Conselho Econômico e Fiscal

Imprensa CNBB

6 de setembro de 2023

Conselho Econômico

A partir da finalidade atribuída pelo direito canônico, pelo estatuto e especificadas no Regimento Interno da CNBB, compete ao Conselho Econômico supervisionar a gestão econômica da CNBB; acompanhar a realização do orçamento e sua execução; cooperar por meio de pareceres com os responsáveis pela gestão administrativa; e dar o consentimento para os atos de administração extraordinária.

Constituição

São membros do Conselho Econômico escolhidos pelo Conselho Permanente:

  • dois Presidentes de Comissões Episcopais;
  • dois membros do Conselho Permanente;
  • três fiéis que sejam verdadeiramente peritos com competência nas áreas financeiro-contábil e jurídico-administrativa.

O Secretário-Geral e o Ecônomo, tendo presente suas funções, participam das reuniões do Conselho Econômico, com voz, sem voto.

Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal compete dar parecer fundamentado ao Conselho Permanente, para a deliberação deste, tanto a respeito da administração financeira e patrimonial, como sobre os balanços anuais e de encerramento de mandato.

Constituição

O Conselho Fiscal é constituído de três titulares e dois suplentes eleitos pelo Conselho Permanente dentre os membros da CNBB.

Os membros do Conselho Fiscal não poderão ser escolhidos dentre os integrantes do Conselho Episcopal Pastoral e do Conselho Econômico. Para o exercício de sua função, pode convocar peritos e assessores, distintos dos membros do Conselho Econômico.

Veja também
Sobre a CNBB
Presidência
Secretariado Geral
Assembleia Geral
Conselho Permanente
Consep