Artigos dos bispos
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
A celebração do IX Dia Mundial dos Pobres, no próximo domingo, cria uma oportunidade singular de interpelação social: na sociedade contemporânea, marcada pelo consumismo e por certo egoísmo na busca pelo bem-estar, pesa sobre os pobres o horror da indiferença. É verdade que existem muitas iniciativas concretas de cuidado social, mas não são suficientes para superar exclusões perversas. Sublinhe-se a importância do trabalho de muitas pessoas e instituições, particularmente de organizações guiadas pela fé, de organizações não-governamentais e de cidadãos solidários. Apesar de tantos esforços dedicados ao amparo, o peso da indiferença e das morosidades continua a incomodar. Muitos pobres são desrespeitados em suas necessidades básicas, privados, inclusive, de um prato de comida para matar a própria fome. Milhares de desnutridos, mundo afora, estão bem perto da mesa farta de quem está saciado, chegando à transgressão moral de desperdiçar alimentos. A realidade desafiadora dos pobres sinaliza que o mundo ainda carece de sensibilidade para cuidar dos que precisam de amparo, para inspirar políticas públicas de inclusão e de efetivo respeito à dignidade inviolável de toda pessoa. Para se alcançar essa sensibilidade que ilumina mentes e corações é preciso combater a pobreza espiritual, obstáculo para mudar os vergonhosos cenários de exclusão e discriminação.
Essa pobreza espiritual cria justificativas para atitudes gananciosas, para funcionamentos excludentes do mercado, emoldurados pela mesquinhez, constatados especialmente na lógica extrativista que rege a exploração do meio ambiente. O “amor” desmedido ao dinheiro, contracenando com a perversa indiferença em relação aos pobres, precisa ser tratado. Não se pode passar por cima do bem comum e somente se importar com o êxito do próprio negócio, buscando promovê-lo a todo custo. Caso contrário, não se abrirá uma nova página na história da humanidade. As discussões técnicas, que inspiram decisões, precisam, pois, de envergadura espiritual. Um contraponto à pobreza espiritual de validar somente o que aumenta o próprio poder, sem compromisso com a promoção da cultura da solidariedade, essencial para fortalecer a luta por uma sociedade mais igualitária e fraterna.
Todos são irmãos e irmãs, um princípio na contramão de manipulações em favor de quem pode mais, um antídoto para não se escorregar e tomar decisões apequenadas pela estreiteza de horizontes. A pobreza espiritual precisa ser corrigida pelo convite bíblico à esperança, conforme indica o Papa Leão XIV na sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres 2025. A esperança anunciada na Palavra de Deus traz consigo o dever de assumir, sem demoras, responsabilidades na construção da história. A espiritualidade que tem força para combater e vencer a pobreza espiritual é a caridade, a ser vivida como maior mandamento social, segundo bem indica a Doutrina Social da Igreja Católica. A mensagem do Papa Leão XIV enfatiza que a pobreza tem causas estruturais a serem enfrentadas para se criar novos sinais de esperança. No exercício dessa missão, vale inspirar-se no testemunho transformador de homens e mulheres com envergadura espiritual que ajudaram a dar novo rumo para a história da humanidade.
Urge-se uma fecunda sensibilização social para efetivar políticas públicas capazes de ajudar na superação dos cenários de pobreza. O Papa Leão XIV cita a necessidade de serem instituídas casas-família, comunidades para menores, centros de acolhimento e escuta, dormitórios, escolas populares e muitas outras iniciativas como sinais de esperança, criando oportunidades para o exercício do voluntariado e da cooperação, remédios para a indiferença que é suprema expressão da pobreza espiritual. A Igreja Católica, ao promover mais um Dia Mundial dos Pobres, lembra que os excluídos são os irmãos e irmãs mais amados porque cada um deles, diz Papa Leão XIV, com suas palavras e sabedoria, podem ajudar o mundo a “tocar com as mãos” a verdade do Evangelho de Jesus, fonte inesgotável e inigualável de riqueza espiritual. A verdade do Evangelho tempera e impulsiona a sabedoria para efetivar compromissos assumidos em benefício dos pobres. Assim, o Dia Mundial dos Pobres recorda às comunidades de fé, com repercussões na sociedade civil, a respeito da importância e da urgência de se dar centralidade aos pobres nos debates, nas prioridades e no cultivo da proximidade.
A proximidade em relação aos pobres é capaz de mudar visões, corrigir vícios e consolidar um modelo sociopolítico enraizado na verdade e na transparência, inspira o combate à corrupção, à violência e ao descalabro moral do esbanjamento e do desperdício. Tratar adequadamente todo tipo de pobreza é sinal forte e eficaz de esperança, pois cria a oportunidade de acolher e de viver concretamente o Evangelho de Jesus. Não se pode correr o risco de se habituar com as ondas de empobrecimento de cada dia e de muitos modos. Inspiradora e provocante é a indicação de Santo Agostinho, citada na mensagem do IX Dia Mundial dos Pobres: “Damos pão a quem tem fome, mas seria muito melhor que ninguém passasse fome e não precisássemos ser generosos com ninguém. Damos roupas a quem está nu, mas Deus queira que todos estejam vestidos e que ninguém passe necessidade sobre isto”.
Vale investir na superação da pobreza espiritual para alavancar um novo tempo, por meio de lideranças e servidores que não fazem do dinheiro a pauta principal. A prioridade deve ser alcançada a partir da proximidade em relação aos pobres, priorizando as suas necessidades, para encontrar a direção certa rumo à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Trilhar o caminho dos pobres, pela escuta de seus clamores, pelo atendimento de suas necessidades emergenciais e pelo compromisso com políticas públicas que redesenhem a sociedade contemporânea é esperançar, significa investir para que a humanidade construa para si um novo tempo, no horizonte do Menino que está para chegar – celebração do Natal de Jesus.
Dom Itacir Brassiani
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
O Papa Leão XIV se inspirou na declaração de fé de uma pessoa pobre e fiel na sua mensagem para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus!” (Salmo 71,5). E começa sublinhando que os pobres são testemunhas de uma esperança forte e confiável, na medida em que a esperança que os move “é professada numa condição de vida precária, feita de privações, fragilidade e marginalização”.
É verdade que a pobreza mais grave é não poder contar com Deus. Se impingimos aos pobres a culpa pela própria miséria e apresentamos a eles um Deus sempre pronto a premiar “os bons” com riqueza e prosperidade, estamos impedindo que conheçam o verdadeiro Deus. Por isso, além de despertar os pobres para as causas estruturais da sua pobreza, precisamos apresentar a eles o coração e o rosto verdadeiros de Deus.
Na sua mensagem para esse dia, o Papa nos lembra que “a pobreza tem causas estruturais que devem ser enfrentadas e eliminadas”, jamais encobertas ou negadas. E isso não tem nada a ver com ideologias esquerdistas ou com ativismo político, mas com o Evangelho e a vida de Jesus Cristo. Além disso, como cristãos, somos chamados a colocar sinais de esperança que testemunhem nossa solidariedade concreta e transformadora.
Não podemos ir ao encontro dos pobres ou falar deles apenas em alguns momentos especiais do ano, como uma espécie de alívio de consciência. Leão XIV nos adverte que, para a Igreja, eles não são um passatempo. Os pobres são “os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho”.
É tempo de tomar consciência de que “os pobres não são objetos da nossa pastoral, mas sujeitos criativos que nos estimulam a encontrar sempre novas formas de viver o Evangelho hoje”. Compadecer-se e ir ao encontro deles “é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade”. Isso não é algo que podemos fazer ou não fazer, nem bondade nossa. Eles têm direito a esperar solidariedade dos cristãos e da sociedade.
Por fim, o Papa sublinha que os pobres não podem estar à margem, mas devem ocupar o centro da ação pastoral da Igreja. E pede que, no espírito do Ano Jubilar, engajemo-nos em ações políticas que combatam as antigas e novas formas de pobreza, e em iniciativas de apoio aos mais pobres entre os pobres. “Trabalho, educação, habitação e saúde são condições para uma segurança que jamais se alcançará com armas”, diz o Papa.
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo de Santos (SP)
POBRES EMPOBRECIDOS
no âmago de Jesus, no âmago da Igreja
Vamos vivenciar e celebrar o 9º Dia Mundial dos Pobres, antecedido pela Jornada Mundial dos Pobres: para um dia tão especial, uma semana de jornada, porque assim como a conversão é um processo de vida, para dar sentido ao Dia dos Pobres é necessário trilhar um caminho novo, de mudanças profundas no coração (sensibilidade humana), no pensamento (reflexões comprometidas) e nas ações (atitudes libertadoras). Quando a mudança profunda é iluminada pelo Espírito Santo ela se chama conversão. Os pobres clamam por nossa conversão.
Feliz iniciativa do Papa Francisco, que com a Jornada e o Dia Mundial dos Pobres, quis sacudir a humanidade para a realidade de penúria e de dignidade ferida, de milhões de pessoas na pobreza e na miséria. O Papa Leão continua essa ação chamando a todos para refletir sobre a expressão bíblica do Salmo 71,5: “Tu és a minha esperança”, porque, de fato, a muitos irmãos e irmãs pobres só resta a esperança, mas quando a descobrem, descobrem também que ainda têm tudo para continuarem na luta pela vida dia após dia.
O Dia dos Pobres, no entanto, não é propriamente um dia de homenagem a eles, ou de entrega de algumas marmitas sob clicks fotográficos, ou ainda de cuidados de higiene, o que deve ser feito cotidianamente – porque cotidianamente todos precisam comer, lavar-se, morar, trabalhar – num grande mutirão de solidariedade e fraternidade, mas é uma oportunidade de aproximação para se deixar evangelizar pelos pobres e com eles assumir o compromisso com suas causas por emprego, moradia, saúde, educação, mobilidade, lazer, cultura. Como tudo isso é feito na perspectiva do Reino de Deus, motivado pela fé cristã, tudo isso ganha sabor espiritual, torna-se experiência da presença do Senhor que encontramos nos pobres.
Cristo os elegeu. Eles elegeram a Cristo. Escolheram-se mutuamente, por isso não há disputa entre eles para ocuparem o lugar central, porque onde está um está o outro. Isso se dá ainda mais explicitamente quanto lembramos que, de modo especial, foram os pobres que acolheram a Jesus e sua mensagem do Reino de Deus, e dentre os pobres aqueles anawin, os pobres do Senhor, os que depositaram toda a sua confiança em Deus e em mais nada. Esses apontam para os irmãos e irmãs que vivem nas ruas de todo o mundo, ocupando, sim, o último lugar.
O Dia Mundial dos Pobres chama-nos à consciência de suas fragilidades e clama pelo cuidado dos fragilizados. Mas precisamos ir adiante, para que não pequemos por hipocrisia: sabemos quem são os pobres e o que padecem, todavia, devemos saber também as causas de sua pobreza e miséria, para que atuemos, em múltiplas parcerias, com vigor e rigor, sobre a economia que mata, já que o sistema social e econômico é injusto na sua raiz. Assim como o bem tende a difundir-se, assim também o mal consentido, que é a injustiça , tende a expandir a sua força nociva e a minar, silenciosamente, as bases de qualquer sistema político e social (Cf. Evangelii Gaudium 53 e 59).
A esperança cristã comporta a conjugação de duas forças, a da indignação diante de realidades de sofrimento e a da coragem, para iniciar processos novos para compor novas realidades, novos céus e nova terra (Cf. Is 65,17-18; Ap 21,1-5).
O caminho dos pobres não é exclusivista, pois é o caminho para todos. Dê o seu primeiro passo neste caminho envolvendo-se na Jornada e no Dia Mundial dos pobres.
De 9 a 16 de novembro, a Igreja Católica em todo o mundo celebra a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), e, neste ano, inspirada pela mensagem do Papa Leão XIV, que propõe o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). A iniciativa quer fortalecer o compromisso cristão com as pessoas em sRead More
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB divulgou uma nota reafirmando a posição da Igreja Católica em favor da defesa incondicional da vida humana, desde a concepção até o fim natural. A manifestação foi motivada pela decisão do Congresso Nacional de sustar a Resolução nº Read More
Entre os dias 17 e 21 de novembro, sempre às 20h, especialistas discutirão sobre temas importantes relacionados à defesa da vida. O evento on-line e gratuito é uma realização da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os agentes daRead More
De acordo com o bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária da CNBB, dom Maurício Jardim, o grupo teve a oportunidade de compartilhar com os seminaristas os desafios e luzes para a animação missionária da Igreja no Brasil. “Gratidão a todoRead More
Evento promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard foi espaço para reflexão sobre os ritos do processo catecumenal e o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). O presidente e os assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB participaram e contribuíram com as reflexõesRead More
A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB foi convidada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano para apresentar as iniciativas realizadas no Brasil no âmbito do Pacto Educativo Global e o acompanhamento das escolas católicas e públicas. Participam pela comissRead More
Foi convocado, diante da grave crise humanitária e social que atinge o Haiti, um Dia de Oração pela Paz no Haiti, a ser realizado no próximo sábado, 1º de novembro. A iniciativa quer unir comunidades, paróquias e grupos missionários de todo o Brasil em súplica pela paz e pela proteção do Read More
Entre os dias 28 e 29 de outubro, a Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), sedia o Encontro dos Padres em Missão Digital, que reúne sacerdotes de diversas regiões do país para refletir sobre os desafios e oportunidades da evangelização no ambiente digital. O evento é promovido pela Comissão EpRead More
A Equipe Dinamizadora da Catequese na América Latina e no Caribe é composta pelos assessores e responsáveis pelo Setor de Catequese dos seguintes países: Brasil, Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. O grupo contribui com o trabalho do Centro de Programas e Redes de Ação PaRead More
Entre os dias 20 e 24 de outubro, Belo Horizonte (MG) tornou-se ponto de encontro para formadores de seminários da América Latina e do Caribe. O Curso Latino-Americano para Formadores de Seminários Propedêuticos reuniu padres reitores, formadores e responsáveis por seminários de 11 países, toRead More
Mais de 60 presbíteros do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em São Leopoldo (RS) para o 42º Encontro Regional de Presbíteros (ERP), realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2025. O evento, que contou com a participação de 66 presbíteRead More
Ele recebeu uma carta, assinada pela prefeita do Dicastério, irmã Simona Brambilla (M.C.). No documento, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, comunica a decisão do Papa Leão XIV de reconfirmá-lo na função até 27 de maio de 2029. Dom Amilton, em entrevista, fala sobreRead More
O segundo dia do Conselho Regional (CONSER), que reúne os prelados da Bahia e de Sergipe, teve início com a celebração da Missa. A Eucaristia foi presidida pelo bispo da diocese de Bonfim (BA), Dom Hernaldo Pinto Farias, e concelebrada pelo bispo da diocese de Paulo Afonso (BA), dom Guido ZendroRead More
Teve início, na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, mais uma reunião do Conselho Regional (CONSER) do Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne os arcebispos e bispos da Bahia e de Sergipe. O encontro começou com a Missa e a Oração das Vésperas, presidiRead More
Nesse cenário de dor e urgência, a Cáritas Diocesana de Guarapuava, em articulação com o Regional Sul 2 da CNBB, lançou uma campanha de ajuda solidária para arrecadar recursos destinados às famílias atingidas. As doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48791935/0001-60. ClaborRead More
O bispo de Parnaíba, dom Edivalter Andrade foi eleito novo vice-presidente da Comissão Episcopal Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi escolhido para compor a presidência do Regional, nesta quarta-feira (05 de novembro).Read More
De 27 a 30 de outubro de 2024, formadores do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — que reúne as dioceses da Bahia e de Sergipe — participaram do Encontro Regional para Formadores dos Seminários, realizado pela Organização dos Seminários e Institutos do BRead More
Com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2026, que abordará “Fraternidade e Moradia” e o lema “E Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), formadores, agentes de pastoral e representantes das arqui/dioceses que compõem o Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) partRead More
A Comissão Regional de Liturgia informa que os materiais utilizados durante a live “Exéquias: Celebração da Esperança” já estão disponíveis para download, oferecendo subsídios formativos que podem auxiliar as dioceses, paróquias e agentes de pastoral na vivência litúrgica e no aperfeRead More
O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, fez um convite à construção da paz, à superação do ódio, da vingança e da indiferença que corroem o tecido social, diante dos acontecimentos dos últimos dias na capital fluminense, após uma megaoperação contra o narcotráRead More
A Pastoral Familiar divulgou nesta quarta-feira, 8, uma nota em celebração ao Dia do Nascituro, com o tema “A vida é sempre um bem”. A data, segundo o texto, é uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção. Na mensagem, a Pastoral Read More
A Pastoral da Comunicação no Brasil (Pascom Brasil), vinculada à Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já se prepara para viver o 9º Encontro Nacional da Pascom. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2026, no CRead More
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida tornou-se o centro da animação vocacional no Brasil, reunindo centenas de participantes de diferentes regiões do país. Animadores vocacionais, consagrados, ministros ordenados e cristãos leigos se encontraram para a Romaria e o III Read More
O IPV realizou sua assembleia ordinária anual, de 14 a 17 de agosto, com o tema central “Peregrinos de Esperança na missão de animar vocações”. O encontro foi marcado por momentos de oração e apresentação de relatórios das atividades do último ano. Nas discussões também esteve preseRead More
Nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, realizado em Brasília, prosseguiu com momentos de profunda reflexão, espiritualidade e comunhão entre os agentes de todo o país. O encontro deixou a todos renovados no compromisso com a missão de evangelizar atravéRead More
Em Brasília (DF) teve início o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur) reunindo peregrinos de todas as regiões do Brasil para três dias de formação, espiritualidade e partilha missionária. A programação de abertura começou com uma visita guiada pela Cripta de São João Bosco, Read More
O encontro foi marcado por momentos de escuta, reflexão, celebração e tomada de decisões importantes para o futuro da missão junto aos povos nômades. O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, em sua participação na Assembleia, ressaltou a importância do trabalho pastoral nas comunidRead More
O encontro foi realizado na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), e foi oportunidade para diálogos sobre as perspectivas da comunicação na missão evangelizadora da Igreja. Também foram consolidadas propostas e direções para fortalecer a atuação da Pastoral em todo o país encaminhadas aos GrRead More
A Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB (bispos e assessores) encontra-se na Casa dom Luciano, em Brasília (DF), a partir da sexta-feira, 25 de julho, em uma reunião com bispos referenciais da Comunicação dos regionais. Animados pelo bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão de Read More
A Pastoral da Pessoa Idosa convida comunidades, famílias, paróquias e agentes de pastoral a se unirem neste mês de celebração, reconhecendo nas pessoas idosas um verdadeiro sinal de esperança e fé para a Igreja e para o mundo. A Pastoral disponibilizou um link com onde pode acessado materiaisRead More
Em um encontro inspirador realizado na sede da CNBB, em Brasília, o Movimento de Educação de Base (MEB) lançou na sexta-feira, 31 de outubro, a nova edição da sua Revista MEB de Educação Popular. A publicação coloca em debate o tema urgente e crucial: “A Inteligência Artificial GeneratiRead More
Série de animações e curtas mostram as realidades locais e os desafios climáticos enfrentados pelas comunidades latino-americanasRead More
A capital do País sediou, entre os dias 24 e 26 de outubro, o Encontro Nacional do Movimento de Educação de Base (MEB), que reuniu lideranças dos núcleos do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e do Distrito Federal. O evento teve como principal meta fortalecer os NúcleosRead More
A formação dos futuros diáconos permanentes no Brasil esteve no centro das reflexões do XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, que aconteceu entre os dias 13 a 15 de outubro, na Casa de Encontros “Dom Luciano”, em Brasília (DF). O evento é um momento fundamRead More
A Campanha Missionária de 2025 é celebrada sob o tema “Missionários de esperança entre os povos” e o lema “A esperança não decepciona”, alinhando-se ao espírito do Ano Jubilar. Durante todo o mês de outubro, comunidades ao redor do mundo têm intensificado celebrações, formações Read More
As ações do mês missionário estão alinhadas ao Jubileu da Esperança, com o tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A Campanha Missionária anima a Igreja no Brasil a ser portadora da esperança Read More
Foram recebidas a presidente, irmã Maria do Disterro Rocha, e assessoras da Conferência dos Religiosos do Brasil. O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo entre as duas instituições que congregam os bispos e os religiosos e religiosas em seu serviço evangelizador à Igreja no BrasilRead More
Encontro realizado em Brasília destacou escuta, formação, sustentabilidade e fortalecimento das Cáritas paroquiais como prioridades para os próximos anos. Em sua participação, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers,, reforçou a credibilidade da Cáritas e a importância de manter aRead More
A Campanha Missionária 2025 tem como tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu 2025, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O convite desta edição é para que os fiéis sejam portadores da esperança que vem de CrRead More
Para o CNLB a vocação laical é dom recebido no batismo “que nos faz sujeitos eclesiais, discípulos missionários e protagonistas na vida e na missão da Igreja”. Os bispos também recordaram a vocação dos cristãos leigos e leigas, com agradecimento pelo comprometimento e reconhecimento àRead More
O Fundo Nacional de Solidariedade realizou 4 reuniões este ano, nas quais aprovou os projetos que estão recebendo recursos da Coleta Nacional da Solidariedade. Projetos como “Brigada de prevenção e combate aos incêndios florestais”, “Guardiães do Cerrado: sementes de vida e Ecologia IntegralRead More
Em sintonia com a CNBB, os Maristas do Brasil realizam anualmente um amplo movimento de sensibilização e formação em torno da Campanha da Fraternidade (CF). A mobilização se dá por meio do portal educacional Farol1817, articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e de uma pRead More
Após o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2026, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), os regionais da CNBB deram início às formações regionais. O objetivo dos encontros é aprofundar o estudo do texto-base da Campanha e avaliar os desdRead More
Na carta, em referência a um trecho do Texto-Base – CF 2026, a carta afirma que “a falta de um teto digno não é apenas uma carência material, mas expressão concreta da exclusão social que nega a dignidade de filhos e filhas de Deus”Read More
A letra escolhida para o hino 2026 é de autoria de Crisógono Sabino, de Vitória (ES); e a melodia de Carlos Alberto Santos, de Lagoa Seca (PB). A escolha foi feita por meio de concurso organizado pelo Setor Campanhas da CNBB e pelo Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia Read More
Para a terceira reunião, realizada dia 22 de setembro, foram inscritos 182 projetos. O Conselho Gestor do FNS avaliou 53 deles, aprovou 46 e desaprovou 6 projetos em razão de não apresentarem toda a documentação e não responderem a todas as exigências do edital e do Guia de Cadastramento deRead More
Programação vai favorecer o aprofundamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2026, além de ser oportunidade de avaliar a edição deste ano. Momento especial do seminário será realizado junto à população em situação de rua no Centro de Brasília, num gesto de proximidade aos que nRead More
A Campanha para a Evangelização 2025 tem como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa!”, inspiração bíblica retirada de Lucas 19, 1. A identidade visual presente no cartaz da Campanha para a Evangelização 2025 apresenta a Sagrada Família pedindo hospedagem nas casas e no coração daRead More
O Itinerário Formativo “Os Direitos da Pessoa em Situação de Rua” é um projeto que une fé, formação e compromisso social e vai se desenvolver em quatro etapas com o tema da Campanha da Fraternidade 2026. A busca sensibilizar e capacitar jovens, agentes de pastoral, religiosos e religiosaRead More
Em Porto Alegre, a Comunidade Terapêutica Casa Marta e Maria, dedicada ao acolhimento e reabilitação de mulheres com dependência química, instalou de uma usina de captação de energia solar graças aos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, fruto da Campanha da Fraternidade 2025, com o tRead More
- Ação Sociotransformadora
- 13/11/2025
- Vida e Família
- 10/11/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 06/11/2025
- Cultura e Educação
- 30/10/2025
- Nordeste 3
- 10/11/2025
- Comunicação (Pascom)
- 29/09/2025
- Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 25/08/2025
- Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 19/08/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 30/09/2025
- Fraternidade
- 11/11/2025
- Fraternidade
- 29/09/2025
CNBB TV


















































