Comissão Sociotransformadora se reúne para avançar na sistematização do 24º Plano Trienal (2023-2027)

A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se presencialmente na sede da Conferência em Brasília, na quarta-feira, 3 de agosto, com o objetivo de avançar na sistematização do 24º Plano Quadrienal (2023-2027).

O bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, participou no início da reunião, momento no qual manifestou a alegria de estar com os membros da Comissão. “Estou sempre à disposição, o meu trabalho é de servir o melhor possível as comissões e bispos”, disse.

O secretário-geral apresentou ainda pontos em torno dos quais pediu maior alinhamento, um deles foi a necessidade de um mapeamento mais detalhado das frentes de ação, no âmbito da Comissão Sociotransformadora, incluindo as comissões especiais e grupos de trabalho.

Os membros da Comissão discutiram ainda aspectos ligados ao processo da 6ª Semana Social e a sua articulação com os movimentos populares do Brasil e o acompanhamento às pastorais e organismos que integram seu campo de ação. Também foram discutidos projetos e ações comuns da Comissão junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

Gritos e sinais de esperança

De acordo com o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Sociotransformadora, dom José Valdeci dos Santos Mendes, é a primeira vez que a Comissão se encontra presencialmente com a nova formação da Comissão.

“Nos três dias anteriores, promovemos um encontro com os movimentos populares; Fizemos também um encontro com as pastorais sociais e organismos da área sociotransformadora. Nestes encontros levantamos os desafios e gritos que estão acontecendo, mas também, ao mesmo tempo, buscamos pontuar os elementos de esperança que são presentes em nossa caminhada e missão”, afirmou.

Dom José Valdeci destacou também que os membros da Comissão estão refletindo sobre os objetivos e a organização da Comissão Sociotransformadora, incluindo o papel dos seis bispos que a integram – escolhidos observando a representação das grandes regiões -, dos assessores e da equipe executiva.

“Estamos também refletindo para este quadriênio o que vamos priorizar. O processo da 6ª Semana Social com os mutirões regionais e o ponto alto previsto para novembro deste ano e a formação dos leigos quanto às políticas públicas e a especialização sobre a Doutrina Social da Igreja”, pontuou.

Membros da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB. | Fotos: Bruno Feittosa – CNBB.

Participantes

Participaram da reunião os bispos de Brejo (MA), dom José Valdeci Santos Mendes, da prelazia de Itacoatiara (AM), o bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), dom Limacedo Antônio da Silva, o bispo de Jales (SP), dom José Reginaldo Andrietta, o bispo de Corumbá (MS), dom João Aparecido Bergamasco e o arcebispo de Londrina (PR), dom Geremias Steinmetz.

Os assessores frei Olávio Dotto e padre Dário Bossi e os membros da Equipe Executiva da Comissão: irmã Claudina Scapini, secretária do Setor de Mobilidade Humana, o Carlos Humberto, representando a Cáritas Brasileira, Jardel Lopes, da Pastoral Operária, e a Alessandra Miranda, secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira. O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá, também participou da reunião junto aos assessores de comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues e o assessor de relações institucionais e governamentais, frei Jorge Luiz Soares da Silva.

Tags: