Diocese de Balsas celebra 60 anos dos Missionários Combonianos

No dia 12 de junho de 1952 chegava a diocese de Balsas (MA) o primeiro grupo de Missionários Combonianos que ajudaria o povo sertanejo a redescobrir a presença de Deus em suas vidas à luz do Evangelho de Jesus Cristo e que ajudaria, ao mesmo tempo, a trazer desenvolvimento a esta região maranhense através da promoção humana, sobretudo nos campos profissionalizante, educação e saúde.

No dia 20 de dezembro de 1954 foi criada a Prelazia de Santo Antônio de Balsas pela Bula Papal Quo modo sollemne, do papa Pio XII, desmembrada da diocese de Caxias (MA) e foi confiada pela Santa Sé aos cuidados dos missionários combonianos do Coração de Jesus. Dia 03 de outubro de 1981 pela Bula Institutionis finis, do papa João Paulo II, foi elevada a diocese, passando a denominar-se diocese de Balsas, administrada pelo padre Diogo Parodi, que em 1959 foi ordenado como primeiro bispo prelado de Balsas.

A diocese de Balsas está situada no sul do maranhão. Sua superfície é de 66.026,1 km². Seis décadas se passaram. Muitos missionários chegaram, viveram e morreram. Muitos partiram e alguns ainda se fazem presentes nesta terra de missão.

Tags: