de uma cultura da Paz como caminhos para para combater a intolerância religiosa no Brasil e no mundo Read More
O tríduo, estruturado com o objetivo de fortalecer a espiritualidade e a oração, será uma oportunidade para todos os fiéis se prepararem espiritualmente para o Jubileu, aprofundando-se nas práticas de fé e no compromisso com a missão cristã. Uma live foi organizada para apresentar o tríduoRead More
A CNBB está com inscrições abertas para as dioceses e prelazias que desejam ser beneficiadas pelo projeto “Comunhão e Partilha” em 2025. O programa, que desde 2012 é um marco na colaboração entre as Igrejas do Brasil, visa apoiar a formação de seminaristas e padre, especialmente nas dioceseRead More
Colaborando com os missionários Scalabrianos no apoio aos migrantes brasileiros, em uma ação animada pela CNBB, por meio de sua Comissão Missionária, com a Pastoral de Brasileiros no Exterior, o padre diz sentir que Deus o escolheu porque era necessário viver esta missão. “Mas na experienciaRead More
Dom Reginei se dirige aos bispos, padres e religiosos e religiosas que são corresponsáveis pela gestão dos hospitais católicos do país convidando-os para a participação no 1º Encontro de Hospitais Católicos. Saiba mais informações e como fazer as inscrições ao encontroRead More
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), organismo no Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) representa a Igreja Católica Apostólica Romana, comunicou em nota o falecimento do bispo emérito da Igreja Anglicana, Flávio Augusto Borges Irala, ocorrido na quinta-feira, 9 de janeiro de 2025Read More
Está disponível nas plataformas de streaming o álbum “A misericórdia no caminho para a Páscoa”. A iniciativa continua uma tradição da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, por meio do Setor Música Litúrgica, de divulgar músicas específicas para a Quaresma, ampliando o repertório jRead More
Cientes da importância da formação integral dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional) promove anualmente o Encontro Nacional para Diretores Espirituais. Em 2025, a iniciativa acontecerá de 10 a 13 de fevereiro de 2025, noRead More
“É sempre uma alegria celebrar a vida, o testemunho das organizações que são na sua essência sinodais. Então, o nosso regional, sem dúvida, é um espaço para que todas as ações evangelizadoras possam organizar as suas ações e ser uma expressão da Igreja”, dom Gilberto Pastana e presidRead More
Abrindo as comemorações dos 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC-Brasil) em Pernambuco, cerca de 150 pessoas, a maioria de vocacionados ao sacerdócio, participaram até esta sexta-feira (10) do Retiro Nacional para Seminaristas (RENASEM). O encontrou foi realizado no Seminário MaioRead More
Trata-se de um fato inédito nessa comunidade missionária, que está sob a responsabilidade da Igreja do Paraná desde o ano de 2014. No início da missão, o número de cristãos era muito pequeno e, ao longo desses anos, os missionários realizaram um amplo trabalho de evangelização e iniciaçRead More
O regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, através de sua presidência, solidariza-se, por meio de nota, com as vítimas e suas famílias do acidente ocorrido na Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, popularmente conhecida como Ponte de Estreito, uma via que liga os estRead More
No último sábado, 14 de dezembro de 2024, aconteceu a celebração pelos 300 anos do falecimento de dom José Delgarte, tericeiro bispo do Maranhão, enquanto o governo episcopal da Igreja no Maranhão era concentrado apenas na capital, São Luís, e membro da Congregação dos Padres TrinitáriosRead More
O arcebispo de Manaus (AM), presidente do regional Norte 1 e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o cardeal Leonardo Steiner, no vídeo abaixo, anima a doação para a coleta da Campanha para a Evangelização que acontece em todas as comunidades católicas do país nas celebrações do próRead More
São Luís é a sede do 13ª Encontro Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (ENPJ). O evento ocorrerá de 12 a 19 de janeiro de 2025, na capital maranhense, com uma programação voltada para a reflexão, celebração e fortalecimento da missão juvenil na Igreja. Com o tema “Na toada Read More
O projeto foi concluído com 76 aulas gravadas sobre os 34 subsídios da coleção preparada em vista do Jubileu 2025. O intuito, motivado pelo Papa Francisco, foi redescobrir as quatro sessões do Concílio Vaticano II, em vista da preparação para o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da EsperançRead More
O arcebispo de Chapecó (SC) e presidente do regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odelir José Magri, faz um convite especial aos católicos para as celebrações do próximo fim de semanaRead More
A partir da motivação do Papa Francisco para que os documentos fossem estudados na preparação para o Jubileu 2025, o Regional reuniu padres, religiosos, bispos e estudiosos para aprofundar os temas das principais constituições conciliares. No total, foram 76 vídeos publicadosRead More
Colaborando com os missionários Scalabrianos no apoio aos migrantes brasileiros, em uma ação animada pela CNBB, por meio de sua Comissão Missionária, com a Pastoral de Brasileiros no Exterior, o padre diz sentir que Deus o escolheu porque era necessário viver esta missão. “Mas na experienciaRead More
O encontro terá como tema “Direção Espiritual e Projeto Pessoal de Vida no Discernimento Vocacional” e contará com a assessoria de dom Cicero Alves de França, bispo auxiliar de São Paulo e doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana. As inscrições são Read More
A Pastoral Carcerária Nacional lançou, no dia 2 de dezembro, às 19h30, no canal do YouTube, o relatório “Políticas de Seletividade, Definhamento e Morte: O Silêncio Frente às Denúncias de Tortura no Sistema Prisional”. Estiveram presentes o Professor Dumas; Irmã Petra Pfaller, coordenRead More
O encontro contou com a presença do arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial da Pastoral Afro Latino Americana e Caribenha, dom Zanoni Demettino e do bispo de Merlo-Moreno, dom Juan José Chaparro, bispo de Merlo-Moreno. O tema central abordará a realidade afro na América Latina e no CariRead More
Subsídio foi lançado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar para colaborar com as famílias no desenvolvimento da fé Read More
O objetivo do encontro com a ministra Nísia Trindade foi prestar contas sobre o trabalho da Pastoral, que realiza ações de saúde, nutrição, educação e cidadania, atendendo cerca de 200 mil crianças de 0 a 6 anos e 11 mil gestantes em todo o Brasil. Grupo também visitou a CNBB Read More
A atividade da Pastoral do Menor, que tem como tema “Política de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes (PPI) – Direitos, Cidadania e Protagonismo para fazer a diferença”, reunirá também coordenadores e e educadores da Pastoral do Menor Nacional (Pamen Nacional). O evento acontecerRead More
O Senado fez na manhã da segunda-feira, 25 de novembro, uma sessão especial destinada a comemorar os 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa. A iniciativa foi do senador Flávio Arns (PSB-PR). A pastoral desenvolve uma metodologia própria de acompanhamento de seus assistidos, por meio de trabalho vRead More
A Pastoral do Turismo esteve reunida na arquidiocese de Niterói para o 9º Encontro Nacional. Como o tema “De turistas a peregrinos da esperança” mais de 100 agentes vindos de todas as regiões do Brasil tiveram a oportunidade de assistir palestras, participar de oficinas, fazer visitas técnicaRead More
Evento foi realizado em Manaus e possibilitou a reflexão sobre as temáticas da evangelização nos dias de hoje; do modelo pastoral de cristandade e seu declínio; das questões importantes na evangelização atual, como a centralidade da pessoa humana, o desejo de felicidade que carrega na sua Read More
Trata-se de um guia gratuito e essencial para compreender os principais temas e desafios da luta climática global. Voltada para a Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima, a cartilha traduz conceitos complexos em uma linguagem acessível, incentivando a participação ativa da sociedade civiRead More
A CNBB, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) uniram forças para lançar a campanha “SOS Moçambique”. O objetivo é mobilizar, de maneira emergencial, recursos destinados à diocese de Pemba, viabilizando a aquisição Read More
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) lançou na terça-feira, 10, o Dossiê ‘Amazônia Sem Fome’. O livro virtual traz um resumo da Campanha, iniciativas de combate à fome, e um convite a Amazonizar as políticas públicas que possam combater essa realidade nos territórios. O dossiRead More
A produção “Amazônia, nosso bem viver” será lançada nesta sexta-feira (06), às 16h30 – horário do Amazonas | 17h30 – horário de Brasília, nas plataformas virtuais da Cáritas Brasileira. O curta faz parte das ações do programa Amazônia Bem Viver: Comunidades Resilientes em parceria com aRead More
A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) realiza a XXVII Assembleia Geral, que acontecerá de 14 e 16 de fevereiro de 2025, na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre (RS). Com o tema “Peregrinos de Esperança, no Caminho da Paz!”, a Assembleia reunirá consagradoRead More
O Congresso Americano Missionário (CAM6) acontecerá nos dias 17 a 24 de novembro de 2024 em Ponce, Porto Rico. Terá como tema “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo” e lema “América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo”Read More
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) do Brasil publicou na quinta-feira, 31 de outubro, o documento Sínodo para Amazônia: Mapeamento das intervenções do Brasil.Read More
Data é celebrada neste final de semana, nos dias 19 e 20 de outubro, com a proposta de oração e arrecadação de fundos para apoiar a missão da Igreja nos territórios mais necessitados. As doações da coleta missionária durante as missas de todas as comunidades serão direcionadas para projetRead More
Neste mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dão início ao Mês Missionário, um período dedicado à reflexão e à ação missionária em todo o país.Read More
A cidade de Aparecida, em São Paulo, recebeu, entre os dias 27 e 29 de setembro, o 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que reuniu crianças, adolescentes e assessores de diversas partes do Brasil. No domingo, 29, os congressistas participaram da missa no Santuário de Read More
O hospital conquistou o selo “Rumo ao Lixo Zero”, alcançando uma redução impressionante de 82% no desvio de resíduos sólidos, muito acima da média nacional de reciclagem, que varia entre 3% e 4%. A CNBB pretende implantar o programa em sua sede em Brasília, regionais e órgãos filiadosRead More
O Mutirão em Defesa da Casa Comum está em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31). A proposta é contribuir para o despertar da consciência crítica e ecológica, na promoção da justiRead More
O arcebispo de Chapecó (SC) e presidente do regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odelir José Magri, faz um convite especial aos católicos para as celebrações do próximo fim de semanaRead More
Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro acontece em todo o país, durante as celebrações do terceiro domingo do Advento, a Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização. Este ano, a Campanha para a Evangelização traz uma preparação para a abertura do Jubileu de 2025, quando se reflete sobRead More
Conheça os testemunhos do padre Elisvaldo Cardoso Silva, da diocese de Imperatriz (MA), e do Ronnaldh Oliveira, jornalista, especialista em Juventude e gerente nacional de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil. Ambos participaram da formação “Cuidar da Vida” e atuam na prevenRead More
A Campanha para a Evangelização mobiliza os católicos a assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Algumas dessas ações, apoiadas com recursos da Coleta para a Evangelização, foram feitas pelas Comissões da CNBB a partir de encontros nacionais e Read More
O Papa Francisco, na Bula de Proclamação do Jubileu, oferece uma série de indicações de como, neste tempo marcado por desesperança, os cristãos podem sinalizar a grande esperança que é Jesus CristoRead More
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente no domingo, dia 24 de novembro, às 20h, Solenidade de Cristo Rei, a Campanha para a Evangelização 2024. A cerimônia foi realizada no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e contou com a transmissão Read More
A proposta inicial, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, é qualificar 19 mil pessoas em todo o Brasil com cursos rápidos de formação profissional. Desde maio, já foram ofertados 277 cursos, em 11 dos 19 regionais da CNBB. Esses cursos formaram 3698 pessoas em 138 paróquias de 12 estadosRead More
Neste ano, dos 238 projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 16 deles vão apoiar e promover a integração social de migrantes, refugiados e povos tradicionais. Os recursos tem origem na Coleta Nacional de SolidaRead More
- Animação Bíblico-Catequética
- 22/01/2025
- Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 21/01/2025
- Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 16/01/2025
- Comunhão e Partilha
- 15/01/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 15/01/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 15/01/2025
- Ação Sociotransformadora
- 03/12/2024
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 11/11/2024
- Evangelização
- 05/12/2024
CNBB TV
CNBB TV