Conselho Permanente elege os novos membros da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB

Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeram, na quarta-feira, 21 de junho, os dois membros da Comissão Episcopal para a Juventude da entidade. Eles estarão ao lado do bispo de Imperatriz (MA) e presidente do colegiado, dom Vilsom Basso, na condução das ações pastorais voltadas para as diversas expressões juvenis do Brasil. São eles dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), e dom Antônio Fontinele, bispo de Humaitá (AM). 

 

Dom Darley José Kummer 

Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS), no dia 12 de maio de 1967. Foi ordenado presbítero em 13 de janeiro de 1996. Em sua formação acadêmica, possui especialização em Juventude (2000 a 2001). De 1997 a 2001, foi assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude de 1997 a 2001. 

Foi nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre em 10 de abril de 2019 e ordenado em 8 de junho do mesmo ano.  Em maio, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Juventude do Regional Sul 3.  

Dom Antônio Fontinele 

Bispo de Humaitá (AM), dom Antônio Fontinele de Melo nasceu em 9 de maio de 1968, em Camocim (CE). Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Porto Velho (RO) em 18 de setembro de 1999. Além da formação em Filosofia e Teologia, é especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Sagradas Escrituras.  

Entre os diversos serviços desempenhados em Porto Velho, atuou como professor de Introdução à Sagrada Escritura e de Gestão Eclesial. No regional Noroeste da CNBB, coordenou a Comissão Regional de presbíteros, de 2002 a 2005, e foi assessor das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Noroeste de 2009 a 2012. 

A Comissão para a Juventude

A Comissão Episcopal para a Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização dos jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 da CNBB – “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. 
 

Tags: