Diocese de Palmeira dos Índios realiza 17ª Assembleia de Pastoral

A 17ª Assembleia de Pastoral da diocese de Palmeira dos Índios (AL) foi realizada, em Batalha, de 18 a 21 de novembro, com a presença de sacerdotes, leigos, religiosos, e o bispo diocesano, dom Dulcênio Fontes de Matos. Este ano, com o tema “Caminhando em Missão à luz da Palavra de Deus”, o examinou e avaliou as atividades pastorais da diocese ao longo do ano de 2009 e propor conclusões práticas sobre elas.

À luz do método ‘ver, julgar e agir’, o assessor da Assembleia, padre Robério Camilo, do clero da arquidiocese de Natal (RN), conduziu os trabalhos que foram divididos em três grandes momentos: a exposição da realidade diocesana, com suas luzes e sombras; a iluminação da ação pastoral diocesana pela Palavra de Deus, o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; as pistas de ação (serviço, diálogo, anúncio e testemunho) e os mecanismos de atuação das metas (a dignidade da pessoa humana, a conversão da comunidade e a transformação da sociedade).

O pano de fundo de todas as atividades foi o Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “Evangelizar, a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, ‘para que todos tenham Vida e a tenham em abundância’” (Jo 10,10).

De acordo com o assessor da Assembleia, duas temáticas permearam toda a Assembleia. “As Missões Populares e a formação permanente do clero, leigos e religiosos empenhados na pastoral. Essas prioridades estão inseridas na grande mobilização espiritual e pastoral da diocese de Palmeira dos Índios visando o seu jubileu áureo, a ser comemorado em 2012”.

Tags: