Peregrinos da Esperança: Grupo de Assessores aborda preparação para o Jubileu 2025

O Grupo de Assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido na sede da entidade, em Brasília (DF), nesta sexta-feira, 24 de novembro. Destaque neste que é o último encontro do ano é a reflexão sobre o Jubileu de 2025. Os assessores pensam em ações e atividades para dinamizar a vivência desse momento celebrativo convocado pelo Papa Francisco. 

O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, recorda que o Grupo de Assessores reúne aqueles colaboradores dos bispos das Comissões Episcopais da CNBB no trabalho de evangelização da Igreja no Brasil. “E nestas reuniões nós discutimos temas diversos, importantes para a evangelização da Igreja”, ressalta.  

Ele destacou que a reunião de hoje é momento de refletir a dinamização da etapa de preparação para o Jubileu da Esperança, marcado para 2025. O tema foi trabalhado pelos bispos na reunião do Conselho Permanente, entre os dias 21 e 23, e nesta sexta-feira, os assessores oferecem sugestões e recolhem encaminhamentos.  

“Depois do Conselho Permanente, depois que os bispos fazem as reuniões, é de fato para tentar, ao mesmo tempo, operacionalizar, colocar em prática aquilo que os nossos bispos pediram na reunião”. 

Além do planejamento de ações relacionadas ao Jubileu da Esperança, a reunião foi momento de tratar sobre a Campanha da Fraternidade 2024 e os projetos do Plano Quadrienal 2024-2027, documento que orienta o trabalho das Comissões Episcopais da CNBB durante o quadriênio. O 5º Congresso Missionário Nacional também foi abordado.  

Jubileu da Esperança 

Um jubileu é uma atividade que acontece de forma ordinária a cada 25 anos, na Igreja. Anteriormente, a frequência era menor, com intervalos que chegaram a 100 anos. Considerado um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social, o Jubileu é caraterizado pelo perdão dos pecados e, em particular, pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus. Nos jubileus, os fiéis fazem uma peregrinação e atravessam a Porta Santa, tradicionalmente das basílicas romanas, onde estão as relíquias dos apóstolos São Pedro e São Paulo. 

Neste jubileu de 2025, a proposta é que os dois anos que antecedem seja dedicado ao estudo e resgate dos documentos do Concílio Vaticano II e à oração. O tema escolhido pelo Papa Francisco é “Peregrinos da Esperança”.  

  

Confira a carta do Papa Francisco sobre a preparação do Jubileu

Tags:

leia também