Artigos dos bispos
As relações humanas são marcadas por momentos de encontro e desencontro. Assim também sucede com a fé cristã e exemplo disso é a morte de Jesus na cruz. Perante uma morte horrenda, injusta e cruel, “tudo está consumado”. É o fim. Os discípulos de Jesus “encontram-se desencontrados”. A morte deste homem é o fim das suas esperanças. Tudo o que viveram se tornara numa ilusão e num total fracasso. Vivem uma catástrofe. Cheios de medo, pavor, dúvidas e incredulidade, refugiam-se.
E agora?
Viu e acreditou
Agora, correm para o túmulo.
Maria Madalena é a primeira que vai logo “de manhãzinha, ainda escuro” ao sepulcro. Caminha com passo apressado, mas com um coração pesaroso, cheio de desânimo e de desencanto, porque pensava que a morte do seu Senhor seria o ponto final daquele que “passou fazendo o bem”. Vai até junto do túmulo e vê a grande pedra retirada e o sepulcro vazio. Corre novamente com passo apressado, mas com um coração cheio de esperança e de expectativa e dá a conhecer a Simão Pedro e ao discípulo amado. Todos correm, todos vêem e todos acreditam que o Senhor Jesus não está ali. Ressuscitou.
Os discípulos veem e acreditam que o Senhor ressuscitou. O corpo de Jesus não estava ali, pois só encontraram as ligaduras e o sudário. O Filho de Deus não ficou no sepulcro, porque não podia continuar prisioneiro da morte. O túmulo não poderia encerrar Aquele que é a fonte da vida. Acreditar que Jesus ressuscitou é reconhecer que o mal e a morte, o ódio e o pecado, a desgraça e a vingança, não têm a última palavra, pois o amor de Deus é mais forte que a morte. O Pai mostra que uma vida como a de Jesus não se pode perder, nem a dele nem a nossa. Resta-nos viver nesta expectativa: o amor de Deus é mais forte que a nossa fragilidade e Cristo é a nossa vida e nos convida a viver na Sua graça.
Anunciar o túmulo vazio
É no túmulo que Maria Madalena, os discípulos (Pedro e o discípulo amado) e tantas outras pessoas (nós incluídos) encontrarão respostas. O túmulo deixará de ser sinal e sinônimo de sofrimento, de luto e de dor. É um novo espaço. É o espaço para a gestação da nova vida, dos novos discípulos de Jesus. O desafio torna-se claro: é preciso anunciar o túmulo vazio, anunciar a vitória da vida sobre a morte. O túmulo vazio é oportunidade para anunciar que após o inverno das nossas vidas virá sempre a primavera. A ressurreição de Jesus produz sempre rebentos de esperança por toda a parte e, ainda que os cortem, eles voltam a despontar, porque a ressurreição contém uma força de vida, uma força sem igual, que penetra este mundo e o outro.
Anunciar o túmulo vazio é a missão da Igreja, de cada discípulo missionário. Este anúncio diz respeito a todos e toca a cada um. Quem acredita deve correr, como Maria Madalena e os discípulos, a anunciar com grande alegria que Cristo vive para sempre.
Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e anunciemos com alegria!
Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo (RS)
No início da Semana Santa a Igreja convida os fiéis: “Por isso, celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida”. A liturgia do Domingo de Ramos convida para que “sigamos o Senhor Jesus Cristo” (Lucas 19,28-40, Isaías 50,4-7, Salmo 21, Filipenses 2,6-11e Lucas 23,1-49). Ser cristão significa considerar o caminho de Jesus como caminho justo para os homens que conduz a meta de vida plena e autêntica. Ser cristão é um caminho, uma peregrinação, um ir juntamente com Jesus Cristo. Um ir naquela direção que Ele foi. Este caminho e meta nos é vislumbrado no Domingo de Ramos.
A procissão de Ramos é um testemunho de júbilo, de festa que prestamos a Jesus nosso guia e mestre. As pessoas, que no relato do Evangelho, aclamam: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”. Estes discípulos ouviram, conviveram e testemunharam as ações de Jesus, agora precisam expressar gratidão e alegria. Fazem isto de forma solene e simples, “estendendo suas roupas no caminho”, “aos gritos e cheio de alegria”, louvam a Deus “por todos os milagres que tinha visto”.
Hoje louvamos o Senhor pelos prodígios que realiza através das pessoas que acreditam em Jesus Cristo e procuram viver de acordo com os ensinamentos de dele: que se dedicam de forma voluntária ao serviço do próximo; que optam pela vida consagrada; que orientam sua vida moral pelo Evangelho; que promovem a paz; que em nome da verdade desvendam a mentira; que, no segredo da consciência, são movidos a fazer constantemente o bem ao próximo; que suscitam a reconciliação onde há ódio; que cuidam da obra da criação, nossa casa comum; que constroem fraternidade. O seguimento de Jesus vai tocando a essência da vida, ele provoca uma mudança no interior da existência. Impede de fechar-se sobre si mesmo, faz rever constantemente as opções e valores. Leva a escolher entre viver só para si mesmo ou doar-se a Cristo e a sua causa.
Os textos bíblicos da liturgia recordam traços fundamentais do seguimento. O profeta Isaías apresenta um misterioso e profético personagem salvador. Não é um personagem triunfante e juiz, ao modo humano, mas sofredor, desfigurado e que se doa totalmente aos outros. A carta aos filipenses canta que Jesus Cristo, existindo em condição divina esvaziou-se de si mesmo, assumindo a condição de escravo e se fez igual aos homens, inclusive na morte. Por isso, dele deve ser exaltado e proclamado “Jesus Cristo é o Senhor!”
Na narração da paixão e morte de Jesus os discípulos que aclamaram-no e acolherem-no em Jerusalém, o acompanham até a morte de cruz. Estão presentes não como espectadores, mas como discípulos seguindo Jesus até o último e decisivo instante. A Simão, de Cirene, “impuseram-lhe a cruz para carregá-la atrás de Jesus”. Em outra oportunidade Jesus tinha ensinado que quem quisesse ser seu discípulo deveria tomar a sua cruz e seguir atrás dele. Também a multidão se envolve: “Uma grande multidão do povo e de mulheres que batiam no peito e choravam por ele”. Ao final o evangelista registra, “E, as multidões que tinham acorrido para assistir, viram o que havia acontecido, e voltaram para casa, batendo no peito”. Jesus consola dizendo: “Não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos!” Bater no peito é um gesto de arrependimento e pedido de perdão.
Aos discípulos que o contemplam pregado na cruz oferece o exemplo do perdão: “Pai, perdoa-lhes!” Assim se realiza o mandamento de perdoar, ensinado em tantas oportunidades. O sacrifício de Jesus na cruz transforma o mundo através da conversão e do perdão. A conversão abre as portas para a misericórdia. No final Lucas registra. “Todos os conhecidos de Jesus […] ficaram à distância, olhando essas coisas”. A meditação sobre o mistério salvífico escondido naquele evento é indispensável para colher o significado pessoal e vital para ser cristão.
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém do Pará (PA)
Ramos, flores, aclamações e gritos de hosana. Desde a entrada de Jesus em Jerusalém, a procissão não se interrompeu, e continuaremos a dizer-lhe que é bem acolhido, e ao mesmo tempo clamamos pela sua vinda no fim dos tempos. E em Jerusalém, assim como no correr dos séculos, depois dos vivas vem a Cruz, para chegar à Ressurreição. Vivemos bem dependurados nos polos do mistério de nossa vida e salvação: “Cristo morreu! Cristo ressuscitou! Cristo é o Senhor! Jesus Cristo há de voltar! Vem, ó Senhor!” Cada Semana Santa nos faz acompanhar os dias que antecederam a Páscoa e viver com o Senhor o drama e a trama dos acontecimentos, deixando-nos envolver por eles, sabendo que estão presentes no ano inteiro, nas celebrações litúrgicas, sobretudo na Santa Missa. De fato, na Eucaristia tudo isso é colocado à nossa disposição, para que se multipliquem os frutos da Salvação.
O Domingo de Ramos nos faz acolher Jesus, recebendo-o nos vários ambientes de nossa vida, nas famílias, nas Comunidades de Fé e na Sociedade. Neste ano queremos acolher Jesus em nossa belíssima realidade amazônica. Ao elevar nossos ramos, desejamos proclamar que tudo o que Deus fez é muito bom e bonito! Bendita a Campanha da Fraternidade, que nos dá o sadio olhar de otimismo, proclamando fortemente que “Deus não fez a morte, nem se alegra com a perdição dos vivos. Ele criou todas as coisas para existirem, e as criaturas do orbe terrestre são saudáveis: nelas não há nenhum veneno mortal, e não é o mundo dos mortos que reina sobre a terra, pois a justiça é imortal” (Sb 1,13-15). Ao acolher Jesus, comprometamo-nos a gostar de nossa terra, admirar a natureza e aprender a tarefa do cuidado com tudo o que Deus pôs à nossa disposição.
Entretanto, quando percorremos nossas cidades, observamos justamente a trágica realidade da falta do cuidado. Há o lixo pelas ruas, a falta de seriedade no tratamento dos resíduos, o relaxamento de todos nós quanto à atenção aos espaços destinados à vida e dignidade das pessoas. Queremos convidar Jesus a vir conosco, ensinando-nos a valorizar a natureza. Dele ouvimos recomendação: “Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? (Mt 6,26-30). Peçamos ao Senhor que caminhe conosco, como operários da limpeza pública, para fazer o nosso mundo mais digno e bonito. Entretanto, sabemos que na raiz de tudo está o pecado, que perturba e compromete a criação de Deus. Ousamos pedir a Jesus que saia conosco pelas ruas, como um Divino Lixeiro, e nós todos trabalhando com ele, ele que pagou pelos nossos pecados, lixo infinito por ele absorvido, para entregar nas mãos infinitas da Misericórdia Divina o que temos de mais feio, nossos pecados! Misericórdia, Senhor!
Aquele que é bendito nos dá as mãos para entrarmos juntos nas casas de nossas famílias. Desejamos dizer que ele é bendito, sabendo que nele está a força e o poder para sanar os problemas que vivemos em nossas casas. Queremos também nos unir às famílias que cuidam com amor de pessoas enfermas. Com ele, queremos visitar as famílias em crise, os casais à beira da separação. Permita o Senhor que o tomemos pelas mãos para entrar nos espaços em que as pessoas se sentem solitárias e deprimidas. Só o Senhor pode ser companhia adequada de cada um dos filhos e filhas de Deus!
Pedimos a Jesus que nos revista da caridade para servir e partilhar os nossos bens com aqueles que estão na miséria, dando o rosto da fraternidade a todas as nossas Paróquias e Comunidades. Desejamos percorrer nossos ambientes mais desafiadores e problemáticos. Com Jesus que entra em nossa cidade, queremos ser família e teto para quem não tem onde morar e a quem falta todo tipo de apoio. Que o Senhor encontre espaços, através de sua Igreja e de todos nós, cristãos, para chegar ao coração e à vida dos que são viciados.
Agora, damos a palavra às crianças, para que elas nos provoquem e aprendamos a dizer “hosana”. Sim, com elas agradeçamos por todas as pessoas que se sentiram acolhidas em nossas Comunidades. E nos alegramos porque as vozes de nossas crianças não se calaram, e continuam cantando: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas alturas” (Lc19,38). Damos graças pelos irmãos e irmãs que silenciosamente realizam o serviço da caridade por todos os cantos. Neles, queremos agradecer a Deus por todas as pessoas, sejam quais forem suas idades e condições sociais, que desde a Páscoa passada encontraram Jesus e a Igreja. Fazemos festa pelas Comunidades de Igreja que cresceram e podem acolher mais pessoas nas celebrações pascais! Seja Deus louvado pelas famílias, cujas casas acolhem a Palavra de Deus e a Oração. Louvamos ao Senhor porque muitos jovens de nossa Arquidiocese acolheram o chamado vocacional e se dispõem a oferecer sua vida pelo anúncio do Reino de Deus. Com a candura das crianças desejamos olhar para o bem que é feito e experimentar o otimismo da fé, que nos sustenta na caminhada.
Ao celebrar a Liturgia do Domingo de Ramos e da Paixão, entendemos que a força da Páscoa já ilumina nossos passos: “Hoje iniciamos, com toda a Igreja, a celebração do mistério pascal de nosso Senhor, sua morte e ressurreição. Para consumá-lo, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Por isso, celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressureição e sua vida”. (cf. Liturgia do Domingo de Ramos).
A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove entre os dias 22 e 24 de abril o Seminário para Animadores do Mês da Bíblia. O evento será realizado de forma online, sempre às 19h30, com transmissão pelos canais CNBB NaRead More
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, presidiu a Eucaristia de encerramento da Assembleia. Em sua homilia, afirmou que a Rede CLAMOR “é a presença e a referência da Igreja no Brasil frente ao trabalho com migrantes, refugiados e no enfrentamento ao tráfico de pessoas” e agradeceu aosRead More
O Pontífice reconheceu as virtudes heróicas de Antoni Gaudí, arquiteto espanhol conhecido por ter dirigido a construção da Basílica da Sagrada Família em Barcelona. Tornam-se veneráveis também os sacerdotes padre. Pietro Giuseppe Triest, padre Angelo Bughetti e padre Agostino Cozzolino por Read More
A Pastoral da Moradia e Favela nasceu como compromisso concreto da 6ª Semana Social Brasileira, realizada de 2020 a 2023 pela Comissão Episcopal Sociotransformadora da CNBB. O encontro vai reunir articuladores e representantes de equipes que estão atuando nas dioceses, arquidioceses e nos terriRead More
O Concílio de Niceia, em 325, entrou para a história principalmente pelo Símbolo que reúne, define e proclama a fé na salvação em Jesus Cristo e no Deus Uno, Pai, Filho e Espírito Santo. Mais tarde, completado pelo Concílio de Constantinopla em 381, o Credo Niceno tornou-se, na prática, a Read More
O evento será realizado no dia 24 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) e terá como tema “Família, peregrina da esperança”. No domingo (25), será realizada a Peregrinação Nacional das FamíliasRead More
Durante a reunião, os participantes reforçaram a necessidade de ações urgentes para enfrentar os desafios ambientais e sociais na Amazônia. Os bispos apresentaram um panorama atualizado da situação socioambiental, baseado na escuta realizada em 2023 junto às comunidades locaisRead More
A Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB elaborou um roteiro celebrativo para a Páscoa nas escolas. A iniciativa busca auxiliar comunidades escolares —públicas, privadas e confessionais— a vivenciarem a Páscoa por meio de uma celebração comunitária, promovendo espiritualidade, encRead More
A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB une-se à Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) na promoção do Dia de Unidade de Oração. Na próxima terça-feira, 1º de abril, o convite é para que todas as comunidades façam um dia de oração por Moçambique. A iniciativRead More
Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Frente Parlamentar Católica, o seminário acontecerá no auditório Nereu Ramos, das 14h às 16h, e será aberto ao público e a todos os parlamentares do Congresso NacionalRead More
Dom Geraldo de Souza Rodrigues faleceu na noite do Domingo de Ramos, 13 de abril, em Belo Horizonte (MG), aos 62 anos. Ele estava internado na capital mineira há algumas semanas em tratamento de um câncer nos rins. Natural de Porto Firme (MG), o bispo estava à frente da diocese de Januária desdeRead More
O Brasil, de modo especial a CNBB Regional Nordeste 3 da CNBB celebra um marco fundamental de sua história religiosa e cultural: os 525 anos da Primeira Missa celebrada em solo brasileiro. A diocese de Eunápolis promove o Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa, entre os dias 24 e 26 Read More
A diocese de Bonfim, situada no interior da Bahia, carrega uma rica herança de fé, evangelização e compromisso com o povo de Deus. Sua história começou oficialmente no dia 6 de abril de 1933, quando foi criada por meio da bula “Ad maius religionis”, do Papa Pio XI, desmembrando-se da arquiRead More
Segundo a arquidiocese, a inspiração para a criação dos Guardiões Ecológicos remonta ao Sínodo da Amazônia, realizado em 2019. Seis anos depois, a arquidiocese de Palmas concretiza essa visão, instituindo um ministério dedicado à proteção da “Casa Comum”Read More
A próxima reunião Pré-COP Nordeste acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em Juazeiro (BA), seguido da Pré-COP Sul de 18 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC), Pré-COP Leste de 25 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), finalizando com a Pré-COP Centro-Oeste no dia 6 de agosto em Bonito Read More
O congresso reunirá seminaristas de diversas dioceses do Brasil, proporcionando um espaço de reflexão, formação e vivência missionária. A programação contará com conferências, oficinas, momentos de espiritualidade e partilhas de experiências missionárias, incentivando o compromisso evanRead More
No último sábado, 22 de março, a arquidiocese de Porto Alegre celebrou os 40 anos de presença do Caminho Neocatecumenal no estado do Rio Grande do Sul. A ocasião foi marcada pela solene celebração eucarística presidida pelo cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, e concelebrada poRead More
O regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se nos dias 13 e 14 de março para o Conselho Regional de Pastoral (CRP). O encontro ocorreu no Recanto Marista Champagnat, em Florianópolis (SC), reunindo bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos diocesanosRead More
Na tarde da quinta-feira, 13/03, por meio de assessoria remota, o bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, trabalhou com os participantes do Conselho Regional de Pastoral (CRP), do regional Sul 4 da Confêrencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a reflexão sobRead More
O regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se para o Conselho Regional de Pastoral (CRP) nos dias 13 e 14 de março, no Recanto Marista Champagnat, em Florianópolis (SC). O encontro contou com a participação de bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônoRead More
O documento reúne dados coletados entre 2022 e 2024 e aponta um cenário de agravamento das ameaças aos povos das águas em todo o país. Foram sistematizadas informações de cerca de 450 comunidades pesqueiras em 16 estados brasileiros, revelando que mais de 32 mil famílias enfrentam situaçõeRead More
O evento será realizado no dia 24 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) e terá como tema “Família, peregrina da esperança”. No domingo (25), será realizada a Peregrinação Nacional das FamíliasRead More
O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos em 7 de abril. Dom Roberto Ferrería Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde, afirma que o cuidado para com todos aqueles que se encontram em condições de vida extenuantes, ou sofrem patologias ou deficiências que limitam fortemente a autonRead More
Em sua Mensagem para o 62° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 11 de maio próximo Papa escreve: “Toda a vocação, sentida na profundidade do coração, faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço, como fonte de esperança e caridade e não coRead More
Colaborando com os missionários Scalabrianos no apoio aos migrantes brasileiros, em uma ação animada pela CNBB, por meio de sua Comissão Missionária, com a Pastoral de Brasileiros no Exterior, o padre diz sentir que Deus o escolheu porque era necessário viver esta missão. “Mas na experienciaRead More
O encontro terá como tema “Direção Espiritual e Projeto Pessoal de Vida no Discernimento Vocacional” e contará com a assessoria de dom Cicero Alves de França, bispo auxiliar de São Paulo e doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana. As inscrições são Read More
A Pastoral Carcerária Nacional lançou, no dia 2 de dezembro, às 19h30, no canal do YouTube, o relatório “Políticas de Seletividade, Definhamento e Morte: O Silêncio Frente às Denúncias de Tortura no Sistema Prisional”. Estiveram presentes o Professor Dumas; Irmã Petra Pfaller, coordenRead More
O encontro contou com a presença do arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial da Pastoral Afro Latino Americana e Caribenha, dom Zanoni Demettino e do bispo de Merlo-Moreno, dom Juan José Chaparro, bispo de Merlo-Moreno. O tema central abordará a realidade afro na América Latina e no CariRead More
Subsídio foi lançado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar para colaborar com as famílias no desenvolvimento da fé Read More
O objetivo do encontro com a ministra Nísia Trindade foi prestar contas sobre o trabalho da Pastoral, que realiza ações de saúde, nutrição, educação e cidadania, atendendo cerca de 200 mil crianças de 0 a 6 anos e 11 mil gestantes em todo o Brasil. Grupo também visitou a CNBB Read More
A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realiza sua 27ª Assembleia Geral Eletiva no próximo mês de julho e terá uma presença especial. O evento contará com a participação da prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, irmã Simona Read More
Durante a reunião, os participantes reforçaram a necessidade de ações urgentes para enfrentar os desafios ambientais e sociais na Amazônia. Os bispos apresentaram um panorama atualizado da situação socioambiental, baseado na escuta realizada em 2023 junto às comunidades locaisRead More
O congresso reunirá seminaristas de diversas dioceses do Brasil, proporcionando um espaço de reflexão, formação e vivência missionária. A programação contará com conferências, oficinas, momentos de espiritualidade e partilhas de experiências missionárias, incentivando o compromisso evanRead More
No próximo dia 25 de junho de 2025, o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, vai recebeu um momento especial para o clero do Brasil: o Jubileu dos Presbíteros do Brasil em Roma. A celebração integra a programação do Ano Jubilar 2025 – Peregrinos de Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e conRead More
Em sintonia com a CF 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), em parceria com a Universidade Franciscana, as Pastorais Universitária e da Educação e o Instituto Franciscano de Espiritualidades e Humanidades, laRead More
Entre os dias 14 e 16 de março, missionários de todo o Brasil se reuniram na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), para partilhar experiências, fortalecer laços e traçar os próximos passos da missão evangelizadora no país. O encontro foi marcado pela atualizaRead More
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentam o cartaz que vai animar as ações da Campanha Missionária deste ano, um momento especial para fortalecer os laços de solidariedade e renovar o compromisso da Igreja com a missão evangelizadora. A organização da Campanha Missionária, que reaRead More
“O Cefep tem sido um espaço de reflexão, formação e compromisso com a justiça social. Chegar aos 20 anos é um marco significativo, e queremos celebrar essa trajetória reafirmando nossa missão de fortalecer a atuação política a partir dos valores do Evangelho”, destaca Jardel Neves LopRead More
Porto Alegre (RS) sediou, entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2025, a XXVII Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), que reuniu consagrados e consagradas seculares de todas as regiões do país. O evento, alinhado ao Jubileu de 2025, teve como tema centRead More
O Movimento de Educação de Base (MEB) acaba de lançar seu mais novo projeto de comunicação e aprendizado: o Podcast MEB – Pé no Chão e Voz no Ar. Com o objetivo de resgatar a história e os valores do MEB, a iniciativa busca promover debates e reflexões sobre educação popular, inclusão Read More
Dessa vez, o portal da CNBB convidou o padre Jair Costa, do Setor Música Litúrgica da CNBB, para explicar as regras do edital. Dentre os critérios, ele salientou, em vídeo, que os interessados em se inscrever no concurso deverão participar de três formações prévias, as quais serão ofereciRead More
O assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, orienta que é importante, como aprendizado da Campanha da Fraternidade 2025 – que continua ao longo do ano – assumir atitudes pessoais, comunitárias e sociais de respeito e cuidado com a Casa Comum como sinal e gesto concreto da Páscoa e de RessurRead More
Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que financia projetos sociais em diversas regiões do país, especialmente aqueles voltados às populações em situação de vulnerabilidade. Um dos projetos que recebeu apoio do FNS em 2024 foi a Associação AmparRead More
No interior de São Paulo, o trabalho da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) foi um dos contemplados com os recursos oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. A Adevirp atua no trabalho de inclusão e desenvolvimento de pessoRead More
Entre as 238 iniciativas aprovadas em 2004 pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade está o projeto “Amizade Social e Valorização da Vida: Espiritualidade e promoção humana na prevenção ao suicídio” que atingiu 1.500 pessoas, em palestras, cRead More
O projeto, apoiado com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, envolve mulheres que residem na periferia de Passo Fundo, nas chamadas ocupações urbanas, mães-solo e mulheres de baixa renda. Os encontros mensais possibilitam um espaço de encontro, de fortalecimento da amizade social e de Read More
A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira, uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, a cerimônia contou com a presença de representantes da Conferência NaRead More
De acordo com o edital, os interessados em propor letras e melodias para o hino da Campanha da Fraternidade 2026 deverão de três formações prévias, as quais serão oferecidas on-line, específicas para o concurso. Os encontros virtuais acontecem nos dias 12, 14 e 16 de maio, a partir das 20hRead More
O Projeto Avicultura do Povo Xakriabá foi contemplado com os recursos da Campanha da Fraternidade 2024 no eixo 3 – Projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção de emprego e renda. Os recursos foram destinados à compra de materiais de construção e equipamentoRead More
O projeto, que contou com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade, teve como objetivo principal estimular o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a formação de intérpretes com foco pastoral, favorecendo a inserção de deficientes auditivos nas Read More
- Animação Bíblico-Catequética
- 17/04/2025
- Enfrentamento ao Tráfico Humano
- 15/04/2025
- Causa dos Santos
- 14/04/2025
- Ação Sociotransformadora
- 09/04/2025
- Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso
- 07/04/2025
- Nordeste 4
- 27/03/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 15/01/2025
- Nordeste 4
- 27/03/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 17/03/2025
CNBB TV
CNBB TV