Uma missa em ação de graças, no último dia 7, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, marcou o encerramento da missão realizada por dom Wilson Tadeu Jonck, de 58 anos, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião.
Depois de quase sete anos de presença e de serviço à Igreja na capital fluminense, ele volta a sua terra natal, Santa Catarina, onde assumirá no próximo dia 18, a diocese de Tubarão (SC).
Dom Wilson presidiu a missa na companhia de irmãos do episcopado, presbíteros, religiosos, seminaristas e fiéis de diversas comunidades paroquiais. Com a igreja lotada, foi acolhido pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, monsenhor Gustavo José Cruz Auler. Em nome de todos, falou da alegria de celebrar juntos a ação de graças, como uma dádiva de Deus, fazendo votos pelo êxito de sua nova missão.
Entre os presentes estavam o arcebispo metropolitano do Rio, dom Orani João Tempesta, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, o bispo de Itaguaí (RJ), dom José Ubiratan Lopes e os bispos auxiliares dom Assis Lopes, dom Antônio Augusto Dias Duarte e dom Edson de Castro Homem.
Na homilia, dom Orani lembrou que a maioria das datas que marcam a vida e a missão de dom Wilson estão entre a festa do Sagrado Coração de Jesus e o mês vocacional, que caracteriza sua dedicação pelas vocações e o zelo pela formação dos futuros presbíteros.
Dom Orani agradeceu a presença e a dedicação de Dom Wilson por animar os vicariatos e a vida religiosa, fortalecer as novas comunidades e incrementar a dimensão missionária. “De maneira especial, agradeço a sua presença na pastoral vocacional, pois, com sua capacidade intelectual e formação em Psicologia, a vida de fé e de oração e constante presença com a equipe de formadores foi um esteio junto aos nossos seminários”, concluiu.
Dom Wilson assume, como o quinto bispo, a diocese de Tubarão, que estava vacante desde setembro do ano passado. Criada em 1954, a diocese possui 27 paróquias distribuídas em 18 municípios, numa área de 4.438 quilômetros quadrados. A diocese conta com uma beata, Albertina Berkenbrock, a primeira filha catarinense elevada às honras dos altares, ocorrida em 20 de outubro de 2007.
Nascido em Vidal Ramos (SC), no dia 10 de julho de 1951, o novo bispo de Tubarão foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1977 pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Fez seus estudos de Filosofia e Teologia nos conventos Sagrado Coração de Jesus, respectivamente, em Brusque (SC) e Taubaté (SP). Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez psicologia. Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 11 de junho de 2003, recebeu a ordenação em 16 de agosto do mesmo ano.