Com o tema “Amamente: torne o mundo mais amigo da criança”, iniciou no último domingo, dia 01 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Permanentemente, a Pastoral da Criança promove o aleitamento materno exclusivo para crianças com até seis meses de idade, isso protege o bebê contra doenças, desenvolve melhor e fortalece a criança.
O aleitamento materno é comprovado cientificamente como muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Ele é completo para o bebê, sendo o único alimento de que ele precisa até os seis meses de idade. Por isso, os líderes da Pastoral da Criança conversam com as gestantes, com seus companheiros e com toda a família sobre a importância da amamentação.
Ao longo do tempo, o corpo da mulher modificará o leite de acordo com a necessidade do bebê. O leite materno terá outros nutrientes para que o bebê se desenvolva com saúde. Portanto, o leite materno é sempre adequado para a idade do bebê.
A mãe que amamenta não deve fumar, tomar bebida alcoólica ou outras drogas. Remédios só devem ser usados com orientação médica. Substâncias do cigarro, da bebida e de alguns medicamentos passam para o leite e podem prejudicar o bebê. Assim, a mãe que amamenta precisa ter cuidado, para o seu próprio bem, do bebê e também das outras pessoas da família.
No Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará) cada uma das 14 dioceses e prelazias está realizando algum tipo de ação.
De acordo com irmã Veneranda Alencar, coordenadora estadual da Pastoral da Criança, lideranças e comunidade vão realizar palestras, oficinas, estudos sobre o aleitamento materno. “É uma ação importante, afinal a nossa pastoral vem trabalhando esta ação (aleitamento) desde o seu princípio, e já são 27 anos de apoio e motivação”.