Dom Benedito esteve nesta terça-feira, 10 de julho, com o prefeito da cidade, Milton Carlos Caetano, a quem levou o convite para visitar o Congresso. O prefeito avalia que trata-se de um evento muito importante, “que irá render muitos frutos sendo transmitidos para todo o resto do Brasil”. O mesmo convite foi entregue também na Câmara de Vereadores da cidade.
De acordo com o casal coordenador geral do Congresso, Gerson Miguel de Tilio e Isabel Cristina de Tilio, o evento é o momento maior onde toda a estrutura do ECC se reúne. “É uma oportunidade única para definir as possíveis mudanças do documento nacional do ECC através de uma Assembleia e, ainda, disseminar por meio de painéis experiências positivas de uma determinada diocese”, afirma Gerson. Também participará do encontro o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, padre Wladimir Porreca.
O ECC foi fundado em 1970 pelo padre Afonso Pastore, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo. Sete anos depois, os idealizadores do projeto realizam o primeiro Congresso, sediado na paróquia onde o ECC nasceu. Em uma carta escrita em 1983, o padre fundador do projeto escreve que “o ECC é algo incorporado à Vida da Igreja. A ela cabe alimentá-lo, podá-lo e difundi-lo”.