A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegará, no dia 14 de dezembro, à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Barbacena, arquidiocese de Mariana (MG). Em seguida será acolhida com missa às 17h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
A peregrinação faz parte da preparação para a festa dos 300 anos de Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, em 1717. A imagem deverá passar, até 2017, em diversas dioceses do Brasil. A iniciativa é organizada pelo Santuário Nacional de Aparecida.
Padroeira do Brasil
Para o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, a peregrinação será um momento de reflexão importante sobre o trabalho da Igreja junto às comunidades. “Queremos fazer da peregrinação um grande momento de evangelização, de ação missionária. Todo o povo está convidado não só a aclamar aquela que é a padroeira do Brasil, mas também aprender com Maria a lição que ela nos comunica: fazei tudo que meu filho vos disser”, expressou dom Geraldo.
Ainda, de acordo com dom Geraldo, é importante que a imagem visite diferentes espaços públicos das cidades da arquidiocese. “Esperamos que a imagem peregrina possa, também, ir ao encontro dos afastados, que ela possa visitar os lugares do sofrimento, hospitais, presídios, asilos, escolas, creches. Que ela possa ir ao encontro dos seus filhos e especialmente dos pequeninos, dos empobrecidos, dos sofredores, levando a todos a alegria da presença do próprio Cristo que está no meio de nós”, disse o arcebispo.
O encerramento da peregrinação será em Mariana, na Catedral, com missa às 16h, no dia 25 de junho de 2015.
