A Conferência Nacional dos Institutos Seculares – CNIS Brasil, convoca para a sua XXIV Assembleia Geral Ordinária e encontro dos Institutos Seculares, a realizar-se nos dias 14 a 17 de novembro de 2019, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO).
Conforme o Estatuto Canônico do organismo, a Assembleia é constituída pelos Moderadores Gerais dos Institutos Seculares que tenham residência canônica no Brasil ou seus substitutos credenciados, os Moderadores de Unidades Básicas de Institutos Seculares que tenham autonomia conforme os próprios estatutos ou seus substitutos credenciados, o Conselho Nacional e os Coordenadores de Regionais constituídos pela CNIS ou seus substitutos credenciados.
Será tema da XXIV Assembleia a “Consagração secular: nosso chão nossa missão” e o lema “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos. ” (Mt. 28, 19). Para os trabalhos, constará como pauta a apresentação dos Relatórios da Presidência, econômico, dos regionais, da proposta de alteração do Estatuto da CNIS, das deliberações da próxima Jornada dos Institutos Seculares, da XXV Assembleia Geral e as informações da XIV Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe a realizar no ano 2022 no Brasil.
A presidente Aparecida Guadalupe Cafaro, enfatiza a importância da participação neste momento de alterações no Estatuto e, também ocasião para fortalecimento enquanto organismo da Igreja e fraternidade. Vamos marcar nossa presença em mais este evento”, exorta Aparecida Guadalupe.
Logo da Assembleia da CNIS
A presidência da CNIS explica que linha em azul presente na logo do evento representa o planeta, o mundo, o chão ao qual “nossos pés deixam marcas de presença evangélica”.
No centro encontra-se o mapa do Brasil, especificamente verde, seja pela sua diversidade e riqueza natural, atualmente ameaçada, mas seja, sobretudo, pela esperança que nos recorda o profeta Isaias: “Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá o pavio que ainda fumega” (42,3).
“O Servo não nos deixará morrer o que está extinguindo-se, porque a sua Cruz é Redentora”, define a presidência.
A presidência também explica que a linha laranja que sobrepõe o planeta, que está acima do céu, é a luz, a força, a sabedoria, o próprio Espírito Santo que tudo realiza e faz nova todas as coisas (Ap 21,5).