Artigos dos bispos
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo de Santos (SP)
POBRES EMPOBRECIDOS
no âmago de Jesus, no âmago da Igreja
Vamos vivenciar e celebrar o 9º Dia Mundial dos Pobres, antecedido pela Jornada Mundial dos Pobres: para um dia tão especial, uma semana de jornada, porque assim como a conversão é um processo de vida, para dar sentido ao Dia dos Pobres é necessário trilhar um caminho novo, de mudanças profundas no coração (sensibilidade humana), no pensamento (reflexões comprometidas) e nas ações (atitudes libertadoras). Quando a mudança profunda é iluminada pelo Espírito Santo ela se chama conversão. Os pobres clamam por nossa conversão.
Feliz iniciativa do Papa Francisco, que com a Jornada e o Dia Mundial dos Pobres, quis sacudir a humanidade para a realidade de penúria e de dignidade ferida, de milhões de pessoas na pobreza e na miséria. O Papa Leão continua essa ação chamando a todos para refletir sobre a expressão bíblica do Salmo 71,5: “Tu és a minha esperança”, porque, de fato, a muitos irmãos e irmãs pobres só resta a esperança, mas quando a descobrem, descobrem também que ainda têm tudo para continuarem na luta pela vida dia após dia.
O Dia dos Pobres, no entanto, não é propriamente um dia de homenagem a eles, ou de entrega de algumas marmitas sob clicks fotográficos, ou ainda de cuidados de higiene, o que deve ser feito cotidianamente – porque cotidianamente todos precisam comer, lavar-se, morar, trabalhar – num grande mutirão de solidariedade e fraternidade, mas é uma oportunidade de aproximação para se deixar evangelizar pelos pobres e com eles assumir o compromisso com suas causas por emprego, moradia, saúde, educação, mobilidade, lazer, cultura. Como tudo isso é feito na perspectiva do Reino de Deus, motivado pela fé cristã, tudo isso ganha sabor espiritual, torna-se experiência da presença do Senhor que encontramos nos pobres.
Cristo os elegeu. Eles elegeram a Cristo. Escolheram-se mutuamente, por isso não há disputa entre eles para ocuparem o lugar central, porque onde está um está o outro. Isso se dá ainda mais explicitamente quanto lembramos que, de modo especial, foram os pobres que acolheram a Jesus e sua mensagem do Reino de Deus, e dentre os pobres aqueles anawin, os pobres do Senhor, os que depositaram toda a sua confiança em Deus e em mais nada. Esses apontam para os irmãos e irmãs que vivem nas ruas de todo o mundo, ocupando, sim, o último lugar.
O Dia Mundial dos Pobres chama-nos à consciência de suas fragilidades e clama pelo cuidado dos fragilizados. Mas precisamos ir adiante, para que não pequemos por hipocrisia: sabemos quem são os pobres e o que padecem, todavia, devemos saber também as causas de sua pobreza e miséria, para que atuemos, em múltiplas parcerias, com vigor e rigor, sobre a economia que mata, já que o sistema social e econômico é injusto na sua raiz. Assim como o bem tende a difundir-se, assim também o mal consentido, que é a injustiça , tende a expandir a sua força nociva e a minar, silenciosamente, as bases de qualquer sistema político e social (Cf. Evangelii Gaudium 53 e 59).
A esperança cristã comporta a conjugação de duas forças, a da indignação diante de realidades de sofrimento e a da coragem, para iniciar processos novos para compor novas realidades, novos céus e nova terra (Cf. Is 65,17-18; Ap 21,1-5).
O caminho dos pobres não é exclusivista, pois é o caminho para todos. Dê o seu primeiro passo neste caminho envolvendo-se na Jornada e no Dia Mundial dos pobres.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)
O Papa Leão XIV toma como tema, em sintonia com o Ano Jubilar da esperança, para o 9º Dia Mundial dos Pobres, a palavra dos Salmos: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). A condição de pobre não pode tirar da pessoa a virtude da esperança, porque ela é fundamental para a autoestima e a dignidade do ser humano. A maior riqueza das pessoas é confiar em Deus e tê-lo no coração.
Para o apóstolo Paulo, quem confia em Deus, a esperança nunca o decepciona (Rm 5,5). Isto significa que o pobre, numa vida totalmente precária, marginalizado, excluído, pode tornar-se uma testemunha de autêntica esperança na expectativa da justiça divina. O ter material não deixa de ser uma realidade relativa, que pode esvaziar a identidade da pessoa e levá-la à perda da esperança.
O verdadeiro tesouro, na vida das pessoas, é a intimidade delas com Deus. Quase sempre, muitas pessoas pobres têm mais liberdade e serenidade para isto, porque não estão apegadas, nem preocupadas em administrar bens materiais acumulados. Jesus faz uma alerta para ninguém acumular bens na terra e, sim, no céu, porque são duradouros e a ferrugem não os destrói (cf. Mt 6,19-20).
Grande parte dos pobres tem abertura para Deus, sensível aos ensinamentos do Evangelho. A Igreja tem a obrigação de atendê-los em suas diversas necessidades, não só espirituais, mas também nas carências materiais. Papa Francisco falava da pobreza existencial, do vazio e da insensibilidade do coração humano, às vezes, pior do que a pobreza material, exigindo um trabalho mais missionário.
No coração dos pobres e, também, de toda a Igreja que evangeliza, deve estar gravada a convicção de que são possíveis uma nova terra e um novo céu. Esse convencimento vem da esperança cristã, do fundamento da caridade fraterna. Tudo apoiado na Palavra de Deus e na autenticidade da vida, iluminada pelo Espírito Santo. Significa que a esperança vem da fé, sustentada pela caridade.
A palavra pobre sugere a palavra caridade. Delas falamos de acolhimento e hospitalidade na vida social. E são muitas as formas de ajudar aos sofridos e inabilitados para uma vida mais digna. Para o Papa Leão, os pobres são sujeitos ativos, devem estar no centro da ação pastoral e são um apelo para o anúncio fecundo do Evangelho. Coloquemos nossos frutos acumulados a serviço dos pobres.
Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul (RS)
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! De 10 a 21 de novembro deste ano de 2025, será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também conhecida como COP30, em Belém do Pará. Essa importante Conferência das Nações Unidas, que contará com a participação de chefes de estado e delegações de mais de 160 países, nos dá a dimensão da preocupação com o cuidado da Casa Comum frente às mudanças climáticas que afetam o nosso planeta e atingem milhões de pessoas, que vivem muitas vezes em condições de vulnerabilidade social e econômica.
O Papa Francisco, na carta encíclica Laudato Si (2015), já fazia um apelo sobre a importância do cuidado com a casa comum. O título recorda o Cântico das Criaturas, pronunciando pelo patrono da ecologia, São Francisco de Assis, no longínquo século XIII. Mas nos fala de uma realidade do presente, que manifesta o respeito e o cuidado com a vida de quem habita nessa “Casa Comum”.
A terra, “casa comum” de todos nós, é nossa irmã e mãe, que nos sustenta e governa, com plantas e flores coloridas que embelezam o jardim da nossa casa, as planícies, as colinas e os vales; que produz uma variedade de frutos que servem de alimento para o homem, para os pássaros e para os animais das mais variadas espécies que habitam a “Casa Comum”, o planeta terra.
Na carta encíclica “Laudato Si”, o Papa Francisco, como uma voz profética, recordava que a “irmã terra clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens, que Deus nela colocou. Crescemos pensando que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos”. (Lsí 2).
Como cristãos, devemos estar comprometidos com a vida em todos os sentidos, mas também com a “Casa Comum”, que abriga todas as formas de vida. Não podemos silenciar ou nos acomodar, achando que é suficiente apontar as grandes agressões que sofre a nossa mãe terra, que seguidamente aparecem nas manchetes dos jornais e revistas dos mais variados tipos, ou seja, o desmatamento na Amazônia, o aquecimento provocado pelas indústrias, a desertificação de grandes extensões de terras, a poluição dos rios, as montanhas de lixo, fruto do consumismo e do descarte irresponsável, a falta de saneamento básico nas periferias das cidades. Se essas denúncias, que são muito válidas para uma conscientização global, não despertarem em nós o agir na realidade local, é sinal de que estamos contaminados pelo comodismo e pela indiferença em relação ao cuidado da “Casa Comum”.
A “casa comum” vai ser bem cuidada e preservada para as próximas gerações quando tomarmos pequenas atitudes que estão ao nosso alcance e partem do nosso modo de agir, no dia-a-dia. Não jogando o lixo nos rios, à beira das estradas, ou no quintal da nossa casa. Podemos sempre cultivar um pomar, um pequeno jardim e uma pequena horta, onde é possível. Além de ser uma terapia, embeleza a propriedade e produz alimentos, melhora a autoestima de quem mora na casa, tornado o lugar e a cidade mais apresentável e agradável para viver. Podemos ter a tentação de ficar esperando por grandes decisões políticas e governamentais para mudar o mundo e deixarmos de agir e fazer, com responsabilidade, as pequenas coisas que dependem de nós e estão ao nosso alcance no dia-a-dia para cuidar da nossa “Casa Comum”.
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB divulgou uma nota reafirmando a posição da Igreja Católica em favor da defesa incondicional da vida humana, desde a concepção até o fim natural. A manifestação foi motivada pela decisão do Congresso Nacional de sustar a Resolução nº Read More
Entre os dias 17 e 21 de novembro, sempre às 20h, especialistas discutirão sobre temas importantes relacionados à defesa da vida. O evento on-line e gratuito é uma realização da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os agentes daRead More
De acordo com o bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária da CNBB, dom Maurício Jardim, o grupo teve a oportunidade de compartilhar com os seminaristas os desafios e luzes para a animação missionária da Igreja no Brasil. “Gratidão a todoRead More
Evento promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard foi espaço para reflexão sobre os ritos do processo catecumenal e o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). O presidente e os assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB participaram e contribuíram com as reflexõesRead More
A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB foi convidada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano para apresentar as iniciativas realizadas no Brasil no âmbito do Pacto Educativo Global e o acompanhamento das escolas católicas e públicas. Participam pela comissRead More
Foi convocado, diante da grave crise humanitária e social que atinge o Haiti, um Dia de Oração pela Paz no Haiti, a ser realizado no próximo sábado, 1º de novembro. A iniciativa quer unir comunidades, paróquias e grupos missionários de todo o Brasil em súplica pela paz e pela proteção do Read More
Entre os dias 28 e 29 de outubro, a Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), sedia o Encontro dos Padres em Missão Digital, que reúne sacerdotes de diversas regiões do país para refletir sobre os desafios e oportunidades da evangelização no ambiente digital. O evento é promovido pela Comissão EpRead More
A Equipe Dinamizadora da Catequese na América Latina e no Caribe é composta pelos assessores e responsáveis pelo Setor de Catequese dos seguintes países: Brasil, Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. O grupo contribui com o trabalho do Centro de Programas e Redes de Ação PaRead More
Entre os dias 20 e 24 de outubro, Belo Horizonte (MG) tornou-se ponto de encontro para formadores de seminários da América Latina e do Caribe. O Curso Latino-Americano para Formadores de Seminários Propedêuticos reuniu padres reitores, formadores e responsáveis por seminários de 11 países, toRead More
Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB explica como serão as celebrações da Solenidade de Todos os Santos e da Comemoração dos Fiéis Defuntos, no próximo final de semana. Em Carta, foram dadas orientações litúrgicas para as dioceses. Já o assessor da Comissão, frei Felipe Marques, fRead More
O segundo dia do Conselho Regional (CONSER), que reúne os prelados da Bahia e de Sergipe, teve início com a celebração da Missa. A Eucaristia foi presidida pelo bispo da diocese de Bonfim (BA), Dom Hernaldo Pinto Farias, e concelebrada pelo bispo da diocese de Paulo Afonso (BA), dom Guido ZendroRead More
Teve início, na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, mais uma reunião do Conselho Regional (CONSER) do Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne os arcebispos e bispos da Bahia e de Sergipe. O encontro começou com a Missa e a Oração das Vésperas, presidiRead More
Nesse cenário de dor e urgência, a Cáritas Diocesana de Guarapuava, em articulação com o Regional Sul 2 da CNBB, lançou uma campanha de ajuda solidária para arrecadar recursos destinados às famílias atingidas. As doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48791935/0001-60. ClaborRead More
O bispo de Parnaíba, dom Edivalter Andrade foi eleito novo vice-presidente da Comissão Episcopal Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi escolhido para compor a presidência do Regional, nesta quarta-feira (05 de novembro).Read More
De 27 a 30 de outubro de 2024, formadores do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — que reúne as dioceses da Bahia e de Sergipe — participaram do Encontro Regional para Formadores dos Seminários, realizado pela Organização dos Seminários e Institutos do BRead More
Com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2026, que abordará “Fraternidade e Moradia” e o lema “E Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), formadores, agentes de pastoral e representantes das arqui/dioceses que compõem o Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) partRead More
A Comissão Regional de Liturgia informa que os materiais utilizados durante a live “Exéquias: Celebração da Esperança” já estão disponíveis para download, oferecendo subsídios formativos que podem auxiliar as dioceses, paróquias e agentes de pastoral na vivência litúrgica e no aperfeRead More
O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, fez um convite à construção da paz, à superação do ódio, da vingança e da indiferença que corroem o tecido social, diante dos acontecimentos dos últimos dias na capital fluminense, após uma megaoperação contra o narcotráRead More
Em um mundo marcado por transformações aceleradas e desafios éticos cada vez mais urgentes, a arquidiocese do Rio de Janeiro promove o evento “Diálogo com a Sociedade”, um grande encontro para pensar o presente e construir caminhos para o futuro. O evento será realizado no dia 30 de outubrRead More
Salvador, 25 de outubro de 2025. “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Com alegria e gratidão a Deus, a Presidência do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe a feliz notícia da nomeação do Monsenhor George Luís Amaral Muniz como nRead More
A Pastoral Familiar divulgou nesta quarta-feira, 8, uma nota em celebração ao Dia do Nascituro, com o tema “A vida é sempre um bem”. A data, segundo o texto, é uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção. Na mensagem, a Pastoral Read More
A Pastoral da Comunicação no Brasil (Pascom Brasil), vinculada à Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já se prepara para viver o 9º Encontro Nacional da Pascom. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2026, no CRead More
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida tornou-se o centro da animação vocacional no Brasil, reunindo centenas de participantes de diferentes regiões do país. Animadores vocacionais, consagrados, ministros ordenados e cristãos leigos se encontraram para a Romaria e o III Read More
O IPV realizou sua assembleia ordinária anual, de 14 a 17 de agosto, com o tema central “Peregrinos de Esperança na missão de animar vocações”. O encontro foi marcado por momentos de oração e apresentação de relatórios das atividades do último ano. Nas discussões também esteve preseRead More
Nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, realizado em Brasília, prosseguiu com momentos de profunda reflexão, espiritualidade e comunhão entre os agentes de todo o país. O encontro deixou a todos renovados no compromisso com a missão de evangelizar atravéRead More
Em Brasília (DF) teve início o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur) reunindo peregrinos de todas as regiões do Brasil para três dias de formação, espiritualidade e partilha missionária. A programação de abertura começou com uma visita guiada pela Cripta de São João Bosco, Read More
O encontro foi marcado por momentos de escuta, reflexão, celebração e tomada de decisões importantes para o futuro da missão junto aos povos nômades. O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, em sua participação na Assembleia, ressaltou a importância do trabalho pastoral nas comunidRead More
O encontro foi realizado na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), e foi oportunidade para diálogos sobre as perspectivas da comunicação na missão evangelizadora da Igreja. Também foram consolidadas propostas e direções para fortalecer a atuação da Pastoral em todo o país encaminhadas aos GrRead More
A Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB (bispos e assessores) encontra-se na Casa dom Luciano, em Brasília (DF), a partir da sexta-feira, 25 de julho, em uma reunião com bispos referenciais da Comunicação dos regionais. Animados pelo bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão de Read More
A Pastoral da Pessoa Idosa convida comunidades, famílias, paróquias e agentes de pastoral a se unirem neste mês de celebração, reconhecendo nas pessoas idosas um verdadeiro sinal de esperança e fé para a Igreja e para o mundo. A Pastoral disponibilizou um link com onde pode acessado materiaisRead More
Em um encontro inspirador realizado na sede da CNBB, em Brasília, o Movimento de Educação de Base (MEB) lançou na sexta-feira, 31 de outubro, a nova edição da sua Revista MEB de Educação Popular. A publicação coloca em debate o tema urgente e crucial: “A Inteligência Artificial GeneratiRead More
Série de animações e curtas mostram as realidades locais e os desafios climáticos enfrentados pelas comunidades latino-americanasRead More
A capital do País sediou, entre os dias 24 e 26 de outubro, o Encontro Nacional do Movimento de Educação de Base (MEB), que reuniu lideranças dos núcleos do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e do Distrito Federal. O evento teve como principal meta fortalecer os NúcleosRead More
A formação dos futuros diáconos permanentes no Brasil esteve no centro das reflexões do XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, que aconteceu entre os dias 13 a 15 de outubro, na Casa de Encontros “Dom Luciano”, em Brasília (DF). O evento é um momento fundamRead More
A Campanha Missionária de 2025 é celebrada sob o tema “Missionários de esperança entre os povos” e o lema “A esperança não decepciona”, alinhando-se ao espírito do Ano Jubilar. Durante todo o mês de outubro, comunidades ao redor do mundo têm intensificado celebrações, formações Read More
As ações do mês missionário estão alinhadas ao Jubileu da Esperança, com o tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A Campanha Missionária anima a Igreja no Brasil a ser portadora da esperança Read More
Foram recebidas a presidente, irmã Maria do Disterro Rocha, e assessoras da Conferência dos Religiosos do Brasil. O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo entre as duas instituições que congregam os bispos e os religiosos e religiosas em seu serviço evangelizador à Igreja no BrasilRead More
Encontro realizado em Brasília destacou escuta, formação, sustentabilidade e fortalecimento das Cáritas paroquiais como prioridades para os próximos anos. Em sua participação, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers,, reforçou a credibilidade da Cáritas e a importância de manter aRead More
A Campanha Missionária 2025 tem como tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu 2025, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O convite desta edição é para que os fiéis sejam portadores da esperança que vem de CrRead More
Para o CNLB a vocação laical é dom recebido no batismo “que nos faz sujeitos eclesiais, discípulos missionários e protagonistas na vida e na missão da Igreja”. Os bispos também recordaram a vocação dos cristãos leigos e leigas, com agradecimento pelo comprometimento e reconhecimento àRead More
Em sintonia com a CNBB, os Maristas do Brasil realizam anualmente um amplo movimento de sensibilização e formação em torno da Campanha da Fraternidade (CF). A mobilização se dá por meio do portal educacional Farol1817, articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e de uma pRead More
Após o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2026, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), os regionais da CNBB deram início às formações regionais. O objetivo dos encontros é aprofundar o estudo do texto-base da Campanha e avaliar os desdRead More
Na carta, em referência a um trecho do Texto-Base – CF 2026, a carta afirma que “a falta de um teto digno não é apenas uma carência material, mas expressão concreta da exclusão social que nega a dignidade de filhos e filhas de Deus”Read More
A letra escolhida para o hino 2026 é de autoria de Crisógono Sabino, de Vitória (ES); e a melodia de Carlos Alberto Santos, de Lagoa Seca (PB). A escolha foi feita por meio de concurso organizado pelo Setor Campanhas da CNBB e pelo Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia Read More
Para a terceira reunião, realizada dia 22 de setembro, foram inscritos 182 projetos. O Conselho Gestor do FNS avaliou 53 deles, aprovou 46 e desaprovou 6 projetos em razão de não apresentarem toda a documentação e não responderem a todas as exigências do edital e do Guia de Cadastramento deRead More
Programação vai favorecer o aprofundamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2026, além de ser oportunidade de avaliar a edição deste ano. Momento especial do seminário será realizado junto à população em situação de rua no Centro de Brasília, num gesto de proximidade aos que nRead More
A Campanha para a Evangelização 2025 tem como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa!”, inspiração bíblica retirada de Lucas 19, 1. A identidade visual presente no cartaz da Campanha para a Evangelização 2025 apresenta a Sagrada Família pedindo hospedagem nas casas e no coração daRead More
O Itinerário Formativo “Os Direitos da Pessoa em Situação de Rua” é um projeto que une fé, formação e compromisso social e vai se desenvolver em quatro etapas com o tema da Campanha da Fraternidade 2026. A busca sensibilizar e capacitar jovens, agentes de pastoral, religiosos e religiosaRead More
Em Porto Alegre, a Comunidade Terapêutica Casa Marta e Maria, dedicada ao acolhimento e reabilitação de mulheres com dependência química, instalou de uma usina de captação de energia solar graças aos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, fruto da Campanha da Fraternidade 2025, com o tRead More
Os 67 projetos aprovados atendem juntos, diretamente, a 54.188 pessoas e indiretamente a 181.509. O secretário-geral da CNBB afirmou que o Brasil assumiu, de fato, com a alegria o tema da Campanha da Fraternidade e está sabendo traduzir o seu tema não só no tempo da Quaresma mas também para umaRead More
- Vida e Família
- 10/11/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 06/11/2025
- Cultura e Educação
- 30/10/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 30/10/2025
- Nordeste 3
- 10/11/2025
- Comunicação (Pascom)
- 29/09/2025
- Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 25/08/2025
- Ministérios Ordenados e Vida Consagrada
- 19/08/2025
- Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
- 30/09/2025
- Fraternidade
- 11/11/2025
- Fraternidade
- 29/09/2025
- Fraternidade
- 25/09/2025
CNBB TV


















































